Diretor de Super Mario 3D World fala sobre a importância dos "Ensinamentos de Miyamoto" em seu trabalho

Koichi Hayashida é um dos desenvolvedores de maior destaque da Nintendo atualmente, envolvido na direção de projetos grandiosos como Super Mario Galaxy (Wii), Super Mario 3D Land (3DS) e, mais recentemente, o espetacular Super Mario 3D World (Wii U). Entrevistado pela revista japonesa Famitsu, Hayashida revelou uma de suas maiores fontes de inspiração, algo que ele classificou como os "Ensinamentos de Miyamoto", referindo-se a um conjunto de citações feitas pelo célebre designer Shigeru Miyamoto. O desenvolvedor menciona ainda o clássico Super Mario 64 (N64) como sendo uma de suas principais referências na criação de Super Mario 3D Land; leia a declaração completa de Hayashida sobre este assunto a seguir.

Cerca de três anos atrás, fui selecionado para fazer uma leitura em um seminário de games, e embora eu tenha o conhecimento necessário para desenvolver games, eu não sabia como ensinar isso aos outros... Foi então que decidi pegar trechos das entrevistas de Miyamoto e simplesmente repassá-los, e começar a colecionar suas citações. Isso foi no ano em que eu estava dirigindo Super Mario 3D Land, e senti que podia ser útil para meu trabalho. Depois de rearranjar as citações, elas se tornaram o que eu defino como os "Ensinamentos de Miyamoto".

Definitivamente ficou mais fácil reconhecer quais são as partes essenciais para o desenvolvimento de games. Durante a era Nintendo 64, se existisse um hardware com a tecnologia de 3D estereoscópico como a do 3DS, e se Shigeru Miyamoto fosse dirigir este game, 'que tipo de Super Mario ele teria feito?', foi o tema por trás do desenvolvimento de Super Mario 3D Land.

Acredito que Super Mario 64 é o que é graças ao uso efetivo das características do Nintendo 64. Então eu percebi que com o 3DS e sua facilidade em reproduzir a percepção de profundidade, um game Mario usando a visão em 3D estereoscópico para nos dar uma boa noção de 'espaço' seria perfeito.

Hayashida ressalta que os "Ensinamentos de Miyamoto" não são utilizados somente por ele, mas já são parte da cultura de desenvolvimento da Nintendo, e também dos critérios utilizados em propostas por todos os desenvolvedores internos. Com uma "apostila" tão poderosa como essa servindo como base para a criação de novos projetos, é certo que o espírito inovador e perfeccionista do mestre Miyamoto estará sempre presente nos games Nintendo, você não concorda, leitor(a)? Comente.

Via ONM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem