Saiba como foi o Ressaca Friends 2018, encontro de cultura pop oriental com solidariedade

Como um capítulo de Paper Mario que se aproxima de seus últimos estágios, 2018 está praticamente no fim. E um dos — senão o — parágrafos mais impressionantes deste ano foi organizado pela produtora Maru Division, que, há um ano, assumia o controle das convenções Anime Friends e Ressaca Friends e em seu primeiro aniversário tem mostrado que sabe como apresentar eventos de qualidade e satisfazer aos fãs da cultura pop oriental. "Foi um ano de muito trabalho, planejamento e contato direto com os fãs", conta em comunicado de imprensa Diego Ragonha, CEO da Maru Division. "Das melhorias na infraestrutura à lista de artistas que trouxemos do Japão, tudo foi definido a partir das sugestões que recebemos do público e acredito que atendemos as expectativas". Disso não há dúvidas! Citando o press release:
Quem participa do Ressaca Friends ultrapassa a linha da contemplação. Não se trata apenas de ver as novidades dos estandes ou os artistas no palco, mas de se sentir um personagem do universo da cultura pop oriental.
Aconteceu nos dias 15 e 16 de dezembro e, pela primeira vez, tomou palco no distrito de Casa Verde, na Zona Norte da capital de São Paulo, no centro de eventos Pro Magno — extenso pavilhão fechado de feiras e exposições com uma infraestrutura extremamente convidativa. Era um dia muito quente de fim de primavera e o sistema de ar-condicionado equalizável do local não poderia nos ter acolhido melhor; especialmente aos cosplayers.

O evento teve atrações internacionais, cosplays, K-Pop, 40 mesas de Artists' Alley, dubladores, youtubers, bandas, atividades variadas, espaços temáticos, palestras, workshops, estandes, bêisebol, área para video games, jogos de cartas, de tabuleiro e muito mais — para nenhum visitante botar defeito.

Do outro lado do mundo

Abrigo da maior comunidade nipônica fora do Japão, o Brasil recebeu ênfase em coletivas de imprensa, especialmente pela importância e o respeito que cultiva pelos artistas da Terra do Sol Nascente. Entre os destaques internacionais que vieram ao Brasil exclusivamente para o Ressaca, estava Konomi Suzuki, intérprete de temas de animes como No Game No Life, Fairy Tail e Re:Zero. "Quando iniciei minha carreira, nunca imaginei que me apresentaria aqui", conta a jovem cantora. "Está sendo incrível conhecer o país de vocês, o público é muito caloroso e adorei comer coxinha".

Rica Matsumoto, voz original do Ash Ketchum (ou Satoshi, no original) da série animada de Pokémon, também marcou presença no evento. Seiyū amplamente conhecida entre os nintendistas e entusiastas, Rica também executa canções de várias aberturas da versão original japonesa de Pokémon.

O ator Yuma Ishigaki, renomado entre os fãs de tokusatsu por dar vida ao Metal Hero Gavan Type-G, o especialista em tokusatsu Yuki Takasaka do canal Ito, Mahoroba, e as idols promovidas pela agência Asetia, Inc. Eri Usami e Sumire Shinohana marcaram presença internacional no evento. "Quando pesquisei, descobri que o Brasil é 23 vezes maior que o Japão", conta Eri, de 21 anos. "É impressionante a quantidade de fãs e o carinho conosco; com certeza, a minha carreira estará em outro patamar depois do Ressaca Friends".

A idol austríaca fluente não somente em alemão, mas também em inglês e japonês, e uma das vencedoras do concurso de idols da Asetia, Inc. do Anime Friends 2018, KeekiHime também retornou como convidada especial ao Ressaca Friends — e a caráter! A cosplayer fez questão de encarnar o mascote do Anime/Ressaca Friends a quem se refere no Instagram como Maru-chan. Olha só como ficou:


Especial Dublagem

Os lendários irmãos Wendel e Úrsula Bezerra deram palestras e inesquecíveis seções de meet'n'greet. Já muito queridos pelos fãs de dublagem, são muito conhecidos por trabalhos em animes como Dragon Ball (em que Úrsula interpreta o pequeno Goku) e Dragon Ball Z (no qual Wendel assume a voz do mesmo herói, agora emf sua fase adulta). Wendel também é famoso por interpretar Bob Esponja e Cake Boss. Úrsula, por sua vez, também dá voz ao Naruto Uzumaki e Sailor Chibi Moon da série animada original de Sailor Moon.


Úrsula Bezerra deu vida ao impetuoso Naruto Uzumaki, tô certo!

Também Alfredo Rollo, voz do Brock de Pokémon e do príncipe dos Saiyajins, Vegeta de Dragon Ball Z, compareceu ao especial de dublagem e fez a alegria dos fãs.

Galeria de fotos

















Diversão e solidariedade

Mais do que curtir o evento, os comparecentes também contribuíram com uma causa nobre: para garantir a meia-entrada, cada visitante trouxe consigo meio-quilo de alimento não perecível; ao fim, mais de 2,3 toneladas de mantimentos foram arrecadados e doados para a Associação Pró-Excepcionais Kodomo no Sono, uma entidade sem fins lucrativos voltada à assistência e amparo às pessoas com necessidades especiais fundada em 1958 pelo reverendo budista Ryoshin Hasegawa. Os assistidos pela Kodomo no Sono também participaram da convenção e ficaram fascinados. André Korosue, presidente, ressalta a importância que as doações dos visitantes do Ressaca Friends representaram para a associação, que é mantida basicamente com contribuições. "Os alimentos recebidos da Maru Division com este evento são importantíssimos para nós, além do que, para nós que estamos junto deles todos os dias, é muito especial vê-los participando de um evento deste porte, interagindo com outros fãs e curtindo as atrações", narra.

O Grupo Escoteiro Jabuti, com mais de 22 anos de escotismo, também esteve presente nos dois dias de evento e foi responsável por toda a coleta e guarda dos alimentos arrecadados.

Nos vemos em 2019!

Já pode ir anotando na agenda do celular: a data da próxima edição do Anime Friends já foi confirmada. Acontecerá em São Paulo, nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2019. Fique ligado no Reino do Cogumelo para maiores novidades!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem