Tetsuya Nomura se inspirou em Super Mario 64 para criar Kingdom Hearts


Em sua mais recente entrevista para a seção Iwata Asks, Satoru Iwata e o desenvolvedor Tetsuya Nomura se reuniram para falar sobre o jogo Kingdom Hearts 3D. Durante a conversa, o criador da franquia Kingdom Hearts acabou revelando ter sido fortemente influenciado pelo jogo Super Mario 64 para iniciar o desenvolvimento de Kingdom Hearts, que também marcou sua estréia como diretor. Em um encontro casual com seus colegas Shinji Hashimoto e Hironobu Sakaguchi, em que eles estavam discutindo sobre a impossibilidade de se utilizar o personagem Mickey Mouse em determinado projeto, Nomura decidiu que queria participar desta nova empreitada, ainda que na época, não estivesse pensando em usar Mickey. Quando ele disse aos seus colegas que queria fazer um jogo no estilo de Super Mario 64, Hashimoto e Sakaguchi disseram: "Mas Mario já é um personagem famoso mundialmente. Vai ser impossível começar um jogo do zero com um personagem totalmente novo". Somado a isso, também acreditavam que Nomura não conseguiria competir com Mario. Então, alguém disse: "A única maneira de fazer isso seria usar personagens tão conhecidos como os da Disney". Ao saber, mais tarde, que poderiam usar os personagens Disney, Nomura quis aproveitar a chance.


Quando Iwata elogiou a dinâmica do novo sistema "Free-Flowing Action" de Kingdom Hearts 3D, em que é possível utilizar qualquer parte do cenário para iniciar ataques contra os inimigos do game, Nomura disse que sempre gostou de ficar explorando os arredores do castelo em Super Mario 64 livremente, e que se inspirou nestas experiências para a criação deste sistema no novo Kingdom Hearts para 3DS. Iwata confirma que a sensação de liberdade em explorar os ambientes de Super Mario 64 foi mesmo idéia de Shigeru Miyamoto.
Ah, eu me lembro do senhor Miyamoto dizendo que ele queria criar o jogo onde apenas segurando o controle e se mover ao redor do mundo seria divertido, mesmo sem nenhuma missão em particular para completar. Quando eu vi que ele havia conseguido isto, fiquei realmente impressionado, pois era algo que eu mesmo pretendia fazer. Mario responde exatamente às suas intenções enquanto se move, e todos os seus movimentos pareciam suavemente conectados. Acho que Mario 64 mudou os jogos de ação, para sempre.
Tenho certeza que todos concordamos quanto a isto, Sr. Iwata!

5 Comentários

  1. Eu costumo dizer(ou vou começar a me acostumar): Mario para hje, Mario para amanhã, Mario for Ever!

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  2. Tem certas coisas que nunca muda, Mario fazendo história, franquias novas sendo criadas em pensamento de Mario, algo muito emocionante, creio eu, para a Nintendo, ver hoje um mercado muito bom que gira bilhões de dólares em que ela está presente a muitos anos fazendo história!

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  3. OMG \=D/

    é isso aê! MARIO FOREVER!!!

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  4. Kingdom Hearts é o meu RPG favorito e Mario é meu personagem favorito da Nintendo!

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