Terry Matalas, showrunner da segunda temporada da série americana Star Trek: Picard, exibida pelo streaming Paramount+, revelou em um Tweet recente que um Saurian assassinado por uma versão alternativa de Jean-Luc Picard era chamado de "Yoshi" — em homenagem ao emblemático dinossaurinho da franquia Mario.
O nome oficial da criatura, cujo crânio é exibido em uma galeria de troféus, é "Y'shi". Matalas comenta que foi sua a decisão de batizar o pobre coitado em homenagem à montaria clássica do encanador da Nintendo, muito provavelmente devido ao fator reptílico comum entre as espécies. E ainda arremata a publicação com um clássico "It's-a me!", solidificando a referência. Veja:
I had the Saurian named Yoshi. 😏#StarTrekPicard. “It’s a-me!” pic.twitter.com/1YeV62Qp4S
— Terry Matalas (@TerryMatalas) March 14, 2022
Na segunda temporada, Picard é transportado para uma linha do tempo sombria na qual ele não é mais o mestre diplomático apreciador de chá Earl Grey, mas um ditador xenófobo que tem o objetivo de destruir todos os Saurians. O nosso querido Yoshi foi utilizado como referência entre a coleção de esqueletos exibidos como troféus por esta contraparte sombria de Picard.
Um triste fim para o nosso querido amigo, mas que não tira o charme de uma das mais recentes referências ao universo do Mario em mídias alternativas.