Vídeo mostra música funk de 1979 que pode ter inspirado o Underground Theme de Super Mario Bros.

Tendo um gosto notavelmente variado e bastante sofisticado para músicas, o compositor japonês Koji Kondo provavelmente se inspirou em alguns dos seus maiores ídolos ao criar as inesquecíveis trilhas sonoras de adorados clássicos dos games como Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World, Super Mario 64, The Legend of Zelda, Pilotwings, entre muitos outros. Não se pode esquecer também que o jovem estudante Kondo chegou a tocar teclado eletrônico em uma banda que fazia covers de Deep Purple, Emerson, Lake & Palmer, e outras grandes bandas de rock dos anos 70.

Apesar disso, a descoberta feita pelos apaixonados por consoles de games retrô do canal Retro Tech Archive do YouTube é sem dúvida bastante curiosa e surpreendente. Ao ouvir o álbum Friendship (3), lançado em 1979 por uma banda de funk/jazz americana um tanto quanto obscura chamada Friendship, eles se depararam com uma faixa musical que pode ter servido de inspiração para a criação do famoso Undergound Theme de Super Mario Bros., lançado em 1985 para o Famicom/NES.

A faixa em questão é denominada Let's Not Talk About It, e traz logo em seus momentos iniciais alguns acordes de baixo tocados pelo músico Abraham Laboriel que de fato se assemelham muito à introdução do "tema das cavernas" da revolucionária aventura 8-bits dos irmãos Mario. Você pode comprovar com seus próprios ouvidos esta semelhança entre as duas músicas acompanhando o vídeo logo abaixo. Teria o mestre Koji Kondo realmente se inspirado na música da banda Friendship, ou tudo não passa de uma mera coincidência? O que você acha, leitor(a)? Comente.

Link Direto

1 Comentários

  1. Opa,
    tem uma outra musica que Koji Kondo usou de inspiração. Se chama brazilian love affair. Segue link:
    https://www.youtube.com/watch?v=tYNEbdvBXlc

    Ir até o minuto 3:03

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem