Conceitos mostram como poderiam ser os controles do Wii

domingo, 28 de agosto de 2011

Você acha que os controles Wii Remote e Nunchuk foram planejados daquela forma desde o início? Pois saiba que, de acordo com documentações da patente dos controles descobertas e publicadas pelo Nintendo Life, os controladores geraram sérias questões ideológicas para a Nintendo, que procurava por um sistema que desse liberdade ao movimento das mãos — embora, ao mesmo tempo, havia a preocupação de que determinadas experiências poderiam requerer o uso de um controle mais convencional. Embora esse conceito já tenha se concretizado com o SNES Classic Controller para Wii, a Nintendo sentia que os controles principais deveram ser projetadas de forma que imitassem plataformas anteriores da Nintendo.

Uma das primeiras características a notar nas primeiras pranchetas de design dos controles é que, embora os jogadores de Wii estejam acostumados com os fios que conectam o Wii Remote ao Nunchuk, os primeiros projetos envolviam a ausência total de fios. Os diagramas conceituais mostram um Wii Remote sendo unido a três controles retrôs diferentes: foram concedidas interações do Wii com os joysticks do GameCube, SNES e NES. Cada controle tinha um entalhe a parte central para que o Wiimote fosse encaixado — uma ideia que, por cima, parece um tanto quanto estranha.

Embora pareça um tanto quanto extravagante, o esquema do controle planejado nos primeiros documentos conceituais poderia levar o jogador a uma leva de oportunidades dentro da jogabilidade dos jogos: por exemplo, com o Wii Remote embutido no joystick, você teria um controle clássico com a funcionalidade do ponteiro. De longe, existiriam várias oportunidades de jogo para dois controles analógicos e um ponteiro; tendo em mente, é claro, que tudo o que for confuso no começo pode ser possível com a prática necessária. Tomando Super Mario Galaxy como um exemplo, imagine-se movendo Mario com um analógico, movendo a câmera com liberdade de 360º de circunferência e coletando Star Bits com o ponteiro — tudo ao mesmo tempo.

Conceitualmente, esses desenhos iniciais podem representar as origens ocultas das ideias que geraram o controle do Wii U; ou seja, a ideia de ter controles convencionais embutidos a controles de movimento pode ter começado com o desenvolvimento dos acessórios para Nintendo Wii. Embora hoje em dia o Classic Controller trabalhe completamente separado do Wii Remote, as patentes iniciais sugerem a possibilidade de integrar essas peças numa só.

Final e surpreendentemente, uma certa porção da prancheta de planejamento envolvia um projeto chamado "Nintendo Gun", que não é nem uma Wii Zapper, nem uma Wii Blaster; é, em aparência, uma arma portátil que segue o modelo de uma magnum — uma bem grande e possivelmente mais potente. O conceito divide uma fortíssima semelhança com a Hand Cannon de House of the Dead: Overkill. São estes os conceitos que levariam ao Wii uma experiência demasiadamente diferente e, no caso da "Nintendo Gun", inesquecível.
    • Comentários

  • Facebook ()
  • Google (25)

25 comentários:

Super mario bros. disse...

Nossa, até que o controle não era assim tãããõ estranho e até que poderia fazer sucesso.
Muito interessante saber sobre essas "versões beta" de consoles da Nintendo.

Anônimo disse...

A-DO-REI o Wii Remote conectado com um Virtual Console!
Eu compraria uns 3!

Gi disse...

Kkkk, legal!

Holo disse...

Melhor do que um tablet gigante.

Unknown disse...

"nintendo gun" seria ótimo pre jogos de faroeste, mas não com armas "futuristicas" de jogos como metroid ou star wars

Felipe Fabricio disse...

Que louco!

Caetano disse...

Legal mais eu gosto mais do controle atual mesmo (e o do Wii U que é impressionante)

Weeping Angelo disse...

Ninguém vai comentar sobre o aniversário do Waluigi? D:

Mr. L disse...

O Waluigi faz aniversário? OMG, LOL

Matheus Monteiro disse...

@Holo Está louco? O controle do Wii U é muito melhor, ajeita fácil na mão e é uma ideia sensacional pois não pesa tanto.

Junitti disse...

@Holo esse controle é legal mais do Wii U tem mais interatividade e funções

Caetano disse...

@Holo esse controle não é gigante,é médio,mais ou menos 1,5 ou 2 wiimotes.

Anônimo disse...

@Caetano é 7 wii remotes

Anônimo disse...

@Holo gigante é demais, mas é mais ou menos isso

- Rukasü × disse...

Seria dificil controlar jogos de movimentos com esse controle!

Leo Kardoso disse...

@mariuugalaxy pior que ficaria

Ele só seria indicado pra jogos de Gamecube e olhe lá,prefiro meu Remote

Unknown disse...

Tbm n gostei do remote do wii u
Mas ele so tah falando isso pro povo implica com ele...

Caetano disse...

@Super Dan Bros.
Eu esqueci,2 wiimotes são mais ou menos o peso do controle.

Fecopi disse...

vcs hão de convir comigo (notem a linguagem retrô XD) qdo eu digo q esses controles com o wiimote são mtooooo melhores q o classic controller ligado ao wiimote por um fio (q eu acho uma das maiores bizarrices q a Nintendo já fez), na minha opinião o controle deve ser ou com fio ou sem, e não uma mistura dos dois (já com o nunchuck não tem tanto problema...)

Ness_64 disse...

Sinceramente, eu não jogaria. A ideia pareceu interessante, mas na prática seria a mais esquisita já criada pela Nintendo. <_<

luiz henrique disse...

eu poderia usar o primeiro como um martelo XD

Anônimo disse...

pelo menos uns 3 wii remotes, vai pelo menos isso

Rogério disse...

Muito interessante.
Concordo com o Fecopi o Classic Controller deveria ser independente do Wii Remote. Quando eu joguei com o Classic Controller pela primeira vez e descobri que tinha de conecta-lo ao Wii Remote fiquei revoltado com isso. Fica desconfortável estar preso a outro controle sem poder se movimentar livremente o que é um dos benefícios da tecnologia sem fio.
Quem sabe a Nintendo não resolve lançar um Classic Controler independente para o Wii U.

Fecopi disse...

@Rogério estou tão feliz algm concordou comigo XD
Acho q no caso do wii u nem vai ser necessário um classic controller, sendo q seu controle principal tem aqlas funções da era pré-Wii q estamos acostumados. se por acaso eles resolvam fazer um, aí até seria interessante ser possível ligá-lo ao WiiUmote (ou Wiiblet ou como quiserem hehe), pelo fato d poder ser usado como um monitor, mas nesse caso acho q deveria haver a opção d conectá-lo tanto ao controle qto ao próprio console (para evitar incômodos com o fio, como infelizmente ocorre com o wii) ou então ser wireless, q seria o q faria mais sentido nos tempos d hj (afinal, a única desvantagem seria q mais algmas baterias fossem utilizadas) [tô até sem fôlego agora...]

Rogério disse...

Também fiquei feliz quando vi você falando que achava ruim o Classic Controller ter que se ligar ao WiiRemote. Nunca outra pessoa tinha falado pra mim que se incomodava com isso. E quanto ao uso do Classic Controler no Wii U eu acho sim que será importante pois como já foi dito o sistema terá provavelmente suporte para apenas 1 ou 2 "controles tablets". Senhdo assim quando vc for jogar um Multiplayer com quatro pessoas, por exemplo, em que seja melhor controladores clássicos os Classic Controllers serão a melhor opção.

Postar um comentário