Os Goombas são todos fracos?


Pergunta enviada pelo leitor Dudu patifinho através do Twitter do Reino do Cogumelo. De fato, apesar de serem os membros mais icônicos da Koopa Troop, os pequenos Goombas são criaturas fisicamente fracas e representam níveis mínimos de ameaça para os irmãos Mario. No entanto, algumas subespécies têm surgido ao longo dos anos e reunimos aqui algumas das variantes mais fortes e competentes dos primeiros oponentes clássicos confrontados em Super Mario Bros

A começar por um exemplo comum: desde 1988, os Mega Goombas (ou Grand Goombas) têm causado enxaquecas no encanador devido ao seu tamanho avantajado. Alguns são originalmente nativos de Giant Land, mas Mario Party: Star Rush os descreve como "Goombas crescidos pela magia de Kamek".

Os felpudos Cat Goombas de Super Mario 3D World e Captain Toad: Treasure Tracker também são um perigo tático, pois possuem um padrão de ataque específico: atacam pulando e mergulhando, como um espelho da transformação Cat MarioCat Goombas são mais rápidos, mais ágeis e mais estratégicos que Goombas regulares, mas também podem ser derrotados com um só golpe.

Já os clássicos Paragoombas exigem mais de um golpe para serem tirados de campo. Com um padrão de caminhar que inclui altos e inesperados saltos, estes Goombas alados dão bastante trabalho para os heróis mais desavisados que ousam desafiar a tropa de Bowser.

Goombas, Galoombas e Goombinhas em Mario Party 10

Provavelmente uma das variantes mais memoráveis da história, os Galoombas — que só receberam esse nome em 2013 a propósito de distinção dos Goombas regulares — já apareciam em Donut Plains 4, de Super Mario World, com características diferentes: similares a castanhas, possuem um corpo esférico, contrário ao formato de cogumelo dos Goombas comuns. Um pulo não é suficiente para derrotá-los, apenas os imobilizando por um determinado tempo. Variantes aladas também merecem uma certa atenção ou poderão colecionar algumas vidas extras!

Com o poder do Tanooki, Tail Goombas e Big Tail Goombas de Super Mario 3D Land (2011) estão mais do que bem equipados para dar o troco nos encanadores extraordinários depois de muitos anos de opressão. Os Tanoombas de Mario & Luigi: Superstar Saga (2003) são até mesmo transmorfos, podendo assumir a forma de objetos e criaturas diferentes a propósito de confundir e dar uma rasteira nos irmãos Mario a todo custo.

Um pouco menores e mais perigosos que os Mega Goombas, os Hefty Goombas presentes nas plataformas 2D a partir de New Super Mario Bros. Wii podem se dividir em Goombas menores ao serem pisados. Isso dá a eles uma vantagem relacionada ao fator surpresa, e mais eficácia no campo de batalha. Não sabemos, no entanto, como essa fusão funciona! É interessante notar também que a fase desbloqueável Jungle of the Giants, de New Super Mario Bros. U, apresenta perigosos Hefty Goombas gigantes que se transformam em Mega Goombas ao serem pisoteados. Sinistro!


Goomboss, originalmente conhecido como King Goomba, não somente é um dos poucos personagens que conseguiram se transportar da franquia de RPG Paper Mario para dentro de plataformas mainline de aventura, como também é um dos maiores representantes, porta-vozes e ativistas de sua espécie. Autoproclamado "o grande pooh-bah Goomba", protesta em nome dos Goombas em Super Mario 64 DS contra a cultura do Mario de pisar em seus companheiros. Sua revolta o leva a trancafiar o herói do Reino Cogumelo em uma sala.

Na série Paper Mario, os selvagens esverdeados Hyper Goombas provavelmente dominam os ranques de poder entre sua espécie. Aqui, são capazes de aplicar a si mesmos o status Charged, podendo aumentar seu poder de ataque em até oito pontos. Hyper Spiky Goombas, exclusivos de Paper Mario: The Thousand-Year Door para GameCube (2004), assim como o Spiky Gloomba, são definitivamente as variantes mais fortes de Goomba que existem no jogo. O mais interessante neles é a cobertura de uma de suas maiores fraquezas: adornam um capacete com um afiado espinho capaz de nulificar qualquer tipo de pulo.

Hyper Spiky Goomba e Hyper Gloomba

Em suma, apesar de apresentarem certa fragilidade e serem usados de exemplo de primeiros obstáculos nos jogos, nem todos os Goombas são fracos, fato comprovado pela existência de subespécies e variantes muito mais fortes e mais resistentes — isto, é claro, sem contar em todas as estratégias de batalha que podem adotar. E ainda existem muitas outras variantes além do nosso compilado!

Continue ligado no Reino do Cogumelo para mais curiosidades! E, se você tiver alguma dúvida sobre Super Mario, comente lá no Twitter que adoraremos responder aqui no site.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem