Sendo o criados dos famosíssimos temas de Zelda, Mario, entre outros, Koji Kondo, da Nintendo, é certamente um dos compositores de video game de maior sucesso de todos os tempos. É seguro dizer que ele também é imensamente respeitado por seus colegas da game music.
Então, num comentário e entrevista feita pela Famitsu nesta semana, Koji Kondo foi questionado sobre algum compositor de jogo que ele achava ser excepcional. Ele respondeu com dois: Koichi Sugiyama, compositor do Dragon Quest, e Nobuo Uematsu, de Final Fantasy. Como motivo, ele citou a abundância de beleza musical presente nesses dois. Não surpreendentemente, sua escolha pessoal de melhores canções inclui o tema principal de Dragon Quest e o tema de batalha de Final Fantasy. Segundo ele, e muitos concordam, as canções se encaixam perfeitamente nos jogos. Na revista, Kondo também compartilhou uma série de outros detalhes pessoais; eis um resumo.
Qualquer um em sã consciência perguntaria a Koji Kondo sobre os segredos da criação das músicas mais famosas do video game - as músicas do Mario. Kondo lembrou-se de ter criado uma canção em estilo harmônica devido ao sentimento claro expresso na tela do jogo, cujas cores azul e verde contrastavam com os planos de fundo pretos presentes na maioria dos jogos da época. Mas como isso foi feito somente visualizando o plano de fundo, a música acabou não se enquadrando direito no jogo. O tema clássico overworld de Super Mario Bros. surgiu mesmo quando Kondo refez a melodia considerando também a jogabilidade, incluindo o pulo do Mario. Apesar de tudo, ele ainda não estava muito confiante com relação ao que criou, e não esperava que as pessoas ao redor do mundo todo se lembrariam da música.
A primeira canção que Kondo completou pra Super Mario Bros. não foi a do overworld (o tema da primeira fase), no entanto: o tema aquático, que Kondo afirmou ser fácil de imaginar.
Apesar das aparências, Mario não marca a grande estreia musical de Kondo. Seu primeiro papel como diretor de música foi Devil World, embora ele realmente não parece ter certeza absoluta sobre isso. "Acredito que tenha sido a primeira", diz o compositor. Kondo também foi o responsável pelos arranjos musicais incluídos no livreto que acompanhou o programa Famicom Basic, do Famicom Keyboard. Mas então, como Kondo teve a ideia de criar todos os temas memoráveis de sua autoria? "Em qualque lugar, contanto que eu esteja relaxado", ele responde. "Muitas vezes em casa. Também, a caminho de casa ou quando passeio durante uma pausa". Ele diz que se alguma coisa surgir em sua mente enquanto estiver caminhando, ele vai cantarolá-la até voltar pra casa. Se ele esquecer, ele desiste.
O instrumento favorito de Koji Kondo é o violoncelo, e ele gostaria de usá-lo em suas composições; no entanto, ele não se sente bom o suficiente com o instrumento; mesmo ele tendo aprendido violoncelo por 10 anos, parece que nunca conseguiu ser bom com isso! Quando lhe perguntaram sobre algum artigo precioso, Kondo mencionou um CD arranjado de Super Mario que foi feito pelo músico de jazz Sadao Watanabe. Como ele conseguiu? Há um tempo, Kondo pediu a Koichi Watanabe (o cara do Dragon Quest) pra planejar um CD arranjado de Super Mario Bros. Sugiyama sentia que Watanabe seria o cara perfeito para músicas do Mario, e foi à sua casa fazer o pedido. Kondo já era um fã d Watanabe, e ficou verdadeiramente satisfeito quando ouviu o CD resultante, a qual ele afirma que não era mais a música que havia criado, e sim, a própria música de Watanabe.
E, pra terminar, é claro, a Famitsu perguntou ao gênio musical sobre seus jogos favoritos. Sua resposta a esta questão foi um tanto quanto brasileira! Ele reagiu com Winning Eleven Play Maker, a instalação da série Winning Eleven pra Wii. "Eu sou um fã de futebol", disse Kondo.
Então, num comentário e entrevista feita pela Famitsu nesta semana, Koji Kondo foi questionado sobre algum compositor de jogo que ele achava ser excepcional. Ele respondeu com dois: Koichi Sugiyama, compositor do Dragon Quest, e Nobuo Uematsu, de Final Fantasy. Como motivo, ele citou a abundância de beleza musical presente nesses dois. Não surpreendentemente, sua escolha pessoal de melhores canções inclui o tema principal de Dragon Quest e o tema de batalha de Final Fantasy. Segundo ele, e muitos concordam, as canções se encaixam perfeitamente nos jogos. Na revista, Kondo também compartilhou uma série de outros detalhes pessoais; eis um resumo.
Qualquer um em sã consciência perguntaria a Koji Kondo sobre os segredos da criação das músicas mais famosas do video game - as músicas do Mario. Kondo lembrou-se de ter criado uma canção em estilo harmônica devido ao sentimento claro expresso na tela do jogo, cujas cores azul e verde contrastavam com os planos de fundo pretos presentes na maioria dos jogos da época. Mas como isso foi feito somente visualizando o plano de fundo, a música acabou não se enquadrando direito no jogo. O tema clássico overworld de Super Mario Bros. surgiu mesmo quando Kondo refez a melodia considerando também a jogabilidade, incluindo o pulo do Mario. Apesar de tudo, ele ainda não estava muito confiante com relação ao que criou, e não esperava que as pessoas ao redor do mundo todo se lembrariam da música.
A primeira canção que Kondo completou pra Super Mario Bros. não foi a do overworld (o tema da primeira fase), no entanto: o tema aquático, que Kondo afirmou ser fácil de imaginar.
Apesar das aparências, Mario não marca a grande estreia musical de Kondo. Seu primeiro papel como diretor de música foi Devil World, embora ele realmente não parece ter certeza absoluta sobre isso. "Acredito que tenha sido a primeira", diz o compositor. Kondo também foi o responsável pelos arranjos musicais incluídos no livreto que acompanhou o programa Famicom Basic, do Famicom Keyboard. Mas então, como Kondo teve a ideia de criar todos os temas memoráveis de sua autoria? "Em qualque lugar, contanto que eu esteja relaxado", ele responde. "Muitas vezes em casa. Também, a caminho de casa ou quando passeio durante uma pausa". Ele diz que se alguma coisa surgir em sua mente enquanto estiver caminhando, ele vai cantarolá-la até voltar pra casa. Se ele esquecer, ele desiste.
O instrumento favorito de Koji Kondo é o violoncelo, e ele gostaria de usá-lo em suas composições; no entanto, ele não se sente bom o suficiente com o instrumento; mesmo ele tendo aprendido violoncelo por 10 anos, parece que nunca conseguiu ser bom com isso! Quando lhe perguntaram sobre algum artigo precioso, Kondo mencionou um CD arranjado de Super Mario que foi feito pelo músico de jazz Sadao Watanabe. Como ele conseguiu? Há um tempo, Kondo pediu a Koichi Watanabe (o cara do Dragon Quest) pra planejar um CD arranjado de Super Mario Bros. Sugiyama sentia que Watanabe seria o cara perfeito para músicas do Mario, e foi à sua casa fazer o pedido. Kondo já era um fã d Watanabe, e ficou verdadeiramente satisfeito quando ouviu o CD resultante, a qual ele afirma que não era mais a música que havia criado, e sim, a própria música de Watanabe.
E, pra terminar, é claro, a Famitsu perguntou ao gênio musical sobre seus jogos favoritos. Sua resposta a esta questão foi um tanto quanto brasileira! Ele reagiu com Winning Eleven Play Maker, a instalação da série Winning Eleven pra Wii. "Eu sou um fã de futebol", disse Kondo.
Koji Kondo é o cara!!! ( isso sem dúvidas!^^ )
ResponderExcluirAntes de ler os dois compositores que Kondo citou já sabia quais eram. Sugiyama, Uematsu e Kondo, com certeza, são os mais conhecidos e mais elogiados em game music. Ambos são "os caras"! hehe
ResponderExcluirPor essa eu não esperava! Ele gostar de Winning Eleven. xD
ResponderExcluirSe ele vier aqui, vai ficar doido! Com a pregada de Patchs que esses caras aplicam.