Em conversa realizada em 1989, Miyamoto diz que primeira fase de seus jogos são feitas apenas no final do desenvolvimento

Uma conversa entre dois dos maiores desenvolvedores de games do mundo, o criador de Mario, Shigeru Miyamoto e Yuji Horii, responsável pela criação da franquia Dragon Quest, foi recuperada por um site japonês e revelada ao público. Nesta discussão, eles abordam variados temas, sendo que o foco da entrevista era o desenvolvimento de The Legend of Zelda: A Link to the Past, para Super Nintendo, e Dragon Quest IV, para o Famicom (NES japonês) . Muita coisa foi dita nesta entrevista, e abaixo você confere algumas das revelações feitas por Shigeru Miyamoto, envolvendo a criação do primeiro estágio de seus jogos de ação, o desafio de balancear a dificuldade das fases depois de finalizar o desenvolvimento do jogo, e até mesmo um certo descontentamento do mestre em relação aos finais de cada fase do jogo Super Mario Bros..

Sempre nos esforçamos para reduzir a dificuldade dos calabouços [da série Zelda] em 20% quando acabamos de fazer o jogo.

Quando estamos fazendo um jogo de ação, fazemos o segundo estágio primeiro. Só começamos a fazer o estágio 1 uma vez que o jogo esteja finalizado.

Falando sobre cutscenes (sequências animadas não jogáveis)...

Eu realmente não gosto de tirar o controle do jogador. Quero fazer tudo o que for possível para assegurar que eles sintam que estão no controle. Mario agarra a bandeirola, desliza até a sua base, e entra sozinho no castelo, certo? Não gosto disso. Quero deixar os jogadores entrarem no castelo por eles mesmos, se possível.

Muitos outros assuntos foram discutidos, para saber mais, visite o site GlitterBerri's , o mesmo que divulgou esta conversa entre Miyamoto e Horii, clicando no link abaixo. Miyamoto fala até mesmo que pensou em fazer um jogo sobre educar um filho. Muito interessante esta discussão, mesmo que tenha ocorrido há 23 anos atrás, para que possamos entender um pouco melhor sobre os métodos de desenvolvimento deste grande mestre Shigeru Miyamoto.

4 Comentários

  1. Sera que ele ainda usa esses métodos de criação ?
    não importa, Ele acertou em cheio nas escolhas e nos proporcionou otimos games que ate hoje são jogados.

    ResponderExcluir
  2. Isto é meio estranho, desenvolver a primeira fase só depois.
    Mas vejo que este metodo deu certo, com tamtos jogos boms que ele fez até hoje.

    ResponderExcluir
  3. Atualmente ele aceitou as cutscenes pelo jeito, já que Skyward Sword tem muito. Mas seria difícil explicar a história se não tivesse-as em sua abrangência!

    ResponderExcluir
  4. Interessante.

    @misael
    Não acho isso estranho. Na verdade, acho que tem bastante sentido.
    Como diz o ditado: "A primeira impressão é a que fica." Se o jogador acha logo o primeiro estágio extremamente ruim, provavelmente ele terá uma má percepção de como o resto do jogo será. É crucial que o primeiro estágio seja o mais aprimorado possível, para que então a pessoa na frente da tela seja estimulada a conhecer o restante daquele mundo ali apresentado.
    Percebe-se que Miyamoto foi muito bem sucedido em sua técnica, já que Mario e sua trupe não perderam a maestria até hoje.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem