90 minutos de Miyamoto sobre New Super Mario Bros. Wii

Shigeru Miyamoto é um dos caras mais bacanas que já vi. Ele sabe exatamente o que dizer, quando dizer e como seu tom deve estar pra conseguir a melhor reação da imprensa. Ontem, ele visitou a cidade de Nova York. Além de apreciar a paisagem seca da Grande Maçã, o mestre jogou com entusiastas de video game, novos e velhos, e conversou durante 90 minutos sobre Wii Fit e New Super Mario Bros. Wii - incluindo mais detalhes, futuro Mario online, o inusitado chefe final, a razão da Peach não ser uma personagem jogável, e muito mais. Tenha certeza de conferir essa pérola, uma matéria feita com as palavras sábias do próprio Shigeru, logo depois do pulo!

Sobre Wii Fit
Olá. Acho que vou tirar vantagem do pouco tempo que eu tenho hoje, então não vou responder nada sobre Zelda (risos).

Eu acho que pode ser dito de qualquer tipo de programa de exercícios que as pessoas começam com entusiasmo mas raramente conseguem ter tempo pra continuar. Até mesmo eu, quando vou pro ginásio, acho que os primeiros cinco minutos são muito longos. Mas conforme você entra no ritmo, antes que você saiba, 40-50 minutos já se passaram. E eu tenho certeza de que há vezes em que você está tipo, "adoraria fazer exercícios mas só tenho 10 ou 15 minutos e não sei onde começar". Então, com esses pensamentos em mente, tentamos pensar em alguns modos diferentes pra fazer com que o Wii Fit seja mais conveniente.

Então até mesmo com o Wii Fit original, tentamos simplificar o processo, até mesmo chegamos ao ponto de criar um Wii Fit Channel. Mas ainda assim me levou tempo pra entender e começar a selecionar atividades, então queríamos simplificar isso no Wii Fit Plus. Olhamos pra outras áreas, consultando professores de universidade sobre como o software poderia ser usado, adicionando um sistema de METs, e, calculando a quantidade estimada de calorias que você está queimando, podemos igualar certas quantidades de caloria na alimentação. Então ele te dá uma ideia de quanto exercício você tem que fazer pra queimar um pedaço de bolo (risos). Nós também adicionamos alguns elementos esportivos como o golfe, que leva em consideração o balanço de seu giro na balance board. Nós consultamos professores profissionais de golfe pra fazer isso. No processo de criação de Wii Fit Plus, porque ainda é um jogo, no qual adicionamos alguns novos elementos divertidos como aquele que te faz bater os braços tentando voar.

Em nossa casa, consideramos o cachorro como um membro da família, então enquanto você pesava o seu cachorro no primeiro jogo enquanto via todos os membros da sua família de pé na tela de título, eu ficava triste por não haver nenhum cachorro pra representar o meu, então adicionamos essa nova característica, também. Nós também temos um gato em Wii Fit Plus, então se você tiver um gato... mas não vai haver nenhum Nintencats (risos). Nós melhoramos e simplificamos a experiência. Ao invés de lançar como uma sequência, nós decidimos fazê-lo como um atualização para as pessoas que compraram o primeiro Wii Fit.

E agora, vamos ao Mario!

Sobre Mario
Assim como nós olhamos pra Wii Fit e a ideia de estar ambientado numa sala de entar, nós na verdade olhamos pra New Super Mario do mesmo modo. Porque está no console Wii, que é parte da experiência na sala de estar sobre a qual precisávamos projetar o jogo. O jogo em si é uma ramificação do Mario original em 8-bit, onde o conceito original permitia duas pessoas jogando juntas. Com Super Mario Bros., o jogo se tornou uma experiência em single player, mas no DS a única coisa que queríamos realizar com New Super Mario Bros. era uma experiência de rolagem lateral que era fácil para os jogadores novos, mas ainda assim satisfaria as necessidades de fãs do Mario de longa data. Mas o que descobrimos fazendo isso é que o balanço na verdade era bem difícil.

De fato eu me lembro da Roundtable durante o E3 onde alguém perguntou "O New Super Mario Bros. Wii vai ser tão fácil quanto New Super Mario Bros. DS?". E eu acho que disse que não seria. O que eu acho é que o que criamos dessa vez é bem difícil. Pelo fato de New Super Mario Bros. Wii ser um multiplayer, ele tem novos elementos onde jogadores mais avançados podem cuidar dos novatos, e carregá-los até o final. Nós também introduzimos um sistema de guia sobre o qual falaremos mais tarde. Desta vez, nós criamos algo que os jogadores de vários níveis de habilidade podem jogar e curtir.

No E3 nós fizemos uma introdução simples das características multiplayer de New Super Mario Bros. Wii. Mas isso é um jogo completo do Super Mario que começa no World 1 e segue até o World 8. Você pode jogar o modo de história em single player do começo até o fim, e em qualquer ponto você pode adicionar jogadores do mapa e trabalhar até o fim do jogo. Além disso, há dois modos dedicados a multiplayer. Free For All te permite selecionar estágios do modo missão com um sistema de menu que usa fotos pra encontrar facilmente sua fase favorita. E no modo Coin Mode, este é um multiplayer competitivo onde você briga por moedas e é classificado de acordo com quantas você coletar. O modo Free For All é algo que se parece com Mario Kart onde você tem amigos com quem quer jogar sua fase favorita. As fases que você abre no story mode são destravadas no Free For All.

O que eu acho interessante nesse jogo: você pode jogar o mesmo nível de novo e de novo, e seu nível de experiência pode variar dependendo de qual grupo de jogadores você tem na fase na hora. No processo de criação do jogo, trouxemos pessoas pra testá-lo. Após jogar o single e o multiplayer, o que percebemos é que quando pessoas jogam sozinhas, elas têm um olhar muito sério em seus rostos, e estão dando duro tentando imaginar como passar pelo desafio. Mas no multiplayer, as expressões mudam dramaticamente: eles tinham sorrisos nos rostos, e estavam conversando e se divertindo.

[O demo começa com Miyamoto jogando com os caras e pegando o Traje de Pinguim. Eles perdem feio e retornam ao menu do jogo] Como você pode ver, o jogo não é fácil... essa foi uma demonstração muito ruim (risos). Se você é muito bom no jogo, você joga uma fase de alta habilidade, e se você não é muito bom no jogo, você pode dar uma demonstração muito feia (risos, e retorno ao World 1-1). Agora, aqui está o bloco Super Guide. Se você morrer muitas vezes numa fase, este bloco vai aparecer e você pode ativar o Super Guide (Super Guia) para essa fase. Quando você o ativa, você vê um "vídeo" de Luigi correndo pela fase. Visto que este é o World 1-1, o guia está correndo pelos objetivos mais básicos, quase como um manual de instruções sobre como jogar um jogo do Mario. Em qualquer ponto você pode controlar a demo, então agora, você estará jogando como Luigi. O que o Super Guide não faz é mostrar áreas secretas, e é referido como um modo de mostrar aos novatos como completar um nível. Mas, no demo, você pode explorar todas as áreas escondidas. Se você deixar o demo correndo sozinho até o final, ele vai te dar a opção de recomeçar a fase pra completá-la por si mesmo, ou se você só gostaria de usá-lo pra passar pelas áreas difíceis pra poder finalizar a fase e continuar, você pode. Vou dizer que quando o ícone do Super Bloco aparece, me sinto arrependido e culpado por deixar acontecer. Eu descobri que, quando aparece, ele me inspira a dar o meu melhor e completar a fase sozinho. As pessoas que jogam sem deixar o bloco de dicas aparecer, ganharão coisinhas especiais na tela de título após completarem. Haverão estrelas no título, baseado em coisas especiais que você fez no jogo, e é somente uma dessas coisinhas.

Conforme você coleta estrelas em cada fase, você pode usar as moedas de estrela pra destravar filmes adicionais que são criados usando um sistema similar ao Super Guide. Eles são chamados de Hint Movies (Filmes-Dica), e mostram um alto nivel de jogabilidade que os testadores e desenvolvedores conseguiram no jogo. Coisas como 1-ups infinitos, Super Skills e localizações das Star Coins. Temos um vpideo desses Hint Movies mostrando alguns dos movimentos dos testadores.

[Filme começa a rodar] Essa parte é minha favorita [Miyamoto mostra uma fase do Yoshi em 4-player, no World 1-3, onde três personagens cavalgam num Yoshi e Luigi não... E Luigi é usado como um bode expiatório pra coletar todas as moedas e power-ups sendo engolido e cuspido entre os Yoshis, nunca deixando que ele tocasse no chão... assim, a certo ponto, cada inimigo derrotado garantia vidas extras].

O Coin Battle usa as fases do modo missão, mas há cinco dedicadas somente ao Coin Battle. As fases do Story Mode no Coin Battle possuem localizações diferentes das moedas pra diferenciá-las. Você também encontrará "moedas de contorno", as quais você deve passar primeiro pra que depois apareçam, então ser o primeiro na fase não é exatamente o melhor, visto que você vai correr na frente delas antes e os outros jogadores vão pegá-las. Essa fase parece familiar [Miyamoto coloca uma fase que se parece exatamente como uma área do original Mario Bros., completa com blocos POW]. Eu acho que é um jogo do Mario que se adequa a qualquer habilidade. Este é o pacote: como você pode ver, é a primeira caixa de jogos do Wii completamente vermelha. Como você pode ver, os Estados Unidos possuem um belo carimbo do logo do Wii o qual nós não entendemos no Japão (risos).

Vamos às perguntas e respostas!
Nós tivemos algumas décadas de evolução e iteração na série Mario, e essa é a primeira, pelo que me lembro, que parece tanto com o jogo que experimentei. Por que foi tão importante para à série retornar às rotas da série e desenvolver um jogo moderno do Mario que se parece com um jogo com o qual eu cresci?
Nós queríamos um jogo que fosse atraente a uma audiência mais ampla possível, e depois, queríamos fazer um jogo em multiplayer, e o estilo original de Mario Bros. foi o que mais se adequou em fazer uma experiência multiplayer.

Quando joguei o game no E3, joguei com pessoas que jogavam sujo, pulavam na minha cabeça e me arremessavam. Você já ficou frustrado quando você não conseguiu jogar com pessoas que jogavam o modo justo?
Eu não encontrei nada assim porque quando eu joguei com pessoas que faziam isso comigo, eu podia flutuar por aí numa bolha e deixá-los me carregar e terminar a fase desse modo. Não me frustrou tanto.

O jogo é multiplayer mas não há online. Você tem algum interesse em focar na internet de algum modo?
Nós fizemos jogos como Smash Bros. e Mario Kart, então temos sim um interesse em ir online. Com esse tipo de jogo do Mario nós queríamos nos focar na experiência da sala de estar. Nós teríamos feito um jogo online do Mario, mas o esforço e as fontes que você devota ao colocar online resultariam em sacrificar alguma coisa. Esse tipo de experiência é melhor adequada face a face, na mesma sala. De fato, no futuro, existe a possibilidade de explorar a conectividade remota num jogo do Mario.

Existe alguma razão particular pra você ter escolhido a rota de varejo pra New Super Mario Bros. Wii ao invés do download digital WiiWare?
Minha perspectiva é que os negócios são, acima de tudo, negócios baseados em pacotes. Eu, pessoalmente, preciso de um produto físico. Especialmente quando é um pacote legal e vermelho desse jeito (risos).

Você estava lá quando Captain Lou Albano morreu e qual foi a sua reação?
Foi você que acabou de me dizer isso (risos, mas se curva solenemente).

Em Little Big Planet, as pessoas fazem fases do Mario, então há um interesse óbvio em produzir fases. Você tem algum interesse em abrir as ferramentas para os usuários criarem oficialmente suas próprias fases?
Isso é algo no qual eu tenho interesse em explorar, e fases do Mario são perfeitas pra isso. A série Mario Vs. Donkey Kong é uma das quais estou envolvido, e é um jogo onde exploramos criação de fases. E no DSi, nós temos o Flipnote Studio, que permite que os usuários explorem sua criatividade. Eu sempre tive um interesse nessas ferramentas de criação.

Há muitas referências a outros jogos do Mario, como a coleção de moedas, os Koopalings... Há algo que vocês ainda não revelaram?
Coletamos todos os elementos de diferentes jogos do Mario. Há muitos fãs por aí com elementos favoritos do Mario, e queríamos deixá-los felizes trazendo os favoritos de volta. Pra ser honesto eu não sei ao certo o que nós revelamos e o que não revelamos até agora, então é difícil saber o que eu posso compartilhar. A característica principal é o multiplayer, obviamente... duas coisas, uma que eu posso falar, e outra que não posso entregar: uma são as fases do Coin Battle serem uma paródia/realidade alternativa da fase original 1-1 de Super Mario Bros. Se você conhecer essa fase e jogar em New Super Mario Bros. Wii, eu acho que você ficará surpreso. E, eu não posso falar sobre isso, mas o chefão final do jogo é algo que será recente e novo, mas definitivamente parecerá uma paródia de um jogo anterior.

O mercado japonês esteve em decline nos últimos anos, isso te preocupa? E o que você acha que é o problema?
Acho que não é um assunto tão simples sobre não vender no Japão. New Super Mario Bros. vendeu mais de cinco milhões somente no Japão. Na verdade, as vendas foram maiores no Japão do que na América do Norte e Europa até recentemente, e isso se deve em parte à força do mercado do DS no Japão naquela época. Mais recentemente, Dragon Quest IX no Japão vendeu mais ou menos três milhões em um curto período de tempo. Ainda estamos vendo títulos de alta qualidade sendo vendidos, mas acho que veremos outros títulos, que normalmente venderiam adequadamente, não vendendo tão bem.

Você teve alguma revelação ou surpresa desenvolvendo New Super Mario Bros. Wii?
É um pouco difícil de lembrar, mas uma das maiores surpresas foi no multiplayer, em particular no foco de testes que vimos onde há jogadores que querem ter uma boa diversão sem ter que fazerem muita coisa. E eu não consigo pensar em outros exemplos (risos).

Você acha que o Super Guide é uma forma de trapacear, e você acha que pode ser aplicado em qualquer jogo?
Obviamente as pessoas comprarão o jogo e se elas puderem chegar até o fim sozinhas, elas chegarão. Alguns vão comprar um guia de estratégias, alguns vão procurar dicas online, e tudo o que fizemos foi de algum modo incorporar isso dentro do próprio jogo. Fomos capazes de criá-lo para este jogo porque o ajustamos especificamente pra New Super Mario Bros. Wii, e eu acho que depende das prioridades de outros títulos se devemos ou não fazer isso em outros jogos. Não podemos prometer exatamente o que estará nos jogos daqui pra frente, mas ao mesmo tempo existem alguns tipos de jogabilidade que se encaixam num sistema como este. Vamos avaliar os títulos caso a caso. Vamos usar Zelda como um exemplo. Vamos resolver os quebra-cabeças, vamos mostrar como resolvê-los, a fim de fazê-los entender, e vamos mostrar toda a solução? Pode ser um sistema difícil, mas nós vemos algum valor nele.

Houve algum produto, no qual você esteve envolvido, cuja resposta te surpreendeu, seja negativa ou positivamente?
Possivelmente o Wii Music. Os membros do time de desenvolvimento ficaram chocados com a reação e estavam esperando por uma resposta melhor do que a recebida. Acho que se fizéssemos alguma coisa sobre isso seria reunir todo mundo pra entender quais eram suas expectativas e qual era o vão entre a expectativa e o resultado. Nós conversamos sobre isso, mas não há nada concreto até agora, ou nada que possamos falar. Há pessoas que usam Wii Music e o avaliam altamente, mas novamente, há pessoas que têm boas opiniões sobre ele, então o vão entre os positivos e negativos parece ser muito grande, o que é surpreendente.

Você acha que há uma renascença 2D acontecendo da mesma forma que Super Mario 64 zarpou as plataformas no foco 3D? Qual é a força condutiva, o hardware do Wii ou as exigências do jogador?
Eu não acho que tudo tem que ser 3D, e eu não acho que só porque estamos vendo mais 2D tudo está indo nessa direção. Talvez o que está acontecendo é que as pessoas estão cogitando os benefícios do 3D e 2D. Com New Super Mario, e seu multiplayer, especificamente, acho que a plataforma multiplayer está servindo mais num ambiente 2D do que num 3D. Mais pra frente, os desenvolvedores vão olhar os objetivos e fazer suas decisões nos benefícios de cada estilo. Você deve ter a coragem de não ser atraído pela aparência do jogo e perseguir a experiência.

Quais elementos você diria que um jogo do Mario deve ter, e o que faz com que um jogo Mario seja um jogo do Mario?
Precisa ser simples de controlar e fácil de entender. A física no jogo deve ser entendida pelo jogador de modo que quando eles seguram o controle, eles entendam o ambiente, e comecem a tentar coisas diferentes. E o que eles fazem parece natural. É um ricochete entre o jogador e o desenvolvedor, o que eles esperam versus o que tentamos oferecer. Lançar a criatividade do jogador no ambiente.

Conforme mostramos no demo, existe a flor de gelo e o traje de pinguim, e ambas vão permitir que o jogador jogue bolas de gelo. No desenvolvimento, é fácil para nós dizermos, "OK, queremos que as bolas congelem os inimigos". Mas assim que você faz a decisão, um número de perguntas surgem. Se você congelar os inimigos, o que acontece com eles? Se o inimigo estiver no ar, ele fica no ar ou ele cai? Se ele cair do ar, o que acontece quando acertar o chão, ele fica no chão? Quanto tempo demora até que eles caiam do ar? Quando estiver no ar, o jogador pode pular em cima? Você vai poder pular em cima dele antes que caia no chão? Quando ele cai de uma certa altura, ele deve quebrar? Quando você estiver na água e congelar um inimigo, já que o gelo flutua, ele deveria flutuar? Se flutuar até o topo o Mario pode ficar em cima dele? Um monte de questões são abertas, e o que é importante num jogo do Mario é responder às expectativas dos jogadores sobre o que eles fazem no jogo. Criar um mundo que se pareça baseado no que o usuário espera.

Quando o Wii foi lançado, HDTVs não estavam em alta penetração, mas elas estão agora. Você acha que seus jogos beneficiariam o HD, e acha que os jogadores querem ver seus jogos em HD?
Acho que não há nada errado com gráficos bonitos. Se eu tiver uma televisão de alta resolução, eu gostaria de jogar em alta resolução também. Conforme vemos esse progressp, veremos video games; os jogos da Nintendo se movem no passo da tecnologia. Mas o que eu não acho que é particularmente verdade é que os gráficos fazem o jogo. Ainda continuaremos nos focando na jogabilidade. Vamos tirar vantagem da tecnologia conforme ela sair, mas agora, é isto que temos a oferecer.

Por que a princesa Peach não é um personagem jogável em New Super Mario Bros. Wii?
Eu pensei que seria legal tê-la como um personagem jogável, mas os personagens Toad tinham uma física mais similar aos personagens do Mario do que Peach tem. E se um dos quatro tiverem um vestido, teríamos que ter um programador especial pra cuidar dos efeitos em sua saia na jogabilidade, e essa é a razão especial sobre Peach não ser jogável (risos). E é claro, se tivéssemos Wario lá, teríamos que programar um modo de fazê-lo peidar (risos).
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

8 Comentários

  1. Shigeru Miyamoto é um gênio, seus jogos sempre aparecem em listas dos melhores jogos do mundo, e as histórias dos jogos são exelentes!
    Se um jogo é do Miyamoto, com serteza é um jogo bom.

    Se tem alguem na qual possa me inspirar é ele!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog Jardim!

    Não sei se você vai acreditar mas eu descobri seu blog neste mês e gostei bastante, então li TODOS OS ARTIGOS, TODOS MESMO.

    Adorei todos.

    Ah, outra coisa, lá no artigo sobre as transformações de Mario faltou aquela de Super Mario World, Bem, acho que é uma, mas é aquela que Mario infla que nem um balão...

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que dois toads (e pior, um azul e outro amarelo) está dando uma péssima impressão...
    A resposta de miyamoto é interessante (embora eu nao tenha engolido bem quanto à princesa), então porque nao ressuscitar personagens antigos como Geno para integrar o time no lugar de um dos toads?

    ResponderExcluir
  4. O Geno é da Square, e se conseguissem também precisariam manipular os efeitos de sua capa e sua mágica. A atuação de Geno é diferente da ação prática dos irmãos Mario e Toads. Eu ainda acho que deveriam deixar tudo certinho... colocar o Toad original e a Peach, forçando assim a lealdade com Super Mario Bros. 2. O que os impediu de inserir a Peach não foi somente a programação de alguns pixels, e sim, tempo e roteiro. Lembrando que Peach só estava lá pra preencher um espaço de um Doki Doki Panic manipulado, e seguindo o roteiro, pra derrotar o exército de Wart; se ele retornasse aqui, a inserção dos Koopalings não faria sentido. Nem fez muito sentido eles aceitarem as ordens da Bowletta em Superstar Saga...

    E obrigado, Giovanni Bruno!! TODOS os artigos?! Rapaz! Obrigado mesmo! Leu até o dos Boos?! Haja tempo e carinho com o Reino! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. adorei os argumentos dela nao ser jogavel... (koopalings.. nao tinha pensado mesmo nisso) nao me pareceu convicente a questão "dificil programar uma saia" e tal... inclusive! ela podia ser jogavel no modo multiplayer somente.... que ali nao ha a classica historia...

    ResponderExcluir
  6. Mas nao vejo porque nao usar a peach ainda por questoes de roteiro...
    Ela sempre foi meio "heroina", nao só em SMB2. Veja Super princess peach (onde o original constaria os koopalings) e a série paper mario...
    Nao entendi o que aconteceu com bowletta... Faz tempo que nao jogo M&L1...

    ResponderExcluir
  7. Ah... Cackletta levou um pau de Mario & Luigi e Fawful prendeu sua alma no corpo de Bowser, dando forma à Bowlettam um bicho feio que eventualmente domina o Castelo de Bowser e ordena que os Koopalings baixem o sarrafo nos irmãos.

    A Peach às vezes é retratada como uma personagem durona (como em Super Mario Adventures), mas na maioria dos jogos, ela é a donzela em perigo. A menos, é claro, na série Strikers. Lá ela não é nem durona nem donzela, é histérica...

    ResponderExcluir
  8. Mario Strikers revela o lado B da personalidade dos nosso heróis. Hehe!

    Os Koopalings no Superstar Saga são meio empurrados... Morrem em dois ou três turnos.

    Agora sim vamos poder vê-los em ação novamente... Durante três pulos... :)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem