Nintendo patenteia tecnologia capaz de fazer os olhos visualizarem 3D em telas 2D convencionais

Uma patente registrada pela Nintendo em março deste ano nos Estados Unidos traz um conceito realmente interessante, e muito intrigante. A tecnologia em questão é chamada de "Eye Tracking Enabling 3D Viewing on Conventional 2D Display", ou "Rastreamento de Olhos Permitindo Ver 3D em Telas 2D Convencionais". Segundo a descrição e as ilustrações desta patente, ao usar um dispositivo especial (em formato de óculos ou mesmo de um boné), o usuário teria a ilusão de estar vendo uma cena 3D ao olhar para uma tela 2D, graças a uma "câmera" que detectaria seu ponto de vista em relação à tela; dependendo da distância e do ângulo que ele está olhando para a cena, a impressão que se tem é a de que a imagem está se projetando para fora da tela. A seguir, você confere um resumo da patente focado na principal função desta tecnologia (incluindo alguns exemplos de seu uso em games), e doze ilustrações que mostram mais claramente como seria seu funcionamento.

Essa tecnologia não-limitativa exemplificada através de ilustrações permite visão 3D em telas 2D convencionais como televisores domésticos, a partir do ponto de vista da pessoa. Detectando a movimentação do ponto de vista da pessoa para mudar a visão do objeto exibido dá a ilusão de que o objeto está fisicamente presente em um espaço tridimensional. Detecção de movimento do ponto de vista pode proporcionar benefícios em relação à lógica de colisão dos games, como permitir aos jogadores desviar de projéteis, oferecer a um personagem do jogo a habilidade de "ver" o jogador quando este não estiver protegido atrás de obstáculos no seu ponto de visão, e outras vantagens.


Será que a Nintendo pretende usar essa tecnologia em games para Wii U, através do lançamento de acessórios especiais como os que foram mostrados em algumas das imagens acima? Ou será que essa é uma das ideias para o seu console de próxima geração? O que você achou do conceito apresentado nesta patente, leitor(a)? Comente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem