Primeiro comercial do Wii U é banido no Reino Unido acusado de estar fazendo propaganda enganosa

O primeiro comercial do Wii U, que foi ao ar no dia 21 de outubro de 2012 em uma emissora de TV do Reino Unido, acaba de ser banido pela ASA (Advertising Standards Authority), órgão que regula as propagandas em todas as mídias no país. A razão pela qual o comercial do Wii U foi banido se deve a uma reclamação recebida pela ASA de que a propaganda do console era enganosa, pois dizia: "Digamos que alguém queira assistir TV enquanto você está no meio de um game.. faça as duas coisas, e todos ficam felizes." É claro que o comercial se refere ao recurso de Off-TV Play, que permite jogar somente pela tela do GamePad, sem precisar da TV. No entanto, não são todos os games lançados para o Wii U que permitem jogar dessa forma, ainda que os que usam o recurso sejam a grande maioria. Abaixo, você pode conferir o vídeo com a propaganda, e logo a seguir a explicação da ASA sobre o motivo de ter banido a mesma no Reino Unido.

Link Direto

A propaganda se referia a diversos recursos do Wii U e do Wii U GamePad, incluindo a capacidade de atirar na TV usando o GamePad, transferir a jogabilidade para o GamePad se alguém quisesse usar a TV e usando o GamePad para fazer zoom em alvos, digitar códigos e interagir com o ambiente ao seu redor no jogo. A ASA considerou que deveria estar claro aos consumidores que muitos destes recursos não estariam disponíveis em todos os games. No entanto, nós entendemos que a opção de transferir a jogabilidade para o controle GamePad poderia estar disponível em todos os games, e desse modo se trata de um novo console onde os consumidores não foram alertados se isso era uma coisa específica a determinados games ou um recurso geral do console. Nós consideramos que, neste contexto, a propaganda deveria ter deixado claro que este recurso não estaria disponível em todos os games. Por não ter feito isso, nós concluímos que a propaganda era enganosa.

A Nintendo alega que estava apenas demonstrando as funcionalidades inovadoras do Wii U, o que é bem lógico, mas ainda assim a propaganda permanece banida no Reino Unido. Posso estar equivocado, mas me parece que a ASA está sendo demasiadamente rigorosa com a propaganda do Wii U. Afinal, todos os games que aparecem ali são realmente compatíveis com o recurso Off-TV Play. Qual sua opinião a respeito, leitor(a)? Você também acha que a propaganda do Wii U foi enganosa, ou não? Comente.

1 Comentários

  1. fora zumbiU q nao da pra joga no off-play o resto td da acho meio exagerado a ponto de banir mais facil deixa um tarja avisando q nao sao tds os jogos uai!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem