Raro anime educativo de 1989 estrelado por Mario e Bowser é exibido em sala de cinema no Japão; saiba mais

Aproveitando a altíssima popularidade de Mario conquistada após o lançamento do reverenciado Super Mario Bros. 3 (NES), a Nintendo produziu e também autorizou diversas outras desenvolvedoras a produzir games educativos do Mario no início dos anos 90, incluindo Mario is Missing, Mario's FUNdamentals, Mario Teaches Typing, entre outros. O que pouca gente sabe é que mesmo antes disso tivemos o lançamento de curtos desenhos animados educativos estrelados pelo bigodudo criados para exibição em escolas infantis do Japão.

Este é o caso de “Super Mario no Koutsuu Anzen”, ou "Super Mario Segurança no Tráfego", um anime produzido pela Toei Animation e vendido em fitas VHS a escolas japonesas no ano de 1989 do qual a maioria dos fãs desconhecia a existência até o dia 27 de maio deste ano. Neste dia ocorreu uma exibição especial de animes na sala Animation and Film Center do centro de convenções Sonic City em Omiya, Japão, e uma delas foi a de uma bem conservada cópia de “Super Mario no Koutsuu Anzen”.

A história deste anime gira em torno de um garoto que sai às ruas em busca de sua pequena irmã, que saiu para encontrar a mãe sozinha na loja onde ela trabalha depois de ficar esperando impacientemente que seu irmão terminasse de jogar Super Mario Bros. 3 em seu Famicom. Depois de ser quase atropelado por um carro pilotado por Mario, o garoto recebe algumas lições do bigodudo sobre segurança no trânsito.


Enquanto isso, a menina acaba se tornando alvo do vilão Bowser, que sai em seu encalço para sequestrá-la. No decorrer da história os irmãos acabam se encontrando e Mario dá uma lição em Bowser chutando-o para longe, para em seguida revisar lições de segurança com a ajuda de um policial e finalmente sair voando pelos céus com sua transformação de Tanooki.

Felizmente o dedicado pesquisador de antiguidades responsável pelo canal Gaijillionaire's Club do YouTube estava presente nesta exibição do anime “Super Mario no Koutsuu Anzen” e conseguiu gravar de forma um tanto quanto sorrateira alguns trechos da produção, que você pode conferir no vídeo logo abaixo.

Link Direto

Como mencionamos no início deste post, este não é o único anime educativo do Mario vendido para escolas japonesas na época em questão. Há algum tempo circula na rede um segundo anime do gênero conhecido como "Super Mario Fire Brigade", ou "Super Mario Brigada de Incêndio", onde o bigodudo ensina às crianças os perigos de se brincar com fogo; este anime pode ser assistido na íntegra pelo YouTube através deste link.

Para fãs do mascote bigodudo da Nintendo resta agora a esperança de que esta versão bem preservada de “Super Mario no Koutsuu Anzen” seja liberada integralmente na rede algum dia, ou mesmo que a Toei Animation e a Nintendo decidam remasterizar estes desenhos para relançá-los em formato digital no futuro próximo. E você, o que acha da ideia, leitor(a)? Comente!

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem