Central de Dúvidas: Rapidinhas 17

Cansados de tanta macacada na última edição do quadro Rapidinhas da Central de Dúvidas do Reino do Cogumelo, passamos um bom tempo relembrando os tempos de Donkey Kong e imaginando quantas vidas conseguiríamos pegar ao coletar todas as bananas da seção horti-fruti do mercadinho. Qual será o efeito que a edição de hoje terá ao longo da semana? Esperamos que menos alucinógenas! Espero que ninguém tenha perguntado sobre o Wario bêbado de Wario Land III...

Antes que se esqueçam, eu sou o Vinny, e gostaria de saber por que em Super Mario 64 DS o Luigi não consegue fazer Wall Jump e faz um pulo parecido com o Flutter Jump; mas nos outros jogos, ele pula normalmente e faz o Wall Jump. Mas por que acontece isso? Obrigado.
Pedro Henrique/Vinny, por e-mail
É tudo culpa de Yume Kōjō: Doki Doki Panic, o jogo sobre o qual o Super Mario Bros. 2 americano foi criado. Luigi adotou a mecânica que antes era exclusiva para a mãe da família, que dava pulos mais altos e permanecia mais tempo no ar dando rápidas pedaladas. Luigi tem um movimento parecido com esse em Super Mario 64 DS, embora não seja um Flutter Jump completo — e sim, como diz o manual, um pulo chamado Scuttle. O movimento com certeza é uma referência a Super Mario Bros. 2, assim como os movimentos da Peach em Super Smash Bros. Brawl, como flutuar em pleno ar e arremessar nabos. Luigi dá pulos diferentes em outros jogos pois isso depende da equipe de desenvolvimento e do foco de determinado game.
A nova versão de Super Mario All-Stars lançada no Wii teve algumas mudanças gráficas?
Emmanoel, por e-mail
Não foi feita nenhuma mudança gráfica no port de Super Mario All-Stars Limited Edition para Wii, apenas o formato de tela: a imagem exibida é ligeiramente esticada para a proporção 4:3 (1,33), ao contrário do formato original do SNES, de 8:7. O port não suporta o formato 16:9 (1,77) da TV em alta definição, logo, há letterboxing na tela — ou seja, barras pretas ao redor da exibição principal.
Eduardo, estou com uma dúvida. O plano de fundo do Mundo S de Super Mario Galaxy 2 seria o planeta de Rosalina?
Lucas Candal, por e-mail
Interessantíssima a pergunta! Como visto durante os eventos de Super Mario Galaxy, Rosalina vem de um planeta azul (um nome que me soa bem familiar...), e isso descreve o planeta que há no plano de fundo do World S: Here We Go! de Super Mario Galaxy 2. Infelizmente, o planeta, que tem quatro continentes com formato de estrela, ainda é classificado como desconhecido, e qualquer resposta a respeito dele que não seja esta abusa da criatividade e não passa de teoria.
Eu tenho uma dúvida sobre a cronologia dos jogos. Eu sempre achei que o primeiro fosse Super Mario Bros. e depois Super Mario Bros.: The Lost Levels, Super Mario Bros. 3, Super Mario World e New Super Mario Bros. Wii, mas depois, eu vi num fórum que New Super Mario Bros. Wii veio antes de Super Mario Bros.; e, em um site, que, na verdade, era apenas um remake do primeiro Super Mario. Isso me deixou com muita dúvida, por que, se for verdade, não era Fake Bowsers em Super Mario Bros., e sim, os próprios Koopalings (como em New Super Mario Bros. Wii), e isso ficou muito estranho. Então, New Super Mario Bros. para DS também seria um remake?
Lucas Babolim, por e-mail
Calma, paisano! Você com certeza andou visitando sites que não eram de confiança, porque não existe essa papagaiada de remakes e cronologia entre os games que você citou. O motivo: são jogos da série Mario, e não The Legend of Zelda, que tem todo um esquema cronológico (The Legend of Zelda: Skyward Sword, que chega na América no dia 20 de novembro de 2011, é o primeiro jogo de toda a cronologia da franquia, acontecendo antes mesmo de The Legend of Time: Ocarina of Time). Com Super Mario, você jamais terá esse problema. O roteiro dos jogos acontece na ordem exata em que são lançados. Portanto, Super Mario Bros. é o primeiro, e Super Mario 3D Land é o último. Os único games do Mario a mexer com a linha temporal da série foram Mario & Luigi: Partners in Time e Yoshi's Island DS, que, mesmo sendo poucos, já causaram um montão de controvérsias.
Em alguns jogos do Donkey Kong, se fala que Cranky seria o Kong original do arcade Donkey Kong, e o Donkey Kong atual é o Donkey Kong Jr. do arcade seguinte. Mas eu queria saber se Mario sempre foi o mesmo desde Jumpman ou se o Mario que conhecemos hoje é substituto da sua primeira versão, assim como o Donkey Kong?
Rodrigo Silva, por e-mail
Sim, Mario sempre foi o mesmo. Ele é o ex-namorado da Pauline e atual usuário do novo e melhorado Tanooki Suit de Super Mario 3D Land. Só para fazer um adendo, o Donkey Kong atual é filho do Donkey Kong Jr., já que a grande maioria dos games da série Donkey Kong descrevem Cranky como o avô do DK. Essa enrolação toda na vida dos Kongs foi causada exclusivamente pela Rare, responsável pelos títulos Donkey Kong Country (SNES).
Olá, eu gostaria de saber quais diferenças existem fisicamente nos jogos da Nintendo Selects do Wii; pelo que vi, o layout da capa tem aquele detalhe em vermelho com o selo, mas tem mais alguma coisa diferente além disso?
Marcelo Ferreira, São Paulo (SP)
Aparentemente, não. Até o CD do game permanece igual.
Oi, galera, eu queria saber se existe alguma foto ou qualquer coisa que mostre o Mario com mais ou menos 15 anos de idade, já que as versões mais conhecidas dele são como bebê e adulto.
Rodrigo Silva, por e-mail
Existe, sim: a imagem abaixo vem da história em quadrinhos Warios Weihnachtsmärchen, publicada pela revista Club Nintendo da Alemanha. Nela, é revelado que Mario e Peach se graduaram juntos, e, no baile de formatura, a jovem princesa escolheu dançar com o Mario, deixando o Wario no chinelo:

Mario com certeza deve ter pouco mais de 15 anos, já que é um baile de formatura, mas é a única aparição oficial do período de adolescência do encanador, que ainda não tinha desenvolvido aquele bigodão de assinatura.
Como vocês sabem, ainda não lançaram um novo Mario & Luigi RPG. Mas depois que vi esse vídeo, fiquei confuso, já que mostra alguns Shroobs congelados no game Mario & Luigi: Bowser's Inside Story. No meio do vídeo, vi que a Princesa Shroob estava lá. Mas como, se nós matamos ela? Por favor, me ajudem.
Jean Lucas Santos Freitas, por e-mail
Pois é, os Shroobs realmente estão lá. É real. Mas estão tão congelados quanto o Capitão América ficou por quase sessenta anos. A Nintendo e a Alphadream ainda hão de usá-los no futuro, mas isso não implica um quarto título da série Mario & Luigi — ou que eles retornarão ao invés de serem trocados por uma nova história.
No "Central de Dúvidas: Rapidinhas 16", foi perguntado (pelo @felipefabricio) qual é o primeiro jogo do Mario em 3D e por que Super Mario 64 é considerado o primeiro jogo 3D ao invés de Super Mario Kart e Super Mario RPG, que foram lançados antes. A pergunta foi respondida. Até aí tudo bem. Mas descobri que, em 1995, foi lançado Mario Clash pra Virtual Boy, e que esse foi o primeiro jogo 3D do Mario, porém, não fez muito sucesso mas revolucionou a série, vindo depois dele o RPG e mais tarde o 64. Afinal, porque Mario Clash não fez tanto destaque? Foi por causa do console? Mais uma dúvida: Mario Clash e Super Mario RPG possuíam objetos 2D e por isso Super Mario 64 foi considerado o primeiro jogo 3D do Mario — por ser 100% 3D?
Lucas Cardozo, Duque de Caxias (RJ)
Por aí. Mas, se for incluir os games do Virtual Boy, o primeiro jogo a usar polígonos em 3D foi Mario's Tennis, de agosto de 1995, ao invés de Mario Clash, que chegou só em setembro daquele ano.
Oi, meu nome é Matheus e eu tenho umas perguntas: Wario é o quê do Mario? O Mario foi inspirado em uma pessoa real?
Matheus Grossi, por e-mail
Algumas edições da revista Nintendo Power clamam que Wario e Mario são primos, mas isso não foi confirmado. Primo que é primo não mexe com o castelo do outro!
Olá, Jardim. Aqui vai a minha primeira pergunta: as Power Stars de Super Mario Galaxy são as mesmas encontradas em Super Mario Galaxy 2? Desde já, agradeço.
Super Mario, por e-mail
Super Mario, se você não sabe, quem mais saberá? Na verdade, são as mesmas, sim. Por acaso sentiu alguma diferença?
Em Mario & Luigi: Partners in Time, o Baby Bowser se parece muito com o Bowser Jr. Isso foi para chamar a atenção dos fãs do Bowser Jr.? Ou apenas ressaltar o quanto o filho se parece com o pai?
Léo Kardoso, por e-mail
Bem notado, Léo! Em Mario & Luigi: Partners in Time, os caras da Nintendo e da Alphadream, desenvolvedoras do game, parecem nem ter se esforçado para fazer com que Baby Bowser se diferenciasse de Bowser Jr. Inclusive, lhe deram um babador, que era marca registrada de Bowser Jr. O jeito de não se confundir é ver se o babador do dito-cujo tem uma estampa ou não — se tiver, é o Bowser Jr., e se não tiver, é o Baby Bowser. Não se sabe ao certo o porquê de terem feito essa confusão.
Olá, pessoal do Reino do Cogumelo! Estou com uma dúvida: por que Peach, Daisy, Rosalina, Shokora e até mesmo Zelda têm um tipo de broche na roupa?
Pedro Menani, por e-mail
Interessante descoberta! A Peach usa uma joia azul sobre ouro, Daisy possui uma joia turquesa envolta em pétalas, e a Shokora, de Wario Land 4, possui um broche que parece uma mistura entre as duas anteriores — visto que é azul sobre um esquema de pétalas de ouro. Nem a princesa Shroob escapa desse padrão! Pelo visto, deve haver um protocolo na Nintendo sobre broches nos vestidos das princesas do Mario...
Olá, gostaria de enviar uma pergunta, é que entrei no site japonês de Super Mario 3D Land e vi o Luigi na forma Tanooki; gostaria de saber se é verdade!
Joel Soares, por e-mail
Bom, Joel, se está na Nintendo, pode crer que é verdade! Luigi aparecerá em Super Mario 3D Land na clássica forma de estátua de Tanooki. Para saber mais, clique aqui!
Eu estava assistindo Ben 10, aí, eu ouvi ele falando sobre encanadores. Há alguma relação entre os encanadores do Mario e os encanadores de Ben 10 (que salvam o mundo dos E.T.'s)?
Maria Clara, 13 anos, por e-mail
Oi, Maria Clara! Os Encanadores de Ben 10: Alien Force são aquela organização secreta do governo que protege o público de ameaças alienígenas, certo? Infelizmente, não há nenhuma relação entre os diferentes tipos de encanador, e parece não haver nenhuma referência direta aos Irmãos Mario durante o desenho.


Fica aqui mais uma edição do Rapidinhas! Se você tiver dúvidas, basta enviá-las ao e-mail centraldeduvidas@reinodocogumelo.com. Se a sua dúvida ainda não foi respondida, lembre-se — estamos arranjando um espaço na agenda real para postá-la de forma individual. Obrigado a todos que enviaram suas perguntas, e continuem ligado nas nossas notícias, destaques e bolinhos de cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

35 Comentários

  1. Eu sou o Lucas Babolim, mt obrigado pela resposta

    ResponderExcluir
  2. Jardim,
    Acho que não especifiquei a pergunta. Assim: como a Power Star da missão "Purple Coin Omelet" de SMG poderia ser a mesma Power Star encontrada em "Huge Trouble with Big Wigglers" de SMG2, somente mandada para um local diferente? Ou elas vem de lugares diferentes?

    ResponderExcluir
  3. fujam as rapidinhas vão dominar o mundo XD

    ResponderExcluir
  4. Tem umas perguntas meio óbvias, mas tem outras interessantes! Muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Boas perguntas,mais naquele quadrinho o Mario e o Wario estão ruivos.
    Planeta azul deve ser a Terra,mais já descobriram outro (deve ser a Terra mesmo).Voltando à tirinha,ficou parecendo que o Mushroom Kingdom voltou uns 10 séculos atrás hoje,que é mais medieval e na tirinha ta meio anos 90.

    ResponderExcluir
  6. O planeta azul deve ser o Mushroom World porque ela disse que a cada 100 anos choviam estrelas no planeta.

    ResponderExcluir
  7. A maioria das perguntas são as enviadas por e-mail,espero que respondam mais da central de dúvidas e abram ela de novo.

    ResponderExcluir
  8. A pergunta do Lucas Babolim foi bem sem noção :O
    E não é que Donkey Kong deu uma passadinha aqui de novo?

    ResponderExcluir
  9. @Super Dan Bros.
    E vão dominar o mundo bem rapidinha XD

    ResponderExcluir
  10. perai jardim, esse "emmanoel" ai é eu mesmo? pq eu não enviei essa pergunta não, foi uma outra bem diferente, será que eu tenho um chará aqui hein? xD

    ResponderExcluir
  11. ou senão, essa tinha sido uma pergunta antiga minha, parece que sim. xD

    só que nessa época eu não tinha o meu blog ainda, que é new super mario world, na seção de parceiros daqui. :/

    ResponderExcluir
  12. é sim mesmo, duas perguntas muito antigas que eu tinha enviado sem resposta. e sem perfil, diferente do atual.

    ResponderExcluir
  13. Ja que a central ta parada,vo postar uma pergunta mto boa mesmo !!! :D
    Wario e Waluigi Possuem alguma origem alemã,pois se notarem bem,ambos tem sotaque leve alemao,ambos possuem aqueles sapatos tradicionais alemaes(viva Amsterda !!!)e mais,em super mario strikers charged o tema de Wario e uma direta referencia a musica antiga alema,me ajudem reino do cogumelo HELP!

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkkkk, na imagem da HQ do mario que não sei qual é, mas é oficial, tem uma parte em que o mario é levantado pela peach, quanta força ela teve que ter para levantar, ainda bem que ela não faz isso atualmente. xD
    são coisas que pouca gente sabe sobre o mario, e se fosse mostrado em público seria constrangedor pra ele e pra alguns de nós. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. @Super Mario

    "Olá, Jardim. Aqui vai a minha primeira pergunta: as Power Stars de Super Mario Galaxy são as mesmas encontradas em Super Mario Galaxy 2? Desde já, agradeço.
    Super Mario, por e-mail

    Super Mario, se você não sabe, quem mais saberá? Na verdade, são as mesmas, sim. Por acaso sentiu alguma diferença?"

    Para mi, tem diferença sim.
    Em Super Mario Galaxy, as estrelas deveriam ser devolvidas à Rosalina, para que a energia do Comet Observatory pudesse ser restaurada e, assim, garantir ao Mario o acesso para salvar a Princesa Peach.
    Já no segundo game da série, as estrelas são depositadas no reator de energia do Spaceship Mario, pelo mesmo motivo do anterior. Só que, no final, Rosalina aparece com o Comet Observatory funcionando normalmente. Se fossem as mesmas, como os dois "veículos" funcionariam simultaneamente?

    É só minha opinião, mas acho que faz sentido xD

    [removi a postagem anterior porque estava incompleta]

    ResponderExcluir
  17. Gente, acho que o Jardim quis dizer foi que eram os mesmos tipos de estrelas, não as mesmas. Por exemplo: quando estamos jogando Super Mario Bros., pegamos sempre o mesmo tipo de cogumelo, mas não é sempre o mesmo.
    Pelo menos foi isso que eu entendi...

    ResponderExcluir
  18. isso contraria toda a resposta mesmo rafael, eu tbm já pensei nisso. mas não jogo muito mario galaxy aqui.

    ResponderExcluir
  19. Eu pensava que o Mario conheceu o reino do Cogumelo ao desentupir um cano e encontrar uma Warp Zone oO' que loucura.

    ResponderExcluir
  20. @Henrique Borba, olhando por esse ponto de vista, você tem razão xD

    ResponderExcluir
  21. @Rafael Martins eles funcionam juntos porque as estrelas para o Comet Observatory já foram pegas no Super Mario Galaxy.

    ResponderExcluir
  22. O Mario não ficou muito ruim sem bigode,mais ficou esquisito,to mais acostumado a ver ele com o bigode.

    ResponderExcluir
  23. @Wii 3DS, é isso que eu disse... Então não são as "mesmas".
    Mas parece que o que estava em questão é o "tipo" de estrelas, e não as própias estrelas.

    ResponderExcluir
  24. Uau,não sabia de muita coisa...
    ...UAU,minha pergunta foi citada *-*
    Pior que eu fiquei com mais essa dúvida também,obrigado,@Lucas Cardozo!

    @Caetano
    Verdade O.O
    Ele parece mais...Novo .-.

    ResponderExcluir
  25. Jardim tem um cara no Youtube na pagina de destaque chamado Mc Yoshi

    ResponderExcluir
  26. @Rafael Martins
    Não tinha pensado nisso. Valeu :D.

    ResponderExcluir
  27. aquela foto de formatura do mario tem que ser fake! sei que é oficial, mas quando a central de dúvidas anda tava em pé, tinha um link que mostra mario com dois anos, consertando a pisa da cozinha de casa já com o bigode crescendo.

    ResponderExcluir
  28. @Victor
    O problema mesmo é que quando fazem um filme, uma série de televisão, um gibi, etc, eles quase sempre cortam várias ligações com os jogos. Um exemplo é um filme que saiu no Japão (esqueci o nome) em que Peach se casa com outro príncipe no final...
    Nessa imagem da Central de Dúvidas, mostra algo que não faz muito sentido em comparação com os jogos. Mario e Wario não são ruivos nos jogos, e se Mario fosse formado, por que seria um encanador?
    No filme do Mario Bros., Bowser é uma pessoa e Yoshi é um tiranossauro rex.
    É por motivos como esses que eu nunca levo a sério as informações de desenhos e gibis...

    ResponderExcluir
  29. @Rafael Martins entendi tudo errado o que você disse.

    ResponderExcluir
  30. Uhu enviei a primeira pergunta e fui respondido,sorte,brigado msm tirar essa dúvida,sabia que era Baby Bowser,mas dormiram no ponto e fizeram quase iguais,hehe

    ResponderExcluir
  31. Não acreditei na última pergunta...

    ResponderExcluir
  32. @Ness_64 É, e depois a minha que é sem noção XD

    ResponderExcluir
  33. NOSSA FUI RESPONDIDO PELA PRIMEIRA VEZ \O/

    ResponderExcluir
  34. (Sobre a pergunta do Lucas Babolim):Na minha opnião o primeiro da cronologia é Yoshi Island!!Os outros...não faço ideia =P

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem