De onde veio o nome do Luigi?


Deuteragonista da astronômica franquia que leva o nome de seu irmão, Luigi é o player 2 mais famoso da história. Quando foi criado por Shigeru Miyamoto para o jogo Mario Bros., de 1983, Luigi não era muito mais que a materialização natural de uma gameplay competitiva ou cooperativa envolvendo dois jogadores simultâneos, à la Joust, arcade de 1982 da Williams Electronics.

Enquanto já seja de conhecimento popular que o nome do Mario foi baseado no empresário e promotor imobiliário Mario Segale, dono de um dos armazéns alugados pela Nintendo em 1981, acredita-se, segundo informações do International Arcade Museum, que "Luigi" tenha vindo de uma pizzaria próxima à então nova sede da Nintendo da América em Redmond, Washington, chamada de "Mario & Luigi's".

Neste caso, a escolha teria sido como um estalo criativo, e uma incomensurável coincidência, pelo seguinte motivo: o nome "Luigi" possui grande semelhança com a palavra japonesa 類似, ou "Ruigi", que significa "similar", "semelhante", o que indica a perceptível analogia ao seu irmão gêmeo — com a única distinção visível nos primeiros sprites sendo a paleta de cores.

Para reforçar essa intenção, um excerto de uma entrevista de Shigeru Miyamoto recuperado em 24 de janeiro de 2015 diz o seguinte:

Para o jogo, eram necessários dois personagens parecidos para competir, e 'Ruiji' é a palavra japonesa para 'similar'. Ele é um herói, mas do tipo chaplinesco.

Parece que o nome do eterno incompreendido possui um significado muito mais interessante do que possa parecer aqui no ocidente.

Você sabia desta curiosidade, leitor(a)? Comente!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem