Aumento de pessoal, diferença nos níveis de habilidades entre os funcionários mais jovens e os veteranos, e um grande salto nos custos de produção de cada game tiveram de ser considerados neste processo, que sem dúvida marca um novo e importante passo na evolução da Nintendo como criadora de games.
Em entrevista à revista britânica EDGE, o ilustre Katsuya Eguchi (designer de clássicos como Super Mario Bros. 3, Super Mario World e Wii Sports, e criador da popular série Animal Crossing) falou sobre os riscos e desafios deste notório período de transição da Nintendo para a geração HD; leia as interessantes declarações feitas pelo desenvolvedor logo abaixo.
O desenvolvimento HD tende a requerer mais pessoal devido aos seus altos padrões. A questão de como assegurar os programadores e designers necessários é algo comum a todas as companhias na indústria, e todos têm de encontrar uma maneira de lidar com isso. Por exemplo, se você aumentar o número de funcionários, vai haver uma grande diferença nos níveis de habilidade entre eles, o que torna o controle de qualidade algo extremamente importante.
No entanto, o que é realmente crítico é se certificar de que este quadro ampliado de funcionários não está fazendo nenhum trabalho desnecessário. Dói imaginar a quantidade de trabalho feito pelas pessoas que será desperdiçado se tivermos de refazer alguma coisa. Ser capaz de julgar o que precisa ser feito é a chave para ter a certeza de que o tempo e o trabalho das pessoas não serão perdidos. Isso se aplica não apenas a decisões sobre recursos específicos depois que o desenvolvimento começou, mas também ao ponto de início em si - que tipo de novo game fazer, por exemplo. Isso é essencial, e ao fazê-lo de forma equivocada corremos o risco de transformar todo o montante de um projeto em nada.
É normal que, quando uma companhia decide o que vai começar a desenvolver, as opiniões das pessoas no topo das organizações são as que possuem mais peso. Faz sentido porque as pessoas nestes cargos tiveram mais experiências e histórias bem-sucedidas. No entanto, a Nintendo é uma companhia de entretenimento, e boas ideias nesta área podem vir de qualquer lugar... Pessoas jovens são mais sensíveis a novas tendências, desenvolvimentos e tecnologias que estão surgindo. Estamos tentando usar as opiniões desta geração mais jovem mesmo no início de um novo projeto.
E você, leitor(a), acredita que a Nintendo tem conseguido mostrar uma qualidade satisfatória nos lançamentos de games com gráficos em alta definição para Wii U? O que achou das declarações feitas por Katsuya Eguchi sobre este relevante assunto? Comente.
Via Nintendo-Insider