Super Mario 3D Land: dezenas de novos detalhes são reveladas

Quanto mais Super Mario 3D Land se aproxima às prateleiras, mais detalhes sobre seus controles e fases são divulgados. A seguir, você confere um resumão de todas as novidades reveladas na última edição da revista Nintendo Power — como havia sido previamente prometido pela equipe editorial. A compilação foi transcrita por Valay, editor do site Nintendo Everything. Pode haver alguns spoilers, portanto, se não quiser estragar a surpresa, pegue seu Bloco Helicóptero e saia voando para outros artigos do site.

Detalhes Gerais/Recapitulação

Foi dito que, ao contrário de games como Super Mario Galaxy, Super Mario 3D Land é focado na ação ao invés da exploração. É um novo passo para a Nintendo EAD Tokyo, que, como visto em Super Mario Galaxy, é perita em exploração de ambientes. Essa característica gera, automaticamente, um sentido de intuição mais forte. Quando os membros da equipe da Nintendo Power testaram Super Mario 3D Land, alegaram não ter passado um só segundo raciocinando sobre a direção que deveriam tomar para o progresso no jogo. Se houver alguma dificuldade com a câmera, basta pressionar para esquerda ou direita nas teclas direcionais (Control Pad) do Nintendo 3DS para mover a câmera e dar uma olhada no caminho que está à sua frente ou atrás de você.

Todas as fases do game possuem um conjunto de medalhas que você pode coletar. Um sinal sonoro sutil poderá ser escutado quando o Mario estiver próximo a um desses itens coletáveis. Todas as áreas também terão bandeiras de checkpoint para salvar seu progresso no jogo — e relógios verdes espalhados pelas fases adicionarão mais segundos ao timer.

O herói da aventura, Mario, terá uma série de controles com os quais os gamers já estão familiarizados, tal como alguns movimentos novos. Para executar o famoso Ground Pound — que Mario aprendeu com o Yoshi lá no tempo da vovozinha —, deve-se pressionar L ou R enquanto Mario estiver pulando. Executar o Backflip do Mario, popularmente conhecido como "salto mortal para trás", segue a mesma linha dos games anteriores: Mario deve abaixar (L/R) e saltar; a diferença é que Super Mario 3D Land exige que Mario fique agachado por aproximadamente um segundo para poder "carregar" o Backflip. Também haverá a opção de dar o mesmo pulo, só que para frente (uma espécie de "Frontflip"). Mario também aparecerá novamente com seu Long Jump, ainda desferido da mesma forma (em movimento, com o uso dos botões de pulo e de agachar). Não devemos esquecer do Wall Jump, que também marca retorno, e a recentemente criada cambalhota, que pode ser usada para derrotar alguns tipos de inimigos — ou somente para se locomover de forma mais estilosa! Mas nem tudo é um mar de rosas: os fãs do Mario podem dizer adeus para o Triple Jump do encanador (a façanha sequencial de três pulos que Mario domina desde Super Mario 64), que não estará presente no jogo. Para correr, você precisará apertar um botão, como nos velhos tempos — mas será que isso funciona num game em 3D do Mario?

Como visto numa screenshot, haverá inimigos que lembram joaninhas multicoloridas que marcham em círculos. Se Mario pular na cabeça de cada um deles sem tocar o chão, estará fazendo o combo de sucessão que pode resultar numa vida extra — uma característica já típica da série que não foi esquecida em Super Mario 3D Land.

Tanooki Suit

Ficamos contentes ao ver o triunfal retorno do Tanooki Suit, mas, infelizmente, ele não terá todas as mesmas funções (nem o mesmo controle). Para planar vagarosamente para baixo depois de um salto, basta manter o botão de pulo pressionado (diferente de Super Mario Bros. 3, no qual devíamos pressionar o botão de salto repetidamente para que o Raccoon/Tanooki Mario se mantivesse no ar, mas igual ao Rabbit Mario de Super Mario Land 2: Six Golden Coins, que exige apenas que o botão mantenha-se pressionado). Com seu rabo de guaxinim, será possível destruir blocos e inimigos próximos.

A Jogabilidade em Algumas Fases

No mundo 1-2, você pode ignorar uma ponte tomando uma rota alternativa por uma saliência encontrada no plano de fundo. Fazendo isso, Mario se parecerá minúsculo conforme for controlado à longa distância, bem ao fundo da fase. Enquanto isso, maças medievais enormes presas a correntes ficarão balançando por sobre a ponte em primeiro plano. Você saberá quando o World 1-2 chegará ao fim quando entrar num cano verde que te trará de volta. Há uma tocha próxima a esta área, e você pode acendê-la fazendo o uso esperto de uma bola de fogo — mas sem pressa, a Flor de Fogo agora não tem tempo limite!

A fase 1-4 pode lembrar vagamente às de Super Mario World, visto que é ambientada nas alturas e feita praticamente com plataformas movidas por maquinaria. Entre coletar moedas no ar e desviar de Paragoombas e Plantas Piranha, você deverá ficar atento para a troca de conjunto de plataformas, que vão se tornando mais difíceis com o passar do jogo. Um bloco laranja localizado no fim do World 1-4 servirá para teletransportar Mario em direção à bandeira objetiva.

Na fase subterrânea 2-2, o ambiente é terrivelmente escuro e a visibilidade é bem fraca além do círculo de luz que permanece centralizado no Mario. Como se não fosse o bastante, você terá que se preocupar com os poços viscosos de veneno roxo e se mover rápido às escuras — já que algumas plataformas não permitem que o encanador fique muito tempo sobre elas.

O World 3-1 apresenta uma fase montanhosa que se extende horizontalmente, de modo que Mario precise correr na direção da tela para progredir. Você poderá ver quase toda a fase a partir do ponto de início. Mas a área não carece de truques de câmera: se você posicionar Mario em frente a um telescópio, será possível mudar a câmera para visualização em primeira pessoa, tornando possível a movimentação da câmera por meio do Circle Pad — ou pela inclinação do 3DS, visto que o controle giroscópico estará ativo em certas partes do game. Enquanto estiver usando o telescópio, o Toad chamará sua atenção dizendo "Hey!"; dando zoom com o botão R, você poderá encontrar o pequenino em algum lugar. Se o fizer, Toad dará uma risada e te mostrará onde a medalha da fase está originalmente escondida.

O estágio do Bowser em Super Mario 3D Land será o mais clássico possível: será repleto de Thwomps, Dry Bones, Hammer Bros., muito fogo e muita lava. O telescópio desta fase, que poderá ser alcançado ao subir num Thwomp, revela que você deve salvar o pobre Toad, que, para variar, precisa ser liberto da jaula dentro da qual Bowser o prendeu. As batalhas contra Bowser prometem ser caóticas: deve haver muito esforço para desviar das labaredas do Rei dos Koopas (às vezes, será preciso dar Long Jumps para fazê-lo). A ponte vista numa das primeiras batalhas contra Bowser é muito mais comprida do que as pontes mostradas em jogos anteriores do Mario — ou seja, é mais difícil passar pelo vilão e acionar o botão que destruirá a ponte. O pior de tudo é que, na primeira vez em que você conseguir passar por ele, o tirano dará um pulo para trás e bloqueará o seu caminho; ocasionalmente, Bowser também batalhará usando seu próprio rabo de guaxinim. O mais legal de tudo é que, seguindo o exemplo dos Bowsers falsos em Super Mario Bros., o Bowser contra o qual você batalha se transformará, após sua derrota, num reles Goomba em posse de uma Folha Tanooki.

Super Mario 3D Land, o próximo grande game da série Super Mario principal, será lançado para 3DS no dia 3 de novembro no Japão, 13 de novembro no Estados Unidos e 18 de novembro na Europa. Fique de olho em nosso arquivo 3D Land para mais detalhes!

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

21 Comentários

  1. o visual do mario lá em cima fazeno os movimentos tá no estilo Super Mario 64. O game ainda vai dar mais o que falar porque ainda não revelaram tudo como o de costume tipo mais novos poderes(ou ñao)queria mesmo é ver o poder do Sapo ou do Martelo :oD

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  2. Eu estou esperando muito, muito esse jogo! Eu estou esperando ele até mais que o meu aniversário, depois de amanhã! :) :D :} :] :> ^O^ \o/

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  3. Alguém me diz como colocar uma figura pra mim, por favor?

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  4. @Super Mario vc tem que ir no blogger para alterar sua imagem

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  5. @Super Mario, vai no seu perfil do blogger em, editar, Fotografias e tem lá pra botar uma foto, é só escolher qualquer uma e pronto ;)

    @post, mal posso esperar por esse jogo, qual será os novos power ups? será que o Toad vai dizer: "Thank You Mario But Our Princess is in Another Castle"?

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  6. Eu queria saber se os koopalings estarão nesse jogo,se não,quem estará pilotando os barcos?

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  7. OMG!!!!!!!!!!!!!! @eu pensei nisso, nossa antiga ira que era despertada ao ouvir isso vai voltar!!!!!hahahahahhahahhahhha!

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  8. @Super mario bros. e @Juh_Mario

    Não aparece aqui. Eu coloquei no perfil.

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  9. Apareceu! kkkk Desculpa, eu não sabia.

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  10. Algumas coisas ruins, mas nada que atrapalhe o jogo em sim x) Eles devem estar fielmente baseando-se em Super Mario 64.
    ''Com seu rabo de guaxinim...''
    Jardim, o Tanooki não é guaxinim, e sim um Texugo! A forma Raccon que é guaxinim.

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  11. É impressão minha ou estão usando as mesmas texturas de Mario Galaxy?

    @Matheus (MATH???@)

    Não é um texugo, tecnicamente, tanooki é um animal da mitologia japonesa que tinha a forma de um texugo sim, mas podia se transformar em outras coisas.
    E...acho que ainda seria melhor estrelas do que bandeiras no final ( se é que o jogo continua se baseando nisso )

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  12. Pra mim é um guaxinim.
    Esse jogo vai ser o maior sucesso,vai fazer as vendas do 3DS ainda mais e também vai ter Mario Kart 7,Paper Mario,Mario & Sonic 3,Luigi's Mansion 2 e Mario Tennis que aumentar muito mais as vendas.
    E @Holo
    Sim.

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  13. @Holo e @Caetano mas eu conferi na Super Mario Wiki, e lá estava dizendo que é Roupa de Texugo (traduzindo ao português). '-' que confuso... Mas essa da câmera foi o que atrapalhou. Aliás, acho que será meio New Super Mario Bros. Wii, e não coletará estrelas.

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  14. Onde é que mostra os níveis como 3-1 e 2-2? Não achei nenhum desses.

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  15. Nem todas as fases foram reveladas ainda, Super Mario!

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  16. Mas se só aparece a tela de cima, como vc sabe os número dos níveis? Quase todas as figuras só mostram a tela de cima.

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  17. Há vários vídeos e jornalistas/entusiastas que o comprovam por meio de hands-on e footage. Pode ficar despreocupado!

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