"Essas vozes estão vivas em mim", comenta Charles Martinet sobre dar voz aos personagens Mario


Nos primórdios dos anos 90, o ator Charles Martinet estava à toa, numa praia, esperando que novas propostas profissionais pipocassem em seu pager. Foi quando recebeu, através de um amigo, uma indicação informal para uma certa audição. Este seria seu bem sucedido ingresso na indústria dos videogames. Responsável pela voz dos encanadores extraordinários já há quase três décadas, o californiano de 66 anos é praticamente uma lenda da dublagem.

Com cerca de 192 trabalhos na série Mario, incluindo jogos de videogame, máquinas de arcade, brinquedos e programas de merchandising, Martinet foi questionado em entrevista à edição 222 da revista Retro Gamer sobre como é a sua preparação para um dia de labuta no estúdio de dublagem — e esclarece que as vozes estão vivas dentro de si.

Para mim, estes personagens estão sempre lá. Por exemplo, eu sonho como [se eu fosse] o Mario, voando sobre lagoas ou sobre o oceano, embaixo do luar, mais ou menos no estilo [Super Mario] Galaxy. E às vezes, eu sonho em 2D. Se eu acordar pela manhã e estiver tendo um dia péssimo, eu fico tipo [rosnado do Wario]. Essas vozes estão vivas em mim, junto com (canta o início do tema de Super Mario Bros.), go! Portanto, não há tanta preparação.

Charles não esconde que é apaixonado pelo que faz:

Sabe, eu sou muito feliz. Me foram dados tantos presentes lindos. É claro, eu quero interpretar todos os papéis, o tempo todo. Mas, sabe, eu não consigo imaginar um momento mais gratificante, alegre e divertido, e uma carreira mais divertida do que a que estou tendo.

Charles Martinet diz que não vai desistir de dar voz ao Mario tão cedo

Com a escalação de Chris Pratt (Guardiões da Galáxia) como a voz oficial do Super Mario no filme de animação da Illumination (Meu Malvado Favorito), alguns fãs ficaram decepcionados com o fato de que Charles Martinet não tenha assumido este papel, algo que parecia natural para uma animação fiel aos jogos.

No entanto, Martinet, que dá voz ao Mario e vários outros personagens da Nintendo desde uma máquina de pinball licenciada pela Gottlieb em abril de 1992, ainda terá a voz presente no longa-metragem animado — ainda que não se saiba ao certo qual será o seu papel.

Martinet tem sido a voz inconfundível do encanador bigodudo já há muito tempo e, para a alegria dos fãs, em uma sessão de perguntas e respostas no evento Fan Expo Canada, ele responde que não pretende desistir tão cedo.

Quero dar voz ao Mario até cair morto. Se algum dia eu achar que não sou mais capaz de fazer isso, direi à Nintendo para procurar outra pessoa.

Uma coisa é certa: relativo à dedicação do Sr. Martinet, nós somos muito gratos pela energia e a paixão empregada em seus impecáveis trabalhos de voz dentro da série Mario.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem