Tattle: Foreman Spike

Foreman Spike, como é conhecido o inflexível capataz que supervisionava Mario e Luigi em sua carreira no ramo de demolição em Wrecking Crew (NES, 1985), foi sem dúvidas o responsável por tornar esta peculiar experiência profissional dos irmãos Mario numa das piores. Apesar de ser considerado o patrão da equipe, Spike se apresenta como um orgulhoso e dissimulado rival que não está nem um pouco preocupado com as ciências de segurança do trabalho — especialmente numa categoria tão arriscada.

Trabalhar com este sujeito barbudo e de nariz convexo não é fácil: ao invés de se empenhar em completar aquilo para o qual estão sendo pagos, Foreman Spike, ruim como si só, tenta, ardilosamente, superar os irmãos Mario em serviço, lapidar obstáculos de forma a prejudicá-los e até mesmo induzir suas quedas de plataformas altas — não importam os meios, tê-lo como um colega só resulta em uma coisa: acidente trabalhista. Tamanha é a malícia de Spike que o velhaco se vê trabalhando para ninguém menos que o Bowser em Wrecking Crew '98 (lançado apenas no Japão para o Super Famicom em 1998), ajudando o rei dos Koopas na construção de novos esconderijos. Aqui, Spike fez a barba, mas mantém o bigodão e exibe um tom avermelhado no nariz, uma aparência muito similar à do Wario.


Você também pode encontrar o sprite original de Foreman Spike como retratado em seu jogo de estreia numa das fantasias do Mario que podem ser obtidas com um Mystery Mushroom em Super Mario Maker (Wii U, 2015).

Foreman Spike tem relação com Wario e Waluigi?

Embora não haja uma confirmação oficial de que Foreman Spike tenha qualquer ligação com os vilânicos Wario e Waluigi, em Mobile Golf (também lançado somente no Japão para Game Boy Color em 2001), no qual ele é um personagem desbloqueável, é visto numa arte oficial pilotando uma escavadeira, referenciando seu ramo de trabalho. Em Mario Kart DS (2005), o veículo Gold Mantis de Waluigi é muito similar ao supracitado veículo de construção e engenharia. Por enquanto, o único que pode-se afirmar com certeza é que Foreman Spike é considerado o protótipo do antagonismo estereotipado que viria a ser consolidado como Wario e Waluigi — similar à forma como Pauline era considerada o protótipo da princesa Peach.

A arte oficial de Foreman Spike no topo da matéria pode ser encontrada no livro Perfect Edition of the Great Mario Character Encyclopedia, lançado no Japão em 1994 pela editora Shogakukan em parceria com a Nintendo, e lá ele é retratado com um porte físico muito similar ao de Mario, incluindo um macacão particular na cor bege. Quem sabe essa aproximação visual ao universo dos cogumelos não garanta ao traiçoeiro personagem um posto em jogos futuros da Nintendo?
Personagem sugerido pelo leitor Guilherme Gomes Cordiolli, de São Paulo (SP), na página do Reino do Cogumelo no Facebook! Entre no embalo e deixe nos comentários abaixo sua sugestão para o próximo Tattle!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

2 Comentários

  1. Nossa! Como nunca joguei Wrecking Crew, nem sabia desse personagem! =O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então está aí, sejam devidamente apresentados! Foreman Spike, Eduardo Silveira, Eduardo Silveira, Foreman Spike! 😂 Ele é mais conhecido entre os teóricos da conspiração que juram ser parente de Wario e/ou Waluigi. Uma coisa é certa: ele é o quinto personagem de macacão colorido! Queria torcer para que lhe dessem mais destaque nas séries principais, mas se nem pro Waluigi tá rolando…

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem