Yoshiaki Koizumi sobre Super Mario 3D Land: retorno ao "básico", simplicidade narrativa, mundo central, origem do projeto

De volta ao básico. Essa é uma frase que o desenvolvedor Yoshiaki Koizumi usa para descrever o objetivo da Nintendo com Super Mario 3D Land. Koizumi já é acostumado a trabalhar com títulos em 3D do Mario, tendo no currículo games como Super Mario 64, Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy, mostrando que ele já possui grande experiência para ser descarregada em Super Mario 3D Land. Em entrevista à Official Nintendo Magazine, Koizumi mostra como deseja afastar o personagem da complexidade funcional:
"Eu diria que Mario em sua essência tem uma estética muito simples e uma noção muito funcional, e podemos ter nos afastado disso em alguns dos jogos do Mario que são muito grandes e, ocasionalmente, complexos. O Mario portátil nos dá a chance de voltar às formas mais básicas do universo do Mario."
Segundo o desenvolvedor, "retornar ao básico do Mario" não se iguala a dedicar pouco foco na narrativa do jogo, no número de Power-Ups e fases disponíveis, mas que este pode ser o resultado final de voltar ao básico. Isso pode ser uma grande verdade em Super Mario 3D Land, visto que as fases mostradas no demo são mais curtas e objetivas quando comparadas com demais jogos recentes do encanador. Porém, isso não deixa o jogo necessariamente mais fácil, visto que o nível de dificuldade pode ser manipulado pelo número de elementos no design das fases, e não pelo seu tamanho.
"A história dos games do Mario é, claro, muito simples. Por natureza, a princesa foi raptada e você tem que resgatá-la. O que nós nos esforçamos para fazer é encontrar um bom equilíbrio de apresentar uma certa quantidade de narrativa no jogo, sem prejudicar a experiência de jogo. Quanto ao número de fases e coisas assim, nosso objetivo principal é criar níveis dos quais você pode desfrutar muitas vezes, e que podem ter uma influência sobre a percepção de quantos níveis realmente existem no jogo."
Falar nas fases do jogo já nos arremete àquela velha dúvida que surge toda vez que um novo Super Mario é lançado: o hub world. Esse é o termo usado para descrever uma localização central que leva o jogador a várias áreas diferentes do jogo (como o Delfino Plaza de Super Mario Sunshine e o Observatório Cometa de Super Mario Galaxy). Se você espera por um mundo central em Super Mario 3D Land, pode esquecer:
"Nós sempre tentamos usar o que for apropriado para o ritmo do jogo, então, enquanto um mundo central tenha sido apropriado para Mario Galaxy, isso pode não ser tão apropriado para um game como Super Mario 3D [Land]."
Koizumi dá ainda mais detalhes sobre a simplicidade de roteiro alcançada para o novo game, mostrando como o fato de "voltar ao básico" pode afetar a narrativa:
"Em Super Mario 3D Land, sentimos que o game faz um ótimo trabalho ao apresentar tudo o que você realmente precisa saber sobre o mundo, então não há uma história tão profunda quanto as que você encontra em jogos como Super Mario Galaxy — onde precisávamos justificar os motivos de Mario estar no espaço. Nós tínhamos que introduzir novos personagens apenas para explicar esse tipo de coisa. Então, desta vez, acredito que seja muito mais simples. O mundo está contando a história ao invés de uma narrativa sobre a qual nos estabelecemos."
O desenvolvedor já se mostrou um perito na criação de ideias e conceitos novos para os games do baixinho bigodudo, mas de onde vêm todas essas ideias? Koizumi explica por onde ele começa ao criar um novo projeto do Mario, e revela que o esforço criativo varia de jogo para jogo.
"Em termos de como vamos começar, desta vez foi muito fácil. Tendo trabalhado em Super Mario 64, Sunshine e Galaxy 1 e 2, nós pensamos em várias ideias novas e diferentes para os jogos do Mario nestes projetos e sentimos que havia muitas delas deixadas de lado. Desta vez, foi muito fácil, porque nós dissemos: 'nós temos um 3DS, o que quer dizer que devemos criar um game do Mario num mundo em 3D com uma tela em 3D'. E isso foi algo que o Sr. Miyamoto e eu realmente gostaríamos de realizar. Então, acredito que este projeto tenha um começo ligeiramente diferente dos outros em relação."
Para encerrar, Koizumi dá a sua palavra final e promete: o jogo agradará a todos os gostos.
"Esse Super Mario está realmente sendo desenvolvido com cada tipo de jogador em mente, independente da idade, gênero ou jogabilidade. Este é o Mario que todos conhecem e, portanto, queremos que todos consigam se satisfazer com esse game."
Koizumi se recusou a dar quaisquer declarações oficiais sobre os personagens jogáveis ou itens presentes na aventura e revela estar observando possibilidades diferentes de dar ao StreetPass, o SpotPass ou o sensor giroscópico do 3DS uma função no jogo. Super Mario 3D Land será lançado na América do Norte no dia 13 de novembro de 2011.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

17 Comentários

  1. Quem sabe até o final do ano ou ano que vem eu tenha um! Eu preciso ter, eu preciso muitooooooooooo...

    ResponderExcluir
  2. wow esse jogo ta prometendo muito, curioso pra saber mais detalhes dele.
    @Matheus (MATH???@), também espero até o final do ano ter um
    3DS, não podemos perder esse Mario.

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo promete.
    Depois desse eu queria um Mario novo para Wii U com um tema diferente.

    ResponderExcluir
  4. Ei galera,olha o preço desse 3DS Cosmo Black nesse site:
    http://jogos3ds.com/consoles/8260-console-nintendo-3ds-cosmo-black.html?gclid=CLP4noHXzKoCFY8R2godVBVPzA
    Será que é confiável?

    ResponderExcluir
  5. @Bruηø Ћηrq Eu to vendo ele já faz um tempão e to pensando se é porque parece muito confiavel...

    ResponderExcluir
  6. Se não me engano, esse é o jogo que traz de volta o Mario para o Reino dos cogumelos nos jogos em 3D(pelo menos em terra firme). A ultima vez que que ele se aventurou no reino do cogumelo em 3D foi a primeira, em Super Mario 64(New. Super Mario Bros não conta pois é um jogo de rolagem lateral).

    ResponderExcluir
  7. sabe, isso me faz lembrar, é realmente um básico e não por que eles fizeram sem perceber, e sim porque é a ideia. super mario 64, mario está no reino do cogumelo, mas as fazes são nos mundos dentro dos quadros do castelo. claro que a jogos do de rpg que mostram o reino cogumelo mais aprofundado, mas não com a jogabilidade normal. é por isso que esse jogo vai ser ótimo!

    P.S.:
    VSF os que disserem que esse jogo é um fracaso.

    ResponderExcluir
  8. Chibi Link e o de Gamecube (Não jogei , se não é no reino do cogumelo , não me chamem de burro ) e 3d Land não é nem 2d mem 3d é o meio termo , visto que dá que é um 2d com a possibilidade de ir no fundo , chamo ele de 2.8d ( Não é 2.5d , pois 2.5d é com gráficos em 3d )

    ResponderExcluir
  9. @Super Dan Bros, o de Gamecube não é no Reino do Cogumelo é nas Ilhas Delfinos! E sobre não ser nem em 2D nem 3D eu não entendi nada, seja mais claro! '-'

    ResponderExcluir
  10. @victor eu já conheço alguém que já estaria reclamando do jogo aqui nos comentários...

    ResponderExcluir
  11. quem seria em matheus?Holo, nosso velho amigo de sempre, giovanironaldo, quem poderia ser...
    riariariariariariariariariariariariariaria!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Possivelmente sim.O impressionante é que não teve mais brigas depois do post da Nintendo sendo processada por causa do 3DS.

    ResponderExcluir
  13. Só levou 4 meses pra mim conhecer as personalidades de vocês(talvez já tenham conhecido a minha).

    ResponderExcluir
  14. Chibi Link meu esclarecimentos estão em "Os cogumelos dos Toads são parte de sua anatomia... ou são chapéus?" ok ?

    ResponderExcluir
  15. @Matheus (MATH???@)

    Opa :3

    @Caetano

    Poxa cara, desculpa aí, já voltei :3


    caso alguém leve isso a sério, foram só piadas.
    _________________________________________________________

    "portanto, queremos que todos consigam se satisfazer com esse game."

    Coloquem uma fase com paredes e darei meu chapéu e uma caneca de chá para vocês.

    "A história dos games do Mario é, claro, muito simples. Por natureza, a princesa foi raptada e você tem que resgatá-la. O que nós nos esforçamos para fazer é encontrar um bom equilíbrio de apresentar uma certa quantidade de narrativa no jogo, sem prejudicar a experiência de jogo. Quanto ao número de fases e coisas assim, nosso objetivo principal é criar níveis dos quais você pode desfrutar muitas vezes, e que podem ter uma influência sobre a percepção de quantos níveis realmente existem no jogo."

    Sério? Eu realmente não veria problema nenhum em colocar uma história meio complicada em jogos de Mario, o Sunshine até agora foi o que teve a mais completa história dos jogos em 3D de Mario, mas como o jogo unnca vendeu tanto, talvez eles tenham se decidido em não fazer de novo. Sad but true.

    ResponderExcluir
  16. Chibi Link remake conta ?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem