Sistema de vibração HD nos controles do Nintendo Switch deve trazer novas idéias à mesa, diz Miyamoto

Característica fascinante e altamente elogiada por quem teve a oportunidade de "senti-la", a funcionalidade HD Rumble dos controles do Nintendo Switch deve modificar a forma como jogadores interagem com a vibração nos controles de videogame, oferecendo uma experiência muito mais sutil, realista e infinitamente mais imersiva que os sistemas da concorrência.

De fato, a diferença em relação às tecnologias atuais de rumble é tão grande que pode até mesmo acabar "inspirando" outras companhias, além de possibilitar o surgimento de novas ideias em termos de jogabilidade. Quem diz isso é uma das mais respeitadas mentes da Nintendo, o lendário designer Shigeru Miyamoto. Leia a animadora e "estremecedora" declaração sobre o HD Rumble feita por ele logo abaixo.

Primeiro de tudo, eu não posso dizer com certeza que o HD Rumble vai criar algo completamente original, mas posso dizer que a sensação que o HD Rumble oferece é completamente nova. Quando criamos pela primeira vez o Rumble Pak [lançado para o Nintendo 64 em 1997], naquela época estávamos tentando pensar apenas em custo e desempenho. O que podemos fazer que é custo-eficiente para criar uma sensação de vibração?

Dentro da Nintendo, há um grupo de pessoas focado apenas na pesquisa de recursos de vibração e suas capacidades. Por muitos anos, eles têm trazido diferentes tipos de características de impacto e vibração e colocando-as e testando-as nos games. O que é incrível é que não se trata apenas de vibração monótona, mas você pode sentir as batidas. Então quando você coloca sua caneta na tela, não tem apenas aquela vibração entediante, você pode sentir a batida que a ponta da caneta faz na tela. Hoje em dia existe essa ideia de que 60 quadros por segundo é a velocidade padrão para os videogames modernos. Se você, por exemplo, fizer algo que rode a 20 quadros por segundo, alguém vai ficar furioso com você.

Para qualquer coisa que seja interativa, o tempo de resposta é muito importante. Então assim como a realidade virtual, a latência exerce uma grande diferença na experiência. E com o HD Rumble, a latência é diferente, então ela oferece uma experiência única, e com esta experiência única, acho que novas ideias podem surgir.
- Shigeru Miyamoto, Parceiro Criativo da Nintendo.

Via TIME

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem