Quem são os pais de Mario, Luigi e outros personagens principais?


Pergunta enviada por SK7 Pedro ''Z.I.T.Ø'' através do Twitter do Reino do Cogumelo. Quem são os pais dos principais personagens, como Mario, Luigi, Peach e Rosalina? Como fãs, nós temos acompanhado todos os feitos históricos das mais emblemáticas figuras do Reino Cogumelo, mas uma coisa é certa: por trás de um filho incrível, estão pais igualmente incríveis responsáveis pela sua criação.

A propósito de disseminação de informações obscuras de Mario para os nintendistas e curiosos de plantão, somamos informações canônicas da franquia a fontes que, apesar de licenciadas pela própria Nintendo a certo ponto da história, potencialmente, não são consideradas como pertencentes à mainline. E vamos começar com os encanadores extraordinários.

Os pais de Mario e Luigi

Os pais verdadeiros (e cânones) dos irmãos Mario

Até 2014, acreditava-se que os pais canônicos de Mario e Luigi, ou seja, os que seguem a storyline dos jogos, seriam o casal que aparece na sequência de créditos de Super Mario World 2: Yoshi's Island para Super Nintendo. Mas o lançamento da sequência Yoshi's New Island para Nintendo 3DS narra que aqueles não eram os pais de verdade — tudo graças a um erro de logística da cegonha responsável por sua entrega. Seus pais verdadeiros, no entanto, aparecem no final de Yoshi's New Island, recebendo os irmãos Mario com muito carinho. Esta é a atual representação cânone dos pais de Mario e Luigi.

Mas em mídias alternativas, a aparência dos pais dos irmãos Mario é muito inconsistente. Sua mãe é comumente chamada de Mama Mia Mario ou simplesmente Mama Mario. Em "Mama Mia", o décimo-primeiro segmento live-action de The Super Mario Bros. Super Show! (1989), ela é interpretada pelo próprio Lou Albano — que naturalmente lhe concedeu uma aparência corpulenta e relativamente masculina. Aqui, ela é muito enfezada e comicamente punitiva, insistindo para que seus filhos se mantivessem ocupados com tarefas domésticas; mas no fim das contas, alguém que se preocupa bastante com o bem-estar de seus meninos.

Interpretações alternativas da Mama "Mia" Mario

Ao contrário da Mama, o pai dos irmãos Mario, conhecido como Papa Mario, não faz nenhuma aparição no programa de TV, mas é mencionado ao fim do episódio supracitado quando Mario pede à sua mãe que lhe mande lembranças. Somado a isso, no episódio Fake Bro, o 28º bloco live-action da série, é revelado que o nome de solteira da Mama era "Rigassi", reforçando seu atual casamento.

A primeira aparição dos pais dos irmãos Mario no Japão foi no OVA Super Mario Issun-bōshi, da coleção Amada Anime Series: Super Mario Bros. Porém, o curta é nada mais que uma releitura do conto de fadas japonês Issun-bōshi, que narra a lenda de um samurai de uma polegada — ou seja, foi produzido em caráter de paródia e um paralelo muito distante de qualquer consideração oficial. Vale apontar, no entanto, que esta é a representação mais próxima que temos do rosto de Papa Mario, que ostenta um bigode idêntico ao de seu filho.

Em 1990, a Nintendo Comics System, da editora americana Valiant Comics, publicou casualmente uma interpretação de uma só página sobre a infância de Mario e Luigi. Além de revelar hilários e assustadoramente precoces pelos faciais no rosto dos nenéns, o quadrinho retrata sua mãe como uma moça loira e esbelta, e seu pai como um senhor de roupas sociais com certa admiração por cachimbos. Os rostos do casal foram habilmente ocultos por trás objetos e pelos próprios painéis.

Os pais da princesa Peach

Peach e seu pai no guia de Super Mario Bros.

Você já se perguntou o porquê da Peach, mesmo sendo a soberana do Reino Cogumelo, ainda não ser rainha? Embora hoje em dia o reino seja considerado um tipo de principado, antigamente, publicações antigas como as histórias em quadrinhos da Nintendo Comics System nos apresentavam uma solução sólida e natural para este dilema: Mushroom King, o pai da Peach.

Com adornos inconsistentes entre coroas e turbantes, e um intelecto não tão majestoso, o rei dos cogumelos também já deu as caras nos livros da série Nintendo Adventure Books e em ilustrações do guia oficial de estratégias de Super Mario Bros. Nos quadrinhos, ele costumava servir de alívio cômico devido ao seu absoluto despreparo intelectual para a liderança do reino.

Já a mãe da princesa Peach — lê-se, a suposta rainha dos cogumelos —, não possui fortes registros ao longo da história. Apenas é mencionada em uma edição específica da Nintendo Comics System como a figura a quem a princesa atribui o costume de falar a palavra "bummer!" (algo como "que chato" em inglês).

Os pais de Rosalina

A mãe de Rosalina visita sua filha em sonho

Quem jogou a belíssima ópera espacial Super Mario Galaxy provavelmente já obteve acesso à história de Rosalina. No conto, narrado pela própria Rosalina na livraria do Comet Observatory, ela menciona que tinha o costume de observar as estrelas com o pai e deslizar morro abaixo com o irmão. Já sua mãe, a única cujo destino foi esclarecido, havia morrido de causas desconhecidas e sido enterrada sob uma árvore na parte de fora do castelo antes de sua filha ter encontrado Baby Luma e ter partido de seu mundo.

Em sonho, Rosalina, ainda criança, foi visitada por sua mãe, que lhe dizia que sempre cuidará dela — mas agora, como uma estrela no céu.

A mãe de Rosalina tem uma aparência muito similar à de sua filha, com longos cabelos loiros e um vestido turquesa. Já os brincos adornados por ela são esféricos, muito parecidos com os da princesa Peach. Hoje, Rosalina é aparentemente órfã, mas tornou-se uma forte figura materna para as Lumas que adota.

Os pais de Bowser

Mãe de Bowser versão Mario is Missing! (PC) e desenhos DiC

Conforme aprendemos em jogos como Mario + Rabbids Kingdom Battle, Bowser é uma figura paterna muito importante na série Mario — sendo responsável pela educação e desenvolvimento de Bowser Jr. Mas até mesmo o temível rei dos Koopas já foi um filhote.

Embora não tenha aparecido fisicamente ao longo da história extensa da franquia, o pai de Bowser, cujo nome é desconhecido, é brevemente mencionado nas histórias Bedtime for Drain-Head e The Buddy System, ambas da Nintendo Comics System; pouco se sabe sobre ele, exceto o fato de que, na época, ele estava sendo perseguido pelas autoridades — Bowser comenta que espera ver seu pai no programa de TV "Kingdom's Most Wanted", uma paródia ao programa de perseguição criminal America's Most Wanted.

Já a mãe de Bowser apareceu duas vezes. A primeira, foi no episódio de 1989 "Do You Princess Toadstool Take This Koopa...?" de The Super Mario Bros. Super Show!, escrito por David Bennett Carren e J. Larry Carroll — a quem podemos creditar esta interpretação. Retratada como desbocada, impaciente e arrogante, é chamada de "Mama" por Bowser, a quem ela chama pelo apelido carinhoso "Koopums". Ostenta uma cabeleira cor-de-rosa e usa adornos como pulseiras e sunny cords — aquele cordão para óculos que provavelmente era tendência entre os Koopas mais antigos.

No minimamente questionável Mario's Time Machine Deluxe para MS-DOS, a mãe de Bowser aparece como uma bibliotecária do aplicativo "Library" do CD-ROM. Aqui, ela parece ser muito mais gentil e educada, mas não usa roupas; apenas os óculos — também com a cordinha —, um cabelo grisalho e os braceletes com spikes que são geralmente associados ao seu filho. De fato, a semelhança é tanta que parece até o próprio Bowser fantasiado. Será?

Os pais da princesa Daisy

Daisy comenta sobre seu pai em Mario Party 3

Acredite ou não, ao contrário de Mushroom King, o pai da princesa Daisy é cânone dentro da franquia! Segundo a própria em Mario Party 3, lançado para o saudoso Nintendo 64 no ano 2000, ela nunca perdeu para seu pai nos jogos, implicando o costume de vivenciar com ele algumas atividades recreativas.

Mais de 10 anos depois, em Fortune Street para Wii, ela torna a mencioná-lo, dizendo:

Será que o meu pai pode colocar um pouco de ouro extra na minha conta bancária?

Isso poderia simplificar um questionamento atual a respeito de Sarasaland, o reino da Daisy, território explorado em 1989 no portátil Super Mario Land que nunca mais foi revisitado até os dias de hoje. Se ela está constantemente se aventurando pelo Reino Cogumelo, até mesmo como personagem jogável em uma plataforma de aventura como Super Mario Run, é muito provável que seu pai esteja responsável por governar os reinos de Birabuto, Muda, Easton e Chai — o que, inclusive, poderia muito bem caracterizar Sarasaland como um império.

Já a mãe de Daisy, a suposta rainha de Sarasaland, jamais foi mencionada.

Os pais de Wario

Wario conversando com a mãe em Mario Power Tennis

Embora o pai do Wario nunca foi mencionado, ele surpreendentemente recebe uma ligação de sua mãe durante a sequência dos erros de gravação de Mario Power Tennis (GameCube, 2004). Ela é chamada carinhosamente de "Ma". Enquanto Waluigi pede que a produção corte a tomada, Wario diz:

Alô? Ma? Eu te disse pra não me ligar. Estou fazendo um filme...

Para quem está familiarizado com a personalidade gananciosa do Wario, pode ter certeza de que ele teve a quem puxar: na seção Wario's Warehouse do site oficial da Nintendo europeia, é revelado que, com ela, ele aprendeu que "você nunca pode ter dinheiro suficiente".

Também no website, é dito que a mãe do Wario é, infelizmente, uma típica mãe desnaturada: considera seu filho tão pateta que nunca lhe deu uma festa de aniversário — e, como consequência, o pobre Wario não sabe qual é a sua própria idade. Com uma criação como essa, não é à toa que, vira e mexe, ele invade pirâmides e espalha maldades pelo Reino Cogumelo.

Os pais de Donkey Kong


Um fato que talvez não tenha sido muito bem esclarecido dentro dos jogos, o pai de Donkey Kong é ninguém menos que Donkey Kong Jr., personagem surgido nas cabines homônimas de arcades de 1982.

Apesar de parecer uma versão mirim do Donkey Kong que conhecemos atualmente na série Mario, Junior é o filho do Donkey Kong original — que, segundo o que aprendemos em Donkey Kong Country para Super Nintendo, havia se tornado o sábio e mal-humorado Cranky Kong, descrito como o avô de Donkey Kong. Logo, seguindo os cálculos, apesar de não terem interagido de forma alguma nos jogos — aparecendo lado a lado somente em Mario Tennis para Nintendo 64 —, Donkey Kong Jr. é o pai de Donkey Kong.

Infelizmente, não há registros sobre a mãe do DK.

E aí, querido(a) leitor(a)? Você já sabia sobre estas curiosidades? Comente!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem