Engenheiros da Disney criam experiência de jogo panorâmica com oito jogadores em um NES; assista ao vídeo

Muitas das pessoas que estiveram presentes na décima segunda edição da conferência sobre tecnologia European Conference on Visual Media Production (também conhecida pela sigla CMVP), realizada em Londres nos dias 24 e 25 de novembro deste ano, sem dúvida jamais vão se esquecer de sua experiência jogando títulos como Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3 e Contra no NES. Considerando que estamos falando de um console com mais de 30 anos de idade, a frase anterior sem dúvida parece um tanto estranha, mas tenha calma que agora vem a explicação.

Incumbido de criar um conceito tecnológico interessante para ser demonstrado nas atividades pós-conferência, o dedicado engenheiro Bob Sumner, do instituto Disney Research, teve uma ideia espetacular: projetar games do NES em uma estrutura de telas de 360 graus, com oito jogadores contribuindo para superar os desafios. Para conseguir esse impressionante resultado, ele e seus colegas de trabalho utilizaram alguns sofisticados equipamentos: multiplexador Arduino para configurar oito controles em um único NES, um dispositivo capaz de aumentar a escala gráfica dos games 8-bits sem perda de qualidade na imagem, um computador rodando um software capaz de converter os dados de vídeo do NES em um formato quadro a quadro (como uma sequência de fotos), e oito projetores para reproduzir os games na estrutura de telas em 360 graus (dois projetores para cada parede).

O resultado desta ousada e surpreendente iniciativa obviamente foi um total sucesso. Usando recursos do multiplexador Arduino, até oito pessoas podiam se reunir para curtir esta envolvente experiência em um console NES que estava firmemente afixado a uma estrutura octagonal sobre uma mesa com os oito controles. A cada cinco segundos de jogo, o controle do personagem principal era passado para outro jogador, então todos os oito jogadores tinham de atuar de forma cooperativa e o mais sincronizada possível para atravessar os estágios.

No vídeo abaixo Bob Sumner explica todo o processo de produção deste sistema de projeção em 360 graus para o NES, e também mostra esta fascinante estrutura em funcionamento durante a CMVP 2015. Ao final do vídeo, rola ainda uma interessante demonstração de outro projeto de Sumner, que reproduz games do NES em um ambiente de realidade virtual com o auxílio do acessório Oculus Rift.

Link Direto

E você, leitor(a), o que acha da ideia de jogar os grandes clássicos do NES de uma forma panorâmica como a que foi demonstrada no vídeo acima? Comente!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem