Video games ajudam cientistas a definir passos da evolução

Acredite ou não, os video games podem ajudar a criar definições quanto ao padrão atual de evolução na Terra. Pesquisadores japoneses descobriram que, ao jogar video games, chimpanzés são capazes de reconhecer os personagens que eles controlam na tela, o que traduz como uma indicação de auto-consciência. Segundo os cientistas, isso pode dar pistas sobre a evolução dos seres humanos. O conceito é definido como a consciência de existir como um indivíduo distinto dos demais, e esse é um aspecto essencial da mente humana.

O aspecto em questão é conhecido como auto-atuação, definido como o sentimento que os humanos têm de controlar suas próprias ações. Ao notar a existência desta habilidade em chimpanzés, os cientistas fizeram um teste que havia sido projetado para pacientes com esquizofrenia, que às vezes sentem que não têm controle sobre seus atos; os pesquisadores escolheram três chimpanzés fêmeas adultas e as treinou para mover um cursor branco numa tela de toque rolando um trackball. O objetivo do teste era acertar alvos retangulares verdes com o cursor.

Na próxima fase da pesquisa, os chimpanzés foram apresentados a dois cursores brancos — um que eles podiam controlar, e um que não podiam. O cursor que não podia ser controlado era baseado em gravações de sessões anteriores de jogo. Sempre que atingiam o alvo verde e quando identificavam com sucesso qual era seu cursor, os símios eram recompensados com um doce. Segundo o resultado final da pesquisa, os chimpanzés conseguiram atingir suas metas em 99% do tempo. Takaaki Kaneko, psicólogo comparativo da Universidade de Kyoto, no Japão, afirmou:
"Eu pessoalmente acredito que os chimpanzés tenham a percepção de sua auto-atuação de modo similar a nós, seres humanos; e nós experimentalmente provamos isso aqui. Como exatamente os humanos e os chimpanzés diferem é o próximo passo para o estudo. Para entender a evolução da mente humana, precisamos comparar espécies relacionadas."
A pesquisa obteria melhores resultados se o jogo fosse melhor. Ao invés de cursores brancos e retângulos verdes, ouvi dizer que os gorilas já estão jogando DSi XL na Califórnia!

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

18 Comentários

  1. ainda vo joga video game com algum macaco XD eu iria escolher o mario e ele o donkey XD
    p.s nao loco só muito loco UAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  2. "ouvi dizer que os gorilas já estão jogando DSi XL na Califórnia!"
    lol, é o gorila jogando DS Xl e o gorilinha olhando.
    É, vídeo games ajudam em muitas coisas, e tem gente que fala mal dos vídeo games. e não pensam positivamente sobre eles.

    ResponderExcluir
  3. haha, epovo de video games não servem de nada, QUE SE FODA QUEM DISSE ISSO!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal essa matéria ^^

    @Super mario bros.
    A Record, na reportagem, falou de games violentos...

    ResponderExcluir
  5. MY NINTENDO 3DS IS HERE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    acabei de jogar com o meu nintendo 3ds e ele é muito legal!, já descobri como transportas as imagens do cartão sd pro pc, amanhã envio imagens e posto na web, meu site, e-mail de jardim, meu orkut...

    ele é muito legal!!! esperava a caixa bem maior, mas não, ele é bem pequenino, tenho aqui 3 jogos dele e 1 de DS, ainda vou testar a conexão da minha internet com ele, e ja joguei varios jogos incluindo o mp3 player, camera, ar cards, face raiders...

    quando configurar a minha internet nele postarei meu FC e tbm irei logo add érico e quem mais tiver tbm!

    e pra quem compra ele, eu aviso que não lige o carregador sem o transformador (que regula a voltagem da tomada de 220 pra 110), eu mesmo uso o mesmo transformados que uso no wii.

    ResponderExcluir
  6. @Emmanoelbs, que legal, estou esperando as imagens.
    Que cor é ele? Quais os jogos você comprou para ele? Onde você comprou? Quanto custou???

    ResponderExcluir
  7. Eu tive um sonho hoje,eu sonhei que eu tava jogando DKCR com um Gorila Õ___Õ /[LOLWUT?

    ResponderExcluir
  8. Será que os chipanzés são capazes de jogar Pac-man?

    ResponderExcluir
  9. @super mario bros. o meu nintendo 3ds é azul, meu fc é 1418 6767 8819, os jogos que tenho são nintendogs+cats, steel diver, ridge racer e mario kart ds*, e comprei importado dos EUA com um conhecido da minha mãe, e custou uns 700

    @king mystic lol, muito engraçado e constrangedor. XD

    ResponderExcluir
  10. @Emmanoelbs como q ver o FC no 3ds? (ainda não conseguir ver no meu DSi imagina no 3ds --')

    Ontem (6 de maio) fiu no shopping e passei numa loja de eletronicos,games e tal... Adivinha q eu vi??? 3DS!!! aberto. A cor era aqua blue, eu até testei o 3d é incrivel mesmo!! Mais tava muito caro: R$1300 :OOOOOOO!!! vou comprar pela internet mesmo.

    Achei q o 3ds era bem maior, mais não , é do tamanho do ds lite, e parece q a tela tochscreen parecia em HD, sei la achei a tela de baixo mais ''REALISTA'' do q a de cima, mais o resto tava tudo nota 11 rsrsrs :D

    ResponderExcluir
  11. ei , alguem me dá um tutorial rápido sobre como comprar no amazon?

    ResponderExcluir
  12. Video Game também é cultura meu povo, com ele podemos até saber mais coisas (Meu inglês veio dos video-games, sério!)

    GENTE O ÚLTIMO DIA DO CAMPEONATO DE MKW É HOJE! VÃO LÁ NO BLOG : www.brigadadostoads.blogspot.com E SAIBA COMO PARTICIPAR! Você ainda tem chance de ganhar, e surpresas estão vindo!

    ResponderExcluir
  13. vc configura a internet primeiro, depois vai naquele icone laranja em cima da tela debaixo e depois vc add e até ver o teu fc lá.

    ResponderExcluir
  14. eu naum consigo entrar na net com ele.....mas ja atualizei o meu 3ds e a net????? buaaaaaaaaa me esinem por favor?????????

    ResponderExcluir
  15. ai gente eu quro tbm saber como jogar mario kart wii com vcs.....deve ser tão legal......

    ResponderExcluir
  16. @Duh é só ir no Brigada dos Toads : www.brigadadostoads.blogspot.com e se inscreva, mas como hoje é o último dia, bem, será difícil mas tipo tem chance de ganhar já que será de duas partes (HOJE E AMANHÃ).
    Ah! Fique ligado no blog por que havará mais novidades!

    ResponderExcluir
  17. @duh vc precisa fazer a outra atualização que chega esse mês com o navegador, por enquanto vc pode jogar online em alguns jogos e add o fc dos seus amigos que tem nintendo 3ds, me envia teu fc ai ok? o meu é 1418 6767 8819

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem