Paradoxo: por que ninguém do Reino Cogumelo se lembra da invasão dos Shroobs em Mario & Luigi: Partners in Time (DS)?


Questão enviada pelo nosso amigo PATO Nintendista através do Twitter do Reino do Cogumelo. Um dos mais memoráveis jogos de RPG de turnos que a série Mario já nos ofereceu, Mario & Luigi: Partners in Time, lançado para o clássico Nintendo DS em novembro de 2005, trouxe à franquia uma nova e melhorada visão sobre o conceito de viagem no tempo. E assim como em diversas obras, este é um assunto preocupantemente delicado.

O jogo narra uma viagem experimental no tempo feita pela turma dos irmãos Mario através de uma máquina projetada pelo ilustre E. Gadd. Ao aterrissar no passado distante do Reino do Cogumelo, porém, Mario, Luigi, princesa Peach e seus acompanhantes Toadbert e Toadiko caem de mala e cuia no meio de uma invasão alienígena dos Shroobs. Peach usa a Cobalt Star, combustível da máquina do tempo, para enclausurar uma das líderes do ataque, e é aí que a aventura começa.

No entanto, isso gera muitas dúvidas. Como um evento desta escala pode ter acontecido no passado sem que ninguém soubesse em tempos modernos? Um fato como esse não deveria ser narrado em livros de história de todas as bibliotecas do reino?

Se o futuro está normal, e não governado pelos Shroobs, então o professor E. Gadd estava predestinado a fazer com que os irmãos Mario voltassem no tempo e derrotassem os alienígenas — caso contrário, a invasão jamais poderia ter sido interrompida. Mas mesmo assim, por que ninguém se lembra?


E só para piorar as coisas, em Mario & Luigi: Bowser's Inside Story, os encanadores extraordinários agem como se não vissem os Shroobs desde que eram bebês. Isto pode indicar que ocorreu uma divisão na linha do tempo em Partners in Time — similar ao que acontece em The Legend of Zelda: Ocarina of Time —, e que Bowser's Inside Story segue a mesma linha do tempo do passado. Ou isso, ou Mario tem a memória realmente fraca por não ter reconhecido os ETs.

Mesmo tratando-se de um complexo paradoxo temporal, algumas teorias de fãs conseguem dar uma luz muito interessante ao que realmente aconteceu.

Teoria: Shroobs também viajaram no tempo em Mario & Luigi: Partners in Time


A maior teoria sobre o porquê de ninguém se lembrar da invasão alienígena em Mario & Luigi: Partners in Time é que os Shroobs também tinham acesso à tecnologia de viagem no tempo, e as duas viagens aconteceram ao mesmo tempo. Afinal, Elder Princess Shroob, a líder dos conquistadores que acabou sendo selada pela princesa Peach através do uso da Cobalt Star, também tem o poder de criar time holes, ou portais no tempo, a bel-prazer.

Esta habilidade pode ser testemunhada durante uma das batalhas contra Elder Princess Shroob, na qual ela pode utilizar um ataque raro desferido pela cabeça caso seu HP seja reduzido pela metade. Neste movimento, ela invoca seis discos voadores, recua, e cria um buraco temporal no meio do campo para dentro do qual os discos são sugados após serem atingidos. O time hole é muito parecido com o gerado pela máquina do tempo do professor E. Gadd.

Não se sabe, porém, se ela adquiriu esse dom após absorver o poder da Cobalt Star, então nos resta continuar especulando.

Seguindo a linha de raciocínio dos Shroobs viajando no tempo, a decadência de Shroob Planet e a descoberta do Reino do Cogumelo pode ter acontecido no presente. Porém, ao ver que o território era constantemente defendido por Mario e Luigi, eles podem ter voltado a uma época em que o reino era indefeso, com seus heróis ainda na primeira infância e carecendo de monarcas adultos conhecidos.

As princesas Shroob são a mesma pessoa?

Uma teoria similar sugere que a Elder Princess Shroob é o único Shroob do tempo presente, ou a única sobrevivente de sua espécie, tendo de voltar no tempo para recrutar o exército dos Shroobs quando estes ainda não tinham sido naturalmente erradicados — desta forma, organizando o ataque ao próspero reino da Peach ao lado de Princess Shroob. Nesta teoria, Princess Shroob e Elder Princess Shroob poderiam ser a mesma pessoa, apenas em diferentes porções da linha do tempo.

Lembrando que nenhuma destas especulações foram oficializadas pela Nintendo, e agora com a triste falência da desenvolvedora AlphaDream, é pouco provável que tenhamos respostas.

E você, querido(a) leitor(a)? O que você acha das teorias? Acha que os Shroobs também viajaram no tempo ou que os roteiristas viajaram na maionese? Comente!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem