Toc, toc! (Reprodução: Nintendo) |
Qualquer um que tenha explorado Super Mario Galaxy (Wii) há de se deparar, logo no segundo mundo — uma galáxia conhecida como Good Egg Galaxy, a primeira fase dentro da cúpula do terraço —, com uma casinha. Mario dá de cara com uma porta de madeira trancada, mas que, ao ser explorada com o botão A, tem uma mensagem de texto a exibir.
De forma técnica, a existência de uma porta mensageira em Super Mario Galaxy pode ser motivo de surpresa: no jogo, existe um objeto padrão de entrega de textos com o qual o encanador pode interagir: placas de madeira, ou Boards, em inglês. Ou seja, pressionar o botão de ação em frente a qualquer uma destas placas faz com que uma mensagem de texto seja exibida na tela, revelando mensagens curiosas e, principalmente, dicas sobre o mapa em que o jogador se encontra.
Bill Board em Super Mario Galaxy (Reprodução: Nintendo) |
Mas sendo possível interagir com a porta, a primeira ideia que se pode extrair disso é que os desenvolvedores da odisseia espacial do Mario para Nintendo Wii teriam programado um segundo objeto para esse mesmo tipo de ação — uma porta, que teria a mesma função de uma placa de madeira.
Porém, o que acontece de verdade só pode ser visto por trás dos panos. Após uma análise minuciosa do youtuber Shesez, responsável pela série Boundary Break, e de uma publicação no Supper Mario Broth, é revelado que a porta mensageira de Super Mario Galaxy trata-se, na verdade, de uma gambiarra feita pelos desenvolvedores para facilitar seu trabalho.
Qual é o segredo da porta de Good Egg Galaxy?
Não tem ninguém em casa! (Imagem: Supper Mario Broth / Reprodução) |
Acontece que, ao invés de se dar ao trabalho de programar aquela porta específica de Good Egg Galaxy como um segundo objeto de interação textual, multiplicando o tempo e o esforço para a entrega desta tarefa em particular, os desenvolvedores tomaram uma atitude esperta: simplesmente esconderam, por trás da porta, numa área praticamente inacessível ao jogador, uma placa de madeira regular — aquele mesmo objeto que mantém essa configuração original de leitura.
Logo, por uma questão de perspectiva, o jogador tem a ilusão de estar realmente interagindo com a porta — quando, na verdade, é com uma placa de madeira logo atrás, o mesmo objeto de sempre a carregar esta mesma função.
Definitivamente, programação de games não é uma ciência para leigos: é necessária não somente inteligência, como também uma boa dose de esperteza.