Yoichi Kotabe, desenhista e animador do Mario, conta como começou a trabalhar na Nintendo

Yoichi Kotabe, mangaká, animador e um dos pioneiros do desenho de personagens da Nintendo, é uma figura muito importante na indústria. Para quem não sabe, o Sr. Kotabe, hoje com 82 anos, foi responsável por refinar os esboços iniciais de Shigeru Miyamoto, dando a eles o design definitivo dos personagens, e também leva créditos por grande parte das artes promocionais em 2D dos jogos da Nintendo.

Em recente entrevista ao jornal francês Le Monde, Kotabe relembra que seu trabalho na indústria da animação, mais especificamente na Toei Animation em animes como Heidi — transmitida no Brasil em 1977 na Rede Tupi e reexibida pelo SBT nos anos 80 —, foi um importante fator para que seu conhecido Hiroshi Ikeda lhe convidasse a integrar a equipe da Nintendo num encontro casual numa cafeteria. Ikeda era na época o gerente da Nintendo EAD, que viria a ser uma das principais divisões da companhia responsável pelos jogos da série Mario.

Apesar de não saber muito sobre jogos eletrônicos, Kotabe aceitou a proposta da mesma forma, tanto por sentir-se frustrado e estagnado como um freelancer quanto por Ikeda tê-lo convencido de que os video games se aproximavam cada vez mais da indústria de animação e passaram a exigir o conhecimento prático de especialistas da área.

A princípio pretendendo trabalhar para a Nintendo por um tempo estimado de um a dois anos, Kotabe acabou encontrando em Super Mario Bros. (NES, 1985) desafios antigos com os quais o mundo da animação tentou lidar até eventualmente desistir, como movimentos preparatórios e simulação de inércia. Hoje, Kotabe ainda acredita que os jogos passaram a assumir aquilo do qual a indústria de animação já estava se esquecendo.

A carreira de Kotabe na Nintendo durou surpreendentes 21 anos, até ter saído da empresa em 2007. O último jogo da série Mario em que o nome de Kotabe aparece nos créditos foi WarioWare: Smooth Moves (Wii, 2007), somando um total de 40 jogos da franquia nos quais trabalhou.

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem