Yoshiaki Koizumi fala sobre sua inspiração para Super Mario 3D, e comenta o futuro das plataformas do Mario

Em entrevista ao GameStop realizada durante a E3 2011, Yoshiaki Koizuma, um dos maiores desenvolvedores da Nintendo — responsável pela direção e/ou produção de títulos de extremo sucesso como The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Super Mario Galaxy — fala sobre o próximo game de seu rol de produções: Super Mario para Nintendo 3DS. Na série Galaxy, Mario desafiou a gravidade como uma forma de inovação em suas plataformas; já o novo Super Mario marca a garantida inserção do Mario no universo dos jogos em 3D estereoscópico. A partir daqui, qual será o futuro das plataformas do encanador bigodudo? É o que Koizuma responde — ou pelo menos tenta:
"Claramente, eu não posso fazer nenhuma previsão. E devo dizer que apresentar o Mario numa visualização em 3D ainda possui alguns segredos os quais eu me desafio a desvendar. Mas eu procuro pelos tipos diferentes de experiências que podemos trazer ao Wii U. Dado ao novo e muito interessante hardware, acho que poderemos fazer muita coisa com isso — e é o que estamos explorando no momento."
Enquanto o futuro ainda se mostra incerto para a franquia Mario — embora com uma quantidade enorme de possibilidades —, Koizuma revela de onde tirou suas inspirações para a tão esperada plataforma do Mario para o 3DS:
"Eu acho que encontro a inspiração para os jogos do Super Mario na vida normal. Considerando que as fases de Super Mario são tão cheias de adereços e artifícios com os quais você pode interagir, coisas tão simples quanto girar uma maçaneta ou apertar um interruptor são os lugares onde você encontrará inspiração para objetos similares no jogo. Eu também devo mencionar que, pelo fato de eu viajar de trem todos os dias, passo muito tempo olhando pela janela, e às vezes os edifícios que passam por mim se assemelham a cursos gigantes do Mario. Por exemplo, eu imagino uma daquelas estacas gigantes, pontiagudas, saindo de um edifício e imaginando o quanto isso seria legal."
Confesso que também imagino coisas acontecendo lá fora quando sento na janela do ônibus. E fico feliz por não estar sozinho no mundo! Só não tenho certeza se uma daquelas coisas gigantes saindo do edifício seria tão "legal" assim... Continue ligado no Reino do Cogumelo para mais notícias sobre Super Mario 3D — também, estamos produzindo uma prévia enciclopédica do game que você não pode perder. Fique ligado!

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

10 Comentários

  1. Quando eu não tenho nada pra fazer também fico imaginando coisas assim, quando eu fico no quintal da minha casa olhando as arvore eu imagino um circuito de Mario Kart numa arvore gigante, quando eu olho para as paisagens ao redor eu imagino um cenário de um jogo... A vida real também inspira os jogos e por isso que as grandes ideias do Miyamoto vem da vida real (Zelda, Chain chomp, Pikmin...).

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  2. vou querer jogar esse jogo
    deve ser legal jogar um jogo com estilo e jogabilidade do super mario bros. das plataformas em 2D mas em 3D
    será o primeiro da serie super mario bros e super mario das series 3D
    juntarem e esteja na mesma serie

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  3. jardim, você sempre achou que foi o único? eu por exeplo imagino essas coisas, assim, O TEMPO TODO!!!!!sou tão viciado em mario e pokemon que vivi imaginando essas coisas na vida real.

    levante a quem também faz isso_0/

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  4. A única coisa ruim em Super Mario Bros. 3D é o fato de eles terem trocado o power-up. O Mario ganhava o poder do Tanooki quando ele pegava a ''Tanooki Suit'' e não a ''Super Leaf'', a Super Leaf era o power-up do Raccon Mario (ou Mario Guaxinim).

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  5. É amigos, isso é um bom sinal. Sinal de que temos uma grandiosa criatividade a usar, presumo.
    E a respeito da Tanooki Suit @Matheus Monteiro, bem, acho que a falta do Racoon Mario provocou uma certa quebra nos corações de alguns fãs. Eu inclusive gosto mais da forma Racoon que a Tanooki, se bem que na versão 3D, Tanooki Mario está bem mais "fofinho", digamos assim.
    Mas ainda acho que Racoon mario tinha mais estilo, assim como o Mario com chapéu voador de Super Mario 64.
    Outra coisa que reparei que está em falta nessa nova versão é que Mario não poderá voar com a Tanooki Suit (como fazíamos no bom e velho SMB3 para completar as fases mais rápido), ou será que poderá?

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  6. Isso parece até coisa de doido rsrs! Uma boa dica pra quando fizer um jogo ;), inventar coisas q são do mundo real

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  7. @Lucas Pinheiro Pode voar não, ele vai flutuar no ar, caindo lentamente.

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  8. Eu ficava imaginando um ninja ou algo do tipo pulando de casa em casa. XD
    Pena que atualmente como eu dirijo eu acabo não reparando muito nisso...

    Eu lembro que eu também ficava olhando pelo vidro de trás do carro e ficava imaginando que eu estava com uma bazuka fazendo uns strikes. ; )

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  9. @Shinka Eu fazia a mesma coisa heuheuhuheuh
    Bons tempos...

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  10. Comentários criativos,eu também imagino muito (sempre),eu jogo Super Mario desde os 5 anos,daí pra frente eu imaginei tudo sobre Mario e os outros personagens,eu até criava uns "jogos imaginários" quando eu não tinha nada pra fazer (eu fazia isso até dormindo e faço até hoje,mais quando comecei a jogar Club Penguin eu parei um pouco mais voltei com uma ideia de juntar os dois jogos e foi muito legal).

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