Feito por fã, Princess Rescue é um curioso clone do clássico Super Mario Bros. para Atari 2600; saiba mais

Lançado em 1977, o console Atari 2600 popularizou os cartuchos como mídia de games, e foi palco de diversos lançamentos que marcaram história, dentre eles alguns da Nintendo, como Mario Bros. e Donkey Kong. No entanto, a biblioteca de games do famoso console da Atari nunca recebeu uma versão do clássico game de plataforma Super Mario Bros., lançado em 1985 para NES, já que nesta época a Nintendo estava interessada em firmar seu próprio nome no mercado de consoles de videogame. Além disso, o hardware mais limitado do Atari 2600 certamente não seria capaz de suportar um game como Super Mario Bros.

Agora, depois de quase trinta anos, o animador Chris Spory, natural de Portland, Estados Unidos, criou um homebrew (software caseiro) chamado Princess Rescue, que é um clone bem interessante de Super Mario Bros. para Atari 2600. Obviamente Spory teve de lidar com as limitações do antigo hardware, como ter de usar uma só cor de pixel em cada linha do cenário, por exemplo. Ainda assim, o resultado final impressiona, e as referências à Super Mario Bros. são muitas. Inimigos bem parecidos com Goombas, Koopa Troopas e Piranha Plants infestam os cenários, que trazem elementos como canos verdes, blocos, moedas e bandeirola do final de estágio. Até mesmo os power-ups estão presentes, e o herói sem nome (que se parece muito com Mario) pode aumentar de tamanho e também soltar bolas de fogo para derrotar seus inimigos. Tudo isso embalado por uma versão levemente alterada do tema musical de Super Mario Bros. A história por trás de Princess Rescue também vai te soar bem familiar; leia a descrição feita pelo próprio criador a seguir.

Oh Não! BJ ataca novamente!

Ele nunca vai aprender? Melhor ainda, a princesa nunca vai aprender? Parece que você pode marcar no calendário quando vai acontecer. Sim, mais uma vez BJ e seus capangas sequestraram a mais amada princesa do reino e cabe a você salvá-la... novamente. Nunca falha. Como parte do plano, BJ vai mandar seus seguidores para te impedir de concluir a missão, mas eles podem ser derrotados. O reino está cheio de pedras mágicas que contém poderes ou itens que você poderá usar ao longo do caminho para salvar a princesa. Por que BJ não se livrou deles até agora ninguém sabe. Então aventure-se, e mais uma vez traga ordem ao reino.

Salve a Princesa neste familiar game de plataforma através de 16 níveis de rolagem lateral desafiadores! Colete Power-Ups e outros itens que te ajudarão a completar a missão enquanto está desviando, pulando, chutando ou usando de quaisquer outros métodos disponíveis para passar pelos chefes capangas ao longo do caminho. Cuidado ao terminar os estágios de castelos, já que um chefe implacável tentará derrotar você. Seja bem sucedido e a Princesa será eternamente grata.

Veja a seguir uma imagem que mostra o cartucho e o manual de Princess Rescue, e algumas screens com trechos dos seus primeiros estágios.


Assista ao vídeo de divulgação de Princess Rescue a seguir e veja como os personagens, cenário e música fazem referência praticamente explícita ao game Super Mario Bros. No segundo vídeo, você pode conferir o famoso portal de games IGN experimentando o game Princess Rescue.

Link Direto

Link Direto

Para todos que tiverem interesse nesta homebrew de Atari 2600, seu criador lançou Princess Rescue em formato de cartucho para o sistema, com embalagem própria e manual colorido de 16 páginas pelo valor de U$30,00. É possível comprar o game através do site AtariAge clicando aqui, mas vale lembrar que ele só funciona em um console Atari 2600 original; uma versão para emuladores deve ser lançada no futuro, segundo Chris Spory. O que será que a Nintendo está achando dessa "homenagem"? Até o momento, a companhia não fez nenhum pronunciamento a respeito, e talvez nem chegue a fazê-lo. E você, leitor, o que achou deste curioso clone de Super Mario Bros. para Atari 2600? Comente.

Via Wired e IGN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem