Tezuka fala sobre "receita de sucesso" do Mario, futuro da série, e sua relação de amizade com Shigeru Miyamoto

Considerado um dos maiores (senão o maior) ícones dos videogames, Mario, o mascote bigodudo da Nintendo, tem conseguido manter sua popularidade no mais alto nível no mundo do entretenimento há pelo menos três décadas. Todo esse sucesso certamente leva muitas pessoas a especularem como a Nintendo consegue evoluir a série sem nunca deixar que sua essência se perca no processo, e fazendo com que os games Mario continuem imensamente relevantes desde 1985 até os dias de hoje. Em entrevista recente à revista Games Master, Takashi Tezuka, um dos pais da série, acredita que a qualidade da jogabilidade e do design são os ingredientes fundamentais para que Mario continue atraindo novos(as) fãs ao mesmo tempo em que continua fascinando fãs de longa data; leia a declaração dele sobre o assunto a seguir.

Fundamentalmente está relacionado à qualidade da jogabilidade. Não importa quantos games Mario nós lançamos, se os jogadores não se divertirem com eles, isso seria algo ruim para Mario. A qualidade do design visual é também muito importante; é vital que trabalhemos duro para ter certeza de que apresentaremos a todos a mesma imagem de Mario através de todos estes diferentes games.

Tezuka falou também sobre a forte relação de amizade que mantém, desde a época do primeiro Super Mario Bros., com Shigeru Miyamoto e Toshihiko Nakago, outros dois lendários desenvolvedores da Nintendo; Satoru Iwata, o saudoso ex-presidente da Nintendo, chegou a se referir certa vez a este trio de amigos como o "Triângulo Dourado" da companhia.

Você pode dizer que nós três passamos mais tempo um com os outros do que com as pessoas amadas! Nós normalmente almoçamos e jantamos juntos, e conversamos mais do que os outros. Falamos sobre uma variedade de coisas - desde assuntos sérios de trabalho a conversas sobre nossas famílias - com o objetivo de tentar entender a maneira de pensar do outro. Algumas vezes um de nós vem com algo inesperado, e é sempre divertido quando isso acontece.

Uma coisa que geralmente fazemos quando temos de decidir alguma coisa é perguntar a opinião dos outros, mesmo quando sabemos que dirão sim. Então usamos isso como parte de nosso direcionamento na tomada de decisões. Ou checamos para ver se eles têm um ponto de vista divergente, para então decidir contra um certo curso de ação.

E o que Tezuka espera para o futuro de Mario? Sendo ele um dos maiores responsáveis pelo nascimento deste ícone, é de se esperar que ele tenha as melhores prospectivas sobre o assunto; descubra qual foi a resposta do desenvolvedor logo abaixo.

Que Mario seja tão amado até hoje é nada menos que um milagre, embora obviamente isso seja em parte o resultado do trabalho enorme de um grande número de pessoas, não se limitando aos desenvolvedores da Nintendo. É impossível para mim imaginar o que Mario vai se tornar no futuro, então estou muito empolgado para descobrir. No entanto, eu espero que mesmo depois de mais 30 anos, Mario continue a ser o principal personagem de videogame da Nintendo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem