Central de Dúvidas: Rapidinhas 14

Não, ainda não estamos à beira de um apocalipse... o grande vazio entre as postagens do quadro Rapidinhas, da Central de Dúvidas do Reino do Cogumelo, não irá nos consumir — nós temos os Corações Puros que faltavam para que nossa sessão de perguntas e respostas ganhasse continuidade! Vamos checar novamente os nossos arquivos e não deixar escapar nenhuma questão. Temos que pegar! Gabba gabba hey!

Por que o castelo da Peach em Super Mario 64 é cheio de pinturas nas paredes?
luiz henrique, São Paulo
Por "pinturas", você quer dizer os quadros, certo? Infelizmente, por mais que tenhamos pesquisado, não existe nenhuma explicação específica sobre a origem dos quadros — apenas que Bowser roubou as Power Stars e as distribuiu para seus soldados, que se esconderam em mundos acessíveis dentro de pinturas emolduradas. Como as pinturas mágicas retratam principalmente os inimigos da fase para a qual elas redirecionam, tudo indica que tenham sido espalhadas pelo castelo pelo próprio exército do mal. Vale lembrar que as pinturas não são tudo: Mario ainda pode encontrar passagens secretas em buracos, janelas e até mesmo num relógio.

Por que tem uma roupa de Toad num jogo de Dofus, sendo que ninguém pagou ninguém aí, e nem tem contrato?
Guilherme, perfil não informativo
Pois é... o item ao qual você se refere se chama Toady. Com certeza é uma referência claríssima ao Toad da série Mario, sem tirar nem pôr. Esse tipo de coisa acontece direto, especialmente nos MMORPG's, para os quais a Nintendo não dá muita atenção. Ainda em Dofus, há outro chapéu chamado "Oiram", que quer dizer "Mario" lido ao contrário. Porém, desenvolvedoras independentes ainda têm uma certa liberdade criativa que permite que façam paródias e referências a outras franquias, contanto que não seja nada extremamente idêntico.
Qual é o chefão mais difícil que Mario já enfrentou? Provavelmente Bowser, mas em qual jogo e quando?
Yang, do Club Penguin Novidades Team
Bom, eu acho que "provavelmente" não é o Bowser. O rei dos Koopas já teve seus grandes momentos, mas jamais fora tão difícil de ser derrotado do que Culex (Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, SNES), Princesa Shroob (Mario & Luigi: Partners in Time, DS), Shadow Queen (Paper Mario: The Thousand-Year Door, GameCube), ou a Alma de Cackletta (Mario & Luigi: Superstar Saga, GBA). De fato, Bowser foi deixado no chinelo por esses vilões superiores.
O fundador da Square Enix, Masafumi Miyamoto, tem alguma relação com o criador Shigeru Miyamoto? Obrigado.
Érico, São Paulo (SP)
Parece que sim, mas não. Os dois desenvolvedores não dividem laços sanguíneos.
No mundo 4 de Super Mario Galaxy 2, na Flipsville Galaxy, a última estrela dourada tem o nome de "Flipside" Coin Speed Run. "Flipside" seria uma referência à Flipside de Super Paper Mario?
Victor Aiden/Ceuboy555, Manaus (AM)
Hmm... tem certeza que não está confundindo com Purple Coin Spin Speed Run? A Flipsville Galaxy é muitas vezes chamada erroneamente de "Flipside", já que os jogadores do Mario estão acostumados com o nome apresentado em Super Paper Mario — mas acredito que não haja nenhuma referência direta entre os jogos.

Por que o Mega Mushroom não apareceu em New Super Mario Bros. Wii? Ele era tão firme e o tiraram do jogo...
Ryan/chipmunk, perfil não informativo
Não é que tiraram do jogo. New Super Mario Bros. Wii é um jogo completamente novo, com o foco em jogabilidade multiplayer. No DS, a ideia de Mario ficar gigante era sensacional — especialmente porque eram apenas algumas polegadas! Já na TV da sala, a coisa é diferente; talvez o jogo não suportasse a presença de quatro personagens gigantes correndo no mesmo ambiente. O jogo eu não sei... mas eu não suportaria!
Quando conseguimos 9999 Star Bits em Super Mario Galaxy 2, os cocos (coconuts) viram melancias (watermelons). É verdade?
João Guilherme, perfil não disponível
Sim!
O que a Princesa Peach fala naquele pequeno diálogo na musiquinha dos créditos de New Super Mario Bros. Wii? Ela parecia estar se referindo ao Mario, mas daí aparece o Bowser dando um susto, e, no final, aparece outra voz, que parece ser a do Luigi... enfim, fiquei um pouco confuso.
Júninho Pinho, Porto Velho (RO)
É uma pergunta interessantíssima! Aposto que a maioria dos jogadores fica tão alucinado em destruir os blocos na rolagem dos créditos que nem repara que a Peach fala alguma coisa durante a sequência. Ao ler uma carta idêntica à lida em Super Mario Galaxy, Peach diz "querido Mario, gostaria de te convidar para a noite do Star...". Porém, antes que pudesse terminar de pronunciar "Star Festival", Bowser aparece e dá um rugido forte. Brincalhona, a Peach diz: "Então vamos!" Bowser, confuso, diz "hã?!", seguido de um riso zombeteiro da princesa.
Sabe o jogo Chrono Trigger [SNES]? Então, eu estava jogando ele e cheguei até uma parte que é o castelo de Magus. Lá dentro do castelo, há uma parte onde há uma escadaria que sobe e tem uns monstrinhos lá, que se chamam "Rolos". As escadarias são quase idênticas às de Donkey Kong [arcade], e os Rolos caem como se fossem os barris jogados pelo Donkey Kong. Não seria uma referência ao jogo Donkey Kong?
Bruηø Ћηrq, Sorocaba (SP)
Aquela sala do Castelo de Magus realmente faz referência ao arcade de 1981. Prova disso é o fato de que aquela área em particular pode ser jogada apenas em duas direções — como uma plataforma de rolagem lateral. A Square sempre coloca coisas malucas dentro de seus jogos; a companhia até mesmo fez referência ao Link, herói de The Legend of Zelda, em Final Fantasy I, e ao Resident Evil 2 em Final Fantasy 9.
Jardim, meu amigo disse que vai ter um jogo que se chama Mario is Missing 2 Wii. Isso é verdade??
Edu, perfil não disponível
Oi, xará! Isso é tão mentira que até dói nas vistas. Uma, que Mario is Missing não foi lá o melhor jogo da história do Mario... e outra que ninguém faz jogos cujos títulos mostram tanto o nome do console quanto o número de sequência. Seria tão estranho quanto Super Mario Galaxy 2 Wii ou, digamos, New Mario's Early Years: Preschool Fun 2 Wii. Meu Deus... isso é feio!
Eu estava jogando Brain Age Express: Math e consegui 12 estampas. Apareceu um jogo que não fazia parte do treinamento; era para relaxar. Eu tinha que destruir vírus vermelhos, amarelos e azuis com pílulas. Esse jogo é Dr. Mario?
Jerônimo, perfil não informativo
Praticamente! Ambas as edições Brain Age: Train Your Brain in Minutes a Day! e Brain Age 2: More Training in Minutes a Day! incluem o modo Virus Buster (ou Germ Buster), que é baseado na série Dr. Mario.
Quantas coisas o Yoshi pode comer?
Líssani, perfil não disponível
Muitas! Não há um número específico de objetos que cabem na barriga do dinossaurinho, visto que ele é capaz de engolir coisas muito maiores que ele mesmo. A ideia é a de que, ao engolir um inimigo, o Yoshi o transforma em algum objeto; em Super Mario World, por exemplo, cada inimigo engolido pelo Yoshi era transformado numa moeda, que era acrescentada à contagem do jogador. Então tudo o que entra, sai fácil. Nos desenhos animados de Super Mario World, o pequeno Yoshi não pode comer tanto, e fica estufado depois de devorar uma leva de Wigglers selvagens.
Os cogumelos lançados pela Peach e pelo Toad em Super Mario Kart são Poison Mushrooms, ou fazem parte de alguma outra classe de cogumelos?
Eder, perfil não informativo
Exato! Os Cogumelos Venenosos são usados somente por Peach e Toad quando controlados pela CPU. O resultado do Poison Mushroom é diminuir o kart do jogador, decrescendo sua velocidade e tornando-o vulnerável a karts maiores. Curiosidade: se você for atingido por um Poison Mushroom em Super Mario Kart, ficará pequeno; no entanto, se atingir outro cogumelo neste estado, você voltará ao normal.
Jardim... quando vai lançar Super Mario Galaxy 3?
Edu, perfil não disponível
Acredito que ainda vá levar um tempo, Edu! Quem sabe o que a Nintendo está reservando para o Wii U? Por enquanto, ficamos esperando ansiosamente por Super Mario 3D Land no 3DS, que é feito pela mesma equipe de desenvolvimento da série Super Mario Galaxy.
Eu gostaria de saber por que, durante os créditos de Super Mario World (quando os inimigos do jogo e seus respectivos nomes são mostrados), o Chargin' Chuck está azul, enquanto, no jogo, ele é verde, e o Amazing Flying' Hammer Brother tem uma plataforma de Blocos Usados, enquanto, no jogo, ele tem uma feita de Blocos Giratórios?
Ariel, perfil não informativo
Boa pergunta, Ariel! Na arte oficial dos Chargin' Chucks, eles são azuis, mesmo. Esse tipo de confusão acontecia direto naquela época; prova viva disso é a besteira que fizeram com as cores dos Koopalings em Super Mario World!
Por que na capa de Super Mario Bros. 2 (USA) estava escrito "Mario Madness"? Por que o título americano de Super Mario Bros. 2 (Japão) se chama Super Mario Bros.: The Lost Levels? O jogo é um remake de Super Mario Bros. com níveis não utilizados?
Renata\Pulginha, perfil não informativo
A gênese de Super Mario Bros. 2 começou em 1987, quando a Nintendo americana achou que a sequência do jogo original para NES era muito difícil e parecida demais com seu predecessor, não acreditando em seu sucesso comercial no Ocidente. Para lidar com isso, a Nintendo do Japão decidiu comissionar um novo jogo do Mario para ser distribuído apenas no mercado internacional, que seria feito em cima do game Yume Kōjō: Doki Doki Panic. A versão modificada de Doki Doki Panic, agora com personagens do Mario, chegou nos Estados Unidos sob o nome de Super Mario Bros. 2. E a versão japonesa de Super Mario Bros. 2? Como japonês não tem frescura com jogos difíceis, eles o consideram até hoje como o Super Mario Bros. 2 original — que, mais tarde, finalmente passou a ser lançado no Ocidente com o novo nome: Super Mario Bros.: The Lost Levels. Os japoneses passaram a chamar o Super Mario Bros. 2 ocidental de Super Mario USA. Agora o porquê de estar escrito "A Loucura do Mario" na boxart... eu não sei! Mas convenhamos, essa história toda é bem maluca.
Minha primeira pergunta: por que a Nintendo tirou os Brick Blocks de Super Mario World e colocou os Turn Blocks?
Vinny, do New Super Mario World
Essa é uma excelente primeira pergunta, Vinny. Os Brick Blocks realmente foram substituídos por Blocos Giratórios (Rotating Blocks, Flip Blocks ou Turning Blocks) em Super Mario World. Talvez eles tenham sido atualizados para adicionar uma nova mecânica ao jogo. A Nintendo ainda não deu nenhuma declaração oficial sobre a substituição.
Olá, caro parceiro! Será que consegue responder a esta pergunta? Que idade provavelmente tenha Wario e Waluigi (provavelmente o dobro ou a mesma idade de Mario e Luigi?)?
André Vieira, Funchal (Ilha da Madeira, Portugal), do ElectroDigiT
Conseguimos, sim. Na história em quadrinhos Mario Vs. Wario publicada na Nintendo Power, Mario se lembra de quando brincava com Wario quando eram crianças. Nas cenas do flashback, ambos parecem ter aproximadamente cinco anos. No mesmo quadro, Mario diz: "Já se passaram quase 20 anos!" Isso indica que tanto Mario quanto Wario estão na faixa etária de aproximadamente 25 anos de idade. E o Waluigi? Felizmente, em seu troféu de Super Smash Bros. Melee, Waluigi é descrito como tendo a mesma idade de Luigi; e, já que os Irmãos Mario são gêmeos (como visto em Super Mario World 2: Yoshi's Island), podemos dizer que todos os personagens estão na casa dos 20.
Mario e Princesa Peach são casados ou só amigos mesmo?
mateus XDX :3 (マタイ), Itaboraí (RJ)
Digamos que eles sejam enroladinhos! Embora eles quase já tenham tido um relacionamento assumido na história em quadrinhos alemã Super Mario in Die Nacht des Grauens, em outras mídias, há muitas variáveis a considerar antes que o romance seja oficializado. Primeiro, temos que matar o Toadsworth! ...Ops, falei muito alto?


E esse foi o glorioso retorno do quadro Rapidinhas do Reino do Cogumelo. Ainda há muito mais questões dos leitores, que serão respondidas gradativamente. Fique ligado, porque a sua dúvida pode ser esclarecida a qualquer instante. Let's-a go!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

21 Comentários

  1. Muito legal,pena que não tenho dúvidas no momento.

    ResponderExcluir
  2. que legal! vcs finalmente voltaram a fazer essa central de dúvidas rapidinhas! espero que perdure!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Legal, qual quer dia desses, quando a poeira de dúvidas esfriar, eu mando a minha (se eu tiver, claro).

    ResponderExcluir
  5. Nunca notei que havia um diálogo nos créditos do NSMBW

    ResponderExcluir
  6. Legal...A minha deve tar no fundo do baú,por isso não foi respondida...
    ...Ou o Jardimm classificou ela como Spam pelo fato de eu mandar 2 seguidas por conta de um bug.Porcaria de bug!

    ResponderExcluir
  7. Nossa faz um tempão que a rapidinhas não aparece. Qual quer dia desses, quando a poeira de dúvidas esfriar, eu mando a minha (se eu tiver, claro).²

    ResponderExcluir
  8. como faz pra mandar pergunta esqueci :3

    ResponderExcluir
  9. Caro Jardim,gostaria de perguntar uma coisa.Existe alguma possibilidade de sair Mario & Sonic At The Brazil 2016 Olimpic Games?

    ResponderExcluir
  10. @YoshiSaur Provávelmente mas manda seus sugestões para o email da central de dúvidas que esqueci agora mas está resposta consertesa tem um sim, pelo fato das edições anteriores terem. E isso nos faz pensar, como a turma do Mario irá reagir aqui '-'

    ResponderExcluir
  11. Nossa,lembrando que tinha deixado minha pergunta já fazia mais de um ano!Até tinha esquecido dela,pelo menos minha curiosidade foi matada,antes tarde do que nunca!

    ResponderExcluir
  12. Oi jardim eu queria saber mais sobre o jogo Super Buster Bros.(Licenciado pela Nintendo).Por favor,responda!

    ResponderExcluir
  13. faz mais de um ano que não tem rapidinhas aqui no reino!!!!!!!!!!!!!!eu precisava, achava que elas tinham morrido. desde que a central de duvidas quebrou, o RdC não foi o mesmo por muito tempo! nos só tínhamos noticias novas, mas agora sim o reino voltou ao normal! Me sigam no twitter : Victor_the_game

    ResponderExcluir
  14. Perguntas, perguntas e mais perguntas :D !!

    ResponderExcluir
  15. alguém sabe ae como se faz para fazer perguntas no RDC??? esqueci!!!:P
    follow-me @NicoleAvila25

    ResponderExcluir
  16. so falta voltarem a fazer o quadro 7 cetros que ficara tudo bem,serio...
    ja faz 1 ano que nao terminam

    ResponderExcluir
  17. Sobre os Chargin' Chucks, durante o SMW, o braço dele é azul, que pode significar que no Beta (ou protótipo, se preferir) ele era totalmente azul. Aí esqueceram de re-programar totalmente o sprite dos Chucks, deixando seu braço azul. E em algumas hacks de SMW por aí, ou o Chuck é totalmente verde, ou totalmente azul.

    ResponderExcluir
  18. FINALMENTE
    Depois de muito tempo as rapidinhas
    voltaram!!! Er... qual era o e-mail
    da central de dúvidas mesmo?

    ResponderExcluir
  19. Obrigado por responder a minha pergunta!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem