A pausa da morte saiu ou não?

Na última entrevista postada aqui no Reino de Shigeru Miyamoto, ele explica que a apelidada "puusa da morte", aquela pequena pausa que acontece quando um dos quatro personagens de New Super Mario Bros. Wii morre em ação (pausando toda a ação do jogo de maneira distrativa), havia sido retirada do jogo. Mas, na última sessão de perguntas e respostas da Official Nintendo Magazine, dizem que ela ainda está lá.
A pausa ainda está lá. No entanto, não é tão ruim quando as pessoas dizem que é, na minha opinião. É compreensível que ao assistir os vídeos parece ser irritante, mas quando se joga na verdade é bem útil. Só são necessárias uma ou duas vezes pra se acostumar com o tempo, e a partir deste ponto, se torna útil por dois motivos: te permite saber o que está acontecendo nas outras partes da tela sem ter que tirar os olhos de sua própria ação, e te dá um pedaço de segundo pra planejar seu próximo movimento. Assim que você se acostumar com a sincronização, ela não vai te retirar de concentração, como muitos estão assumindo que que vai. Digamos que você está correndo e prestes a pular quando alguém é atingido: se isso acontecer, é perfeitamente fácil ainda fazer o pulo quando a ação retornar, visto que a sincronização é muito fácil de aprender. A reação espontânea da internet é que seja ruim, até mesmo uma característica de quebra de jogo, mas na verdade, é o contrário.
Estamos nos precipitando demais ao reclamar sobre a pausa?
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

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