Nintendo Web Framework é uma ferramenta de desenvolvimento bastante acessível para Wii U; saiba mais

Em conferência realizada ontem na GDC 2013 Europe, a Nintendo mostrou mais detalhes de sua plataforma de desenvolvimento Nintendo Web Framework, que permite criar e converter games digitais para Wii U de forma bastante acessível. O Gerente de Relações Públicas da Nintendo da Europa, Martin Buchholz, explicou que a plataforma Nintendo Web Framework é compatível com diversas bibliotecas da linguagem de programação HTML 5 e Javacript, como jQuery, Underscore e Handlebars. Ferramentas artísticas e de renderização como Processing.js e pixi.js e muitas outras também serão compatíveis com a plataforma da Nintendo. Elas permitem que os pequenos desenvolvedores possam ter mais liberdade e usar toda sua criatividade para trazer seus games ao Wii U sem que sejam necessárias mudanças grandes de códigos.

Com a Nintendo Web Framework, os desenvolvedores de HTML 5 terão acesso a todos os recursos do Wii U GamePad, como tela de toque, giroscópios, auto-falantes, etc. As regras de publicação e do controle de games será a mesma aplicada a outros desenvolvedores da eShop do Wii U, como estabelecer data de lançamento, preço, e promover atualizações e microtransações dentro do game sem pagar qualquer taxa.

Dois games foram utilizados pela Nintendo para demonstrar as capacidades da Nintendo Web Framework. Um deles era um game de plataforma estilo 8-bits, onde foi mostrado como é simples mexer e mudar alguns elementos do game, como camadas e plataformas, com a ajuda da tela de toque do Wii U GamePad. Foi demonstrado também um shooter, com milhares de projéteis voando pela tela e nenhuma queda na taxa de frames; este game foi criado em apenas uma semana.

A Nintendo anunciou que o jogo Glandarius Wing Strike, shooter lançado originalmente para dispositivos móveis iOS em 2009 onde se controla os tiros através de toques na tela, deve chegar à eShop do Wii U em breve. Sem dúvida esta será uma ferramenta extremamente útil e ágil para que pequenos desenvolvedores possam publicar na eShop, e deve servir para aumentar a biblioteca de games digitais do Wii U em um ritmo acelerado, você não acha, leitor(a)? Comente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem