Mario Kart 7: saiba o que mudou nas pistas retrô do game

Quem é fã de Mario Kart já deve ter se deliciado com os vídeos e screenshots do game que têm pipocado na mídia — especialmente, das pistas retrô, que, com um gesto de respeito aos títulos anteriores e ao elemento "nostalgia", nos remetem novamente à diversão que tivemos em tempos passados. Que tal analisar o que há de novo nas pistas velhas do novíssimo Mario Kart 7 e o que permaneceu igual aos jogos predecessores da série? Veja a adaptação da lista de mudanças nas pistas retrospectivas compiladas pela equipe do site GameXplain:

Shell Cup

N64 Luigi Raceway
  • Lembra do balão de ar quente que sobrevoa a estrada com uma caixa de itens pendurada? Pois é, ele está bem mais acessível quando comparado a outras versões. Isso se deve ao fato do balão planar horizontalmente pela pista, ao invés do costumeiro movimento de subir e descer. Com isso, porém, a caixa de itens agora tornou-se regular, e não pode mais garantir ao corredor um Casco Azul.
  • Na curva maior, agora é possível subir nas paredes limítrofes para acessar algumas plataformas de turbo.
GBA Bowser Castle
  • Não houve mudanças significativas além da adição de uma rampa que permite o uso da asa-delta.
Wii Mushroom Gorge
  • Notícia triste: o atalho que existia no começo de cada volta — aquele antes do penhasco de cogumelos que te leva para dentro da caverna — foi removido.
  • Dentro da caverna, há uma rota de cogumelos de salto; se você escolher o caminho da esquerda, descobrirá que alguns fungos gigantes foram removidos em prol do uso da asa-delta neste trecho determinado.
DS Luigi's Mansion
  • Agora, pinturas dos Boos estão alinhadas nos corredores, e alguns fantasmas tentarão escapar dos quadros.
  • Na área do cemitério, foi instalada uma rampa que permite ao jogador voar de asa-delta, tal como um novo atalho localizado à direita — um buraco por dentro do qual você poderá dirigir.

Banana Cup

N64 Koopa Beach
  • Koopa Beach foi uma das pistas que mais sofreu alterações para Mario Kart 7. Logo no começo da partida, você verá uma grande rocha na parte direita do ponto de largada.
  • Os dois atalhos do game original para Nintendo 64 foram completamente alterados. O caminho arenoso que era revelado com o recuar das ondas agora foi removido — e substituído por uma pequena rampa. Esta rampa, por sua vez, leva o corredor ao atalho da caverna, que agora está localizada bem mais à direita da pista do que antes. Para alcançar a rampa, você precisa usar um Super Cogumelo numa plataforma de salto inserida sobre a areia, o que permite que você voe de asa-delta por dentro de um túnel. Se você perder a rampa, você ainda poderá cortar caminho pela água e prosseguir com seu curso normalmente.
  • A rampa alta que dava no topo de uma rocha gigantesca agora tornou-se mais estreita e também permite que você voe de asa-delta. Os jogadores de Mario Kart 64 podem se lembrar que havia uma caixa de itens sobre a rocha supracitada que sempre continha um Casco Azul — infelizmente, essa Item Box foi removida.
SNES Mario Circuit 2
  • Na areia, foi instalada uma rampa que pode ser usada como um atalho. Para tanto, o corredor deverá usar um Super Cogumelo enquanto estiver passando por ela.
  • O grande salto — no qual você pula por cima de uma porção da pista — agora permite o uso da asa-delta. Também há uma plataforma de salto localizada na parte esquerda desta seção que você pode usar para conseguir permanecer mais tempo no ar.
GCN Coconut Mall
  • As escadas rolantes agora possuem setas para mostrar claramente a direção em que se movem.
  • Ambas as rampas que levam os corredores para fora do shopping agora possibilitam o uso de asas-delta.
  • Lembra da seção onde havia três Miis dirigindo carros vermelhos? Agora há apenas dois deles, e são bem mais animados do que antes — eles podem até executar algumas poucas manobras com suas carangas!
DS Waluigi Pinball
  • O tubo de propulsão no começo da pista agora te faz voar de asa-delta para cima e para fora.
  • Os perigos proporcionados pelos elementos pinball agora estão bem mais difíceis.

Leaf Cup

N64 Kalimari Desert
  • Várias rampas pequenas foram adicionadas por toda a pista.
  • Uma rampa gigante foi adicionada no cruzamento de dois trilhos. Com ela, você poderá sobrevoar os trilhos com o uso da asa-delta.
DS DK Pass
  • O Item Box escondido no topo do monte de neve parece não fornecer mais uma estrela, como era de costume.
  • A rampa final agora leva o corredor a uma área de voo de asa-delta.
GCN Daisy Cruiser
  • Infelizmente, as caixas de itens não deslizam mais para frente e para trás de acordo com a inclinação do navio.
  • Há uma nova bifurcação no início da pista. O caminho da direita ainda permanece igual, embora tenha sido espelhado no lado esquerdo.
  • Agora é possível mergulhar por dentro da piscina e seguir o atalho da borda externa a partir daí.
  • A sala de maquinarias agora está inundada; inclusive, foi invadida por algumas ostras, que proporcionam um desafio maior aos jogadores — e uma caixa de itens.
Wii Maple Treeway
  • Os quarter pipes nos quais era possível executar manobras foram removidos em algumas curvas.
  • Infelizmente, a seção formada por cordas entrelaçadas, sobre a qual o vento soprava permitindo a execução de manobras menores, agora foi substituída por uma área de asa-delta.

Lightning Cup

Wii Koopa Cape
  • Os quarter pipes também foram removidos de algumas curvas.
  • O cano subaquático agora teve a metade superior removida e está repleto de água.
  • Os bastões de fogo que giravam no túnel agora foram substituídos por Cheep-Cheeps.
GCN Dino Dino Jungle
  • A maioria das "lombadas" do início da pista foi removida.
  • Você não precisa mais de um cogumelo ou estrela para alcançar o atalho na caverna, que agora leva o jogador a uma área de sobrevoo por asa-delta.
  • Também há uma área de voo na saída da caverna.
DS Airship Fortress
  • Não houve mudança significativa, embora os Bullet Bills agora produzam um tipo de zumbido quando os corredores desviam deles.
SNES Rainbow Road
  • Diferente de Super Mario Kart, os Thwomps agora começam a cair logo na primeira volta — ao invés de esperar pela segunda.
  • Agora, os Thwomps danificam a pista quando caem, gerando quebras e distorções. Mas há males que vêm para o bem: no tempo certo, essas áreas danificadas podem ser usadas para executar manobras.
  • Várias rampas novas foram instaladas, permitindo que você corte caminho pela pista se tiver uma estrela ou um cogumelo.

Battle Mode

GBA Battle Course 1
  • Toupeiras Monty foram espalhadas por toda a pista.
N64 Big Donut
  • Agora, é possível pular por cima do centro de lava por meio de quatro rampas e ainda pegar um item do carro-palhaço de Bowser, que paira sobre a lava.
DS Palm Shore
  • Continua a mesma, sem alterações significantes além do ambiente em 3D.

Mario Kart 7 será lançado no dia 4 de dezembro de 2011. E não desligue os motores — continue ligado para mais novidades sobre o game de corrida mais maluco do ano!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

18 Comentários

  1. ah,otimo,tiraram a coisa mais legal de varias pistas.
    esse jogo tah piorando cada vez mais--

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  2. Eu amo pistas retro,tão nostálgico.

    A retro que eu mais gosto (atualmente no Mario Kart 7,que não é retro no Wii) é a Maple Treeway.

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  3. Eu ja tenho o 3DS, agora só falta esse jogo e o mario land 3d, aproposito, meu friend code é 4897-6256-3355

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  4. Eu amo as pistas retrô tbm!!! são sempre incríveis!!

    @Eduardo Jardim, no mario kart ds aqueles são bullet bills, já no mario kart 7 eles passam a ser banzai bills por serem significadamente maiores e tem várias mudanças em seu design.

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  5. Algumas mudanças foram agradáveis, já outras deixaram a desejar. Mas acho que tudo não passa de uma adaptação ao jogo com o novo sistema de asa-deltas e pistas sub-aquáticas, deixando as pistas retrô um pouco mais atrativas e sendo mais do que pistas "reaproveitadas". Quem quiser a versão original, jogue o Mario Kart da pista original!

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  6. As mudanças também são necessárias para que o jogo não se torne um apanhado de corridas ou uma cópia. As pistas retrô são uma homenagem ao passado, não uma cópia exata. Pra mim este jogo deverá ser bem próximo do perfeito!!! Mal posso esperar pelo lançamento.

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  7. @João Pedro você é tão negativo '-' eles tiraram, primeiro, para se adequar ao portátil, ao 3D e aos novos ''itens'' como a hélice e asa-delta. Também não gostei de ter tirado tudo, mas como eu sempre digo, vamos ser otimistas e este jogo será sensacional sem tirar nem pôr!

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  8. mais do que bem próximo do perfeito; e sim muito, mas muito próximo do perfeito!
    compra garantida!

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  9. @João Pedro sinto indícios de que vc não é mais nintendista. seu infeliz. o jogo tá tão perfeito, mas tão perfeito que vc não faz nem ideia do número de vendas dele que aparecerão na primeira semana do lançamento dele e farão um estrondo fenomenal. espera só pra ver fio. '-'

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  10. @Eduardo Jardim,Coconut Mall é do Wii e não do Gamecube

    Retro circuits,ótimas pistas para começar em um Mario Kart,ali onde tu se profissionaliza nas novidades,já que tu ja conhece as pistas.Esse jogo promete,pelos trailers esta perfeito,mas minha avaliação final é só quando jogar msm =D

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  11. @Eduardo Jardim a Koopa Beach é do SNES e não do N64

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  12. @Math
    Não sei do SNES, mas tem um Koopa Beach no N64 também. E o que fala na postagem faz sentido...

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  13. Resumindo: Colocaram um monte de coisa só pra forçar essa coisa ridícula de asa delta.

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  14. @CersoLox: Pois é.

    Pow, achei que essa da Maple Treeway foi bem FAIL, porque a ponte de cordas era uma das partes mais dinâmicas da pista "/ A da Koopa Cape também.

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  15. @--Sunny--
    Fato. Essas adaptações são, de longe, as mais falhas que a Nintendo já fez. Conseguiram ser piores até que as do Baby Park e Luigi Circuit, ambas do GCN que foram mudadas no DS.
    Para quem não sabe: Baby Park perdeu duas voltas e Luigi Circuit perdeu seu atalho.
    Outra coisa que eu achei tosca foi o fato de terem diminuido o número de voltas da Rainbow Road de SNES.

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  16. A Coconut Mall não é de GNC é Do Wii por causa dos Miis

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