Miyamoto fala sobre os controles de Super Mario Bros.

Os controles do game Super Mario Bros. já são instintivos aos jogadores da atualidade: "A" para pular, "B" para correr e atirar bolas de fogo... Escolher o esquema de controle mais famoso do mundo, no entanto, foi bastante simples para os desenvolvedores, explica Shigeru Miyamoto - produtor da Nintendo, criador do Mario e de inúmeros jogos e franquias de imbatível sucesso - em recente entrevista ao site 1UP.
"Durante uma porção do desenvolvimento [de Super Mario Bros.], os controles eram 'A' para atirar projéteis, 'B' para correr, e o botão superior da tecla direcional para pular. Os projéteis acabaram se tornando bolas de fogo mais tarde - nós originalmente pensamos em ter uma fase no estilo shoot'em-up na qual Mario pula numa nuvem e atira em inimigos, mas desistimos da ideia porque queríamos nos focar na ação do pulo. Podemos dizer que as fases bônus baseadas no céu são reminescentes dessa ideia. No fim, imaginamos que ser capaz de atirar todas as bolas de fogo que você quiser ao correr daria ao Mario uma vantagem muito grande, então, nós o fizemos de modo em que ele só poderia atirar uma bola de fogo enquanto estivesse correndo. Isso deixou o botão 'A' livre, e o transformamos no botão de pulo."
Miyamoto denota o quanto o esquema de controle original de Super Mario Bros., que fora descartado na versão final, o agradava - mas assume que os controles finais eram mais adequados.
"Eu realmente queria que o botão 'A' fosse o botão de ação e que, se você pressionasse para cima na tecla direcional, você pularia; mas, definitivamente, [o novo esquema de controle] acabou ficando melhor para o Mario no fim das contas."
Via IGN
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

12 Comentários

  1. Estou gostando desses quadros do Miyamoto falando sobre o processo de criação de Super Mario Bros

    ResponderExcluir
  2. eu tanbei
    eu tenho esse controle ai so ocontrole e uma fita do super mario bros de 1986

    ResponderExcluir
  3. esse controle deu origens a todos ele e meu colega fala que o controle de ps2 e o melhor ahahha eu vivo falando que o controle de snes e igualsinho o de ps2 so que ten aque negoso parara segura e quando eu erra pique no tinha duvidas de como jogar mario pq nao tinha como segurar XD

    ResponderExcluir
  4. o controle mais incrivel que fizerao foi o do snes e wii esse tambem é exelente revolucionou :O)

    ResponderExcluir
  5. ei galera o mês ta acabando e nossas chanses do grade miyamoto vir pra cá ta muito perto de eu belo e grande fu vamo la a guerra nao acabou nem as bolas de fogo vamo !!!

    ResponderExcluir
  6. ANUNCIO! ANUNCIO O WII DO MARIO NOS EUA YAHOOOOOOOOOOOOOOO AQUI O SITE PRA VEE BELESA http://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/2010/10/21/ult530u8484.jhtm

    ResponderExcluir
  7. ae vai temos uma chance entao podemos ter um wii vermelho valeu @Juh_Mario pela noticia mais crei que temos chances de Miyamoto venha para car temos que desistir ²guerra nao acabou nei o tempo dar rainbow star e da metal box

    ResponderExcluir
  8. Imagina voce correndo daí derrepente ter que parar para apertar o botão "pra cima"para pular,isso iria atrapalhar muito na hora de ter que matar um inimigo.
    Até hoje penso ficou bem melhor ter que apertar"a"ou"b" para pular.(esse é um grande diferencial do Mario do que outros jogos)

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro SMB e acho que os controles da verssão final melhores. Imagina voce correndo daí derrepente ter que parar para apertar o botão"pra cima"para pular, isso iria atrapalhar muito na hora de ter que matar um inimigo. [2]

    Agora da licença que eu vo ve Family Guy.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem