Video games na educação: Novos passos

Lembra quando dissemos que o Nintendo Wii estava sendo usado como atividade de educação física em determinadas escolas australianas? Pois é, apesar de tanta polêmica causada pelos pais, muitas instituições parecem ter gostado da ideia, e passaram a usufruir do entretenimento interativo como forma de educação. E para isso, até o Jackie Chan tem um papel fundamental.

Para começar, a University of British Columbia, conhecida como UBC, uma famosa universidade de pesquisa pública canadense, está oferecendo um programa de acampamento de verão que combina atividades tradicionais com os video games e periféricos. O programa foi lançado no verão passado e foi um grande sucesso entre os universitários e as crianças. Neste ano, o programa permitirá com que as crianças joguem 3 horas de video game por dia, sejam com o Wii, o PlayStation ou jogos para PC, junto a diversões tradicionais como ping pong, tabuleiros, cartas e o bom e velho futebol de mesa. Os universitários também são convidados para uma viagem aos estúdios da Electronic Arts para conhecer os desenvolvedores, aprender sobre trabalhos na indústria de jogos e ainda por cima ter uma prévia dos jogos nos quais a companhia está trabalhando. O programa custa 140 dólares por semana e é projetado para as crianças que não se adaptam aos acampamentos tradicionais. Mas entre as crianças de hoje em dia, existe alguém que se adapta?

O problema é que quase ninguém gostou da ideia de "acampamento de verão com video games" - mesmo dentro da universidade. O próprio departamento médico da UBS tem feito críticas ao programa, dizendo que o acampamento acaba sendo a favor da obesidade infantil e que as crianças estão abraçando uma "jogatina desestruturada". Recentemente, o diretor exeutivo da Active Healthy Kids Canada, uma sociedade que visa a saúde infantil dos pequenos canadenses, demonstrou preocupações com relação à quantidade de tempo que as crianças e adultos gastam na frente de televisores e computadores, afirmando que somente 12% das crianças do Canadá estão obtendo um exercício adequado.

Ainda assim, parece que as críticas sobre o acampamento são exageradas e centradas somente na inserção dos video games. Outros acampamentos de verão não providenciam exercícios adequados da mesma forma, mas ninguém reclama sobre eles quando implementam um novo senso de cultura ou construção de liderança. Também vale lembrar que são atividades de apenas três horas - o que dá muito espaço para outras atividades antes e depois dos video games.

O segundo caso vem dos estudantes primários e intermediários de Conemaugh Township, em Somerset County, Pennsylvania, que também receberam os video games como um suplemento para o programa de educação física da escola. Os professores de educação física e de saúde utilizaram dos fundos adquiridos pelo programa Highmark Healthy High 5 para comprar uma variedade de equipamentos, sistemas de jogos e software para ajudar a evitar a obesidade infantil. As doações o programa supracitado renderam ao distrito escolar aproximadamente 20 mil dólares que foram usados na compra de Nintendo Wiis, jogos como Dance Dance Revolution e novos equipamentos esportivos. O instrutor de educação física Carl Keifer acha que é uma boa ideia e quer estender ainda mais o programa:
"Este é o entretenimento deles. Ao invés de tentarem reinventar a roda, achei que o melhor seria usar algo com o qual eles já estivessem acostumados, mas de um modo positivo."
O dinheiro já recebido das doações há dois anos foi o que ajudou na iniciação do centro de fitness com video games, e o dinheiro que será recebido futuramente será utilizado para extender esse programa para mais escolas e mais grupos etários. A escola também recebeu quatro sistemas XaviX, que traziam o lutador de artes marciais, Jackie Chan. Vivendo na pele de Chan, os jogadores pulam sobre barreiras e desviam de ninjas para vencer o jogo - e assim que terminam, o sistema diz ao usuário sobre a quantidade de calorias que ele queimou. O mesmo centro de fitness também traz Dance Dance Revolution e quatro Cateye Bikes (bicicletas fixas que podem ser conectadas em um Sony PlayStation).

No começo do ano escolar e durante a primavera, a enfermagem da escola mede a massa corporal de cada estudante para traçar o progresso feito ao longo do ano escolar. Como um incentivo extra, as escolas exibem as maiores pontuações dos estudantes para desafiá-los e deixá-los empolgados com relação a ser parte deste programa de fitness. Mas além dos video games, a escola adiciona ao programa um conselho sobre como ter uma vida saudável, o que as crianças podem carregar consigo por muito tempo após o fim do ano letivo. Esperamos que incorporações tão úteis dos video games na educação possam se expandir cada vez mais ao longo dos anos.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

2 Comentários

  1. Irei falar pro diretor da minha escola se pode fazer isso, hoje eu joguei um jogo de dança de tapete no Play2 durante a aula de ed. fisica, eu pedi para a minha prof trazer quarta feira *---*

    A idéia é ótima!! LOL

    ResponderExcluir
  2. Acho que seria interessante se fizessem um filme interativo no estilo de video-game usando tecnologia 3-D pra ensinar, tipo: operação médica, lutas, coreografias (seria bem útil. Se acham que não, pesquisem pelo jogo Just Dance), etcéteras.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem