Os jogos eram mais divertidos nos anos 80, diz Howard Phillips, célebre ex-funcionário da Nintendo

Howard Phillips foi um dos principais responsáveis em ajudar a Nintendo a descobrir como conquistar o público norte-americano em meados da década de 80. Tendo iniciado na empresa como um gerenciador de estoque em Seattle, Howard não apenas presenciou a invasão da gigante de entretenimento japonesa no mercado de games americano, como foi um dos que mais colaborou para o seu sucesso. Ele se comunicava diretamente com Shigeru Miyamoto para relatar o que os jogadores americanos estavam achando de suas criações. Mais tarde, Howard Philipps fez parte da equipe que projetou a revista Nintendo Power, onde ele atuou como co-editor. Também trabalhou no desenvolvimento de alguns games para o NES. Pouco tempo depois que ele passou a ocupar o cargo de porta-voz da Nintendo na América, resolveu deixar a empresa.

Em entrevista ao site Kotaku, Howard Phillips diz que a Nintendo mudou muito o seu jeito de ser desde os áureos anos 80, e que os games nesta época eram mais divertidos, por não se preocuparem excessivamente com história e personagens, e sim com mecânicas desafiadoras de jogabilidade. Leiam abaixo as palavras de uma das figuras mais icônicas da história da Nintendo of America.

Nintendo ainda é uma grande companhia, mas obviamente mudou imensamente desde o seu auge nos anos 80. Naquela época, o núcleo da companhia era formado por poucos de nós - trabalhávamos juntos em praticamente todos os aspectos dos negócios, e a camaradagem e amizade que desfrutamos então ainda é muito especial pra mim. Além disso, nos primeiros anos (1985-1991) os jogos eram mais divertidos por enfatizarem mais em mecânicas simples, porém divertidas, com estágios profundos e desafiadores para entreter e recompensar os jogadores.

Desde então a indústria se apaixonou excessivamente por personagens e história, e por conteúdo. A diversão nos games é determinada prncipalmente pelo que você faz, mas este é um fato que tem se perdido, ou nem mesmo ocorre aos criadores de games da geração atual. De um modo geral, a Nintendo ainda honra esta ênfase em jogabilidade, mas as produções com alto custo de desenvolvimento e de publicidade dos jogos de hoje pode fazer com que eles abandonem esta política.

Sendo um jogador old-school, estou propenso a concordar com este ponto de vista nostálgico de Howard Phillips. No entanto, acredito que a Nintendo não vá deixar de enfatizar a jogabilidade em seus títulos. Mas são outros tempos, é preciso tentar se adaptar sem perder sua essência. E você, leitor(a), o que pensa sobre o assunto? Os jogos eram mesmo mais divertidos nos anos 80?

Via Kotaku

5 Comentários

  1. Traduzindo : "A nintendo era legal quando eu estava lá, Agora que não estou tudo ficou menos divertido." ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Prefiro os jogos de hoje em dia do que os dos anos 80,agora temos jogos 3d :p

    ResponderExcluir
  3. Isso, concordo com esse cara, a Nintendo precisa além de se importar mais com o jogo, dificultar esses jogos ai.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que tudo isso depende de cada um. Eu prefiro os jogos de hoje em dia \(^o^)/. Gosto mais do New Super Mario Bros. Wii que do Super Mario Bros. 3, mais do Super Mario Galaxy (e o 2) mais que Super Mario 64, mais do Mario Party 9 que do Mario Party 3... é... não sou muito old-school...

    ResponderExcluir
  5. mas tem alguns (muitos)jogos antigos da nintendo que ganham de longe de alguns jogos de hoje.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem