Dan Adelman decide deixar a Nintendo of America para se dedicar ao cenário independente de games

Dan Adelman é um nome bastante conhecido no cenário indie, principalmente por ter servido como "ponte" entre a Nintendo of America e os desenvolvedores indie, ajudando a trazer um grande número de seus games para os consoles Wii, DS, Wii U e 3DS. Defensor ferrenho dos games em formato digital, Adelman se revelou bastante satisfeito com o crescimento expressivo desta indústria durante entrevista ao site Nintendo Life em dezembro de 2012, afirmando que este é um modelo de negócios bastante saudável, por haver menos custo e também menos riscos envolvidos em seu processo de comercialização.

Depois de quase dez anos trabalhando como Gerente do Departamento de Negócios da Nintendo of America, Dan Adelman anunciou que está saindo da empresa para se dedicar exclusivamente à indústria dos games independentes. Sempre muito espontâneo e sincero ao divulgar suas opiniões em redes sociais, Adelman acabou se envolvendo em polêmica ao se solidarizar com as pessoas que reclamavam da trava de região no 3DS; após esse episódio, a Nintendo decidiu exercer um maior controle sobre as mensagens postadas por ele no Twitter. Falando ao site Kotaku sobre sua saída da Nintendo, Adelman se disse um tanto chateado em relação a esse assunto, e falou também sobre seus novos projetos; leia um trecho da entrevista logo abaixo.

Eu acho que as pessoas levam qualquer coisa inconveniente que eu possa dizer a "ferro e fogo". E de vez em quando, eu dou uma resposta que as pessoas não gostam, e algumas pessoas ficam irritadas, então elas tentam reverter o que foi dito. Primeiro eles me fizeram ter entrevistas com o pessoal da Assessoria de Imprensa ou do Marketing. Depois eles decidiram que eu não devia estar mais junto à imprensa.

Eu acho que a resposta mais curta é que estou indo para a área indie! Conforme o negócio dos games indie amadurece, uma necessidade real de especialistas no ramo começou a aparecer. Eu tenho trabalhado com a comunidade indie por quase nove anos agora, e um tema consistente que notei é a tensão entre desenvolvedores seguindo sua paixão para fazer o game que eles querem fazer, e ao mesmo tempo serem capazes de ganhar a vida fazendo isso. Infelizmente, no entanto, há muitos tipos de negócios que não entendem o que os indies estão tentando fazer, ou no pior dos casos são simplesmente antiéticos.

A Nintendo realmente me apoiou muito nesta decisão. Eu acho que todos sabem, já há algum tempo, que minha paixão sempre foi ajudar a comunidade indie a desenvolver e prosperar, então mesmo que todos tenham ficado surpresos quando apresentei meu pedido de demissão, eles entenderam e me desejaram o melhor. Não podia ter desejado uma partida melhor.

Depois de ter auxiliado a Nintendo a implementar e gerenciar serviços como o WiiWare, DSiWare e Nintendo eShop, sem dúvida o nome de Dan Adelman sempre será reconhecido de forma muito positiva pelos fãs da Big N. Nós certamente torcemos para que ele obtenha bastante sucesso no cenário indie, e o ajude a crescer ainda mais, para que eles continuem a proporcionar algumas das experiências mais ousadas e criativas da indústria dos games. E você, leitor(a), o que pensa a respeito da saída de Dan Adelman da Nintendo? Comente.

Via Kotaku

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem