Uma característica única dos RPGs estrelados por Mario sem dúvida é o seu sistema de batalhas, que sempre mistura ataques por turno com elementos de ação, onde é preciso apertar o botão na hora certa para causar mais danos ou se defender de um ataque inimigo, por exemplo. Essa mecânica sempre é utilizada nos RPGs da série Mario, desde Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, lançado para o Super NES em 1996. Nos games das séries Paper Mario e Mario & Luigi, este sistema de batalhas também está presente, ainda que de maneiras diferenciadas. Yoshihiko Maekawa, que dirigiu Super Mario RPG e hoje trabalha na AlphaDream, responsável pela série Mario & Luigi, diz que o sistema foi baseado em um brinquedo japonês da década de 90. Leiam o que ele disse sobre o assunto em entrevista ao site IGN a seguir.
Interessante descobrir que o revolucionário sistema de batalhas que adiciona elementos de ação em um jogo de RPG foi inspirado por algo tão simples como um brinquedo infantil. Essa mistura de gêneros sem dúvida foi algo extremamente inovador para a época, e acabou se tornando referência em todos os RPGs do Mario que foram lançados depois de Super Mario RPG. O que você pensa sobre esta jogabilidade híbrida existente nas batalhas dos RPGs da série Mario, leitor(a)? Em qual game acha que ela foi melhor utilizada? Comente.
A primeira vez que os jogadores encontraram um sistema de batalha com comandos de ação como esse foi em Super Mario RPG, game no qual eu estava envolvido. Este sistema foi muito inspirado por um brinquedo infantil japonês daquela época. Era como um enorme laptop com aqueles botões que serviam para tocar música. Você tinha de apertar os botões no ritmo da música. Foi esta ideia, ter a jogabilidade construída sobre o pressionar de botões no timing correto, que me inspirou a criar um híbrido de gêneros, ter um pouco de ação e de RPG em um mesmo game.
Interessante descobrir que o revolucionário sistema de batalhas que adiciona elementos de ação em um jogo de RPG foi inspirado por algo tão simples como um brinquedo infantil. Essa mistura de gêneros sem dúvida foi algo extremamente inovador para a época, e acabou se tornando referência em todos os RPGs do Mario que foram lançados depois de Super Mario RPG. O que você pensa sobre esta jogabilidade híbrida existente nas batalhas dos RPGs da série Mario, leitor(a)? Em qual game acha que ela foi melhor utilizada? Comente.
Via IGN