Apesar de ser um retrocesso completo da inigualável jogabilidade do 'Mario Bros.' original, 'New Super Mario Bros.' no DS ultimamente vem me deixado um pouco insatisfeito. O jogo é legal, claro, mas não puseram tantos elementos novos e legais para me fazer esquecer que eu estava jogando a mesma coisa a 10 anos. Então, quando New Super Mario Bros. para Wii foi anunciado, eu estava curiosíssimo e pronto para descobrir qualquer novidade até ter o jogo em mãos - Que foi exatamente o que consegui durante o E3.
E aqui começam os positivos e negativos:
A primeira razão do porque eu não cansava de jogar New SMB Wii é a mais simples possível: É o Mario, ora bolas. Ninguém precisa de razão alguma para mergulhar de cabeça num jogo do Mario e ficar por lá por um tempinho. Os jogos do Mario sempre foram a definição para qualquer jogo; Você corre, pula, ganha ou morre - Você está se divertindo. Essa é a verdadeira resposta do por que os verdadeiros jogos do Mario sempre vendem trizibilhões de cópias. E New Super Mario Bros. Wii, assim como o original New Super Mario Bros. ("Original New..." Esses nomes podem ficar realmente confusos), está simplesmente deixando toda a supremacia do Mario de lado.
A segunda razão pela qual eu continuei voltando para jogar foi algo que eu não pensei que iria gostar, mas gostei, que é justamente o ponto que a Nintendo agora está reforçando: Multiplayer. Talvez seja só eu, mas eu nunca quis ninguém jogando comigo quando estou no meio de uma aventura à moda antiga. Sempre achei aquela ideia de separar as telas melhor do que ter duas pessoas ao mesmo tempo em uma só. E a parte legal disso é que mais três pessoas lotando minha tela muda totalmente o conceito básico de Mario Old-School que estamos acostumados a ver. Isso cria uma competitividade grande. Mudamos o foco de passar de fase em fase, achar caminhos secretos e etc. para roubar Power-ups, fazer corrida para entrar pelos canos primeiro e usar uns aos outros como plataforma para pular e chegar a algum lugar, fazendo você cair de um penhasco, ainda por cima (Que nem fazemos com os Yoshis, mas claro, não montamos em cima um dos outros, só pulamos em suas cabeças). Esse modo multiplayer substitue, com interatividade, os elementos novos que esperávamos ver.
Sei que muitas pessoas podem estar chateadas com o fato de que esse jogo parece, até agora, estar mais voltado para a competitividade do que aqueles aspectos de explorações que tínhamos nos antigos jogos do Mario, mas vou repetir como me diverti ferrando outros jogadores, caindo de penhascos e ressurgindo discretamente ao lado deles.
Finalmente, minhas maiores preocupações sobre o jogo são:
A.) Será que a diversão das primeiras semanas de New Super Mario Bros. Wii vão durar ou a experiência de jogar com outras pessoas vai revelar-se simples e pouco durável?
B.) Será que o jogo fará jus aos seus U$50,00 dólares a mais ou nos perguntaremos por que isso não foi lançado sendo um Wiiware de preço apropriado?
E aqui começam os positivos e negativos:
A primeira razão do porque eu não cansava de jogar New SMB Wii é a mais simples possível: É o Mario, ora bolas. Ninguém precisa de razão alguma para mergulhar de cabeça num jogo do Mario e ficar por lá por um tempinho. Os jogos do Mario sempre foram a definição para qualquer jogo; Você corre, pula, ganha ou morre - Você está se divertindo. Essa é a verdadeira resposta do por que os verdadeiros jogos do Mario sempre vendem trizibilhões de cópias. E New Super Mario Bros. Wii, assim como o original New Super Mario Bros. ("Original New..." Esses nomes podem ficar realmente confusos), está simplesmente deixando toda a supremacia do Mario de lado.
A segunda razão pela qual eu continuei voltando para jogar foi algo que eu não pensei que iria gostar, mas gostei, que é justamente o ponto que a Nintendo agora está reforçando: Multiplayer. Talvez seja só eu, mas eu nunca quis ninguém jogando comigo quando estou no meio de uma aventura à moda antiga. Sempre achei aquela ideia de separar as telas melhor do que ter duas pessoas ao mesmo tempo em uma só. E a parte legal disso é que mais três pessoas lotando minha tela muda totalmente o conceito básico de Mario Old-School que estamos acostumados a ver. Isso cria uma competitividade grande. Mudamos o foco de passar de fase em fase, achar caminhos secretos e etc. para roubar Power-ups, fazer corrida para entrar pelos canos primeiro e usar uns aos outros como plataforma para pular e chegar a algum lugar, fazendo você cair de um penhasco, ainda por cima (Que nem fazemos com os Yoshis, mas claro, não montamos em cima um dos outros, só pulamos em suas cabeças). Esse modo multiplayer substitue, com interatividade, os elementos novos que esperávamos ver.
Sei que muitas pessoas podem estar chateadas com o fato de que esse jogo parece, até agora, estar mais voltado para a competitividade do que aqueles aspectos de explorações que tínhamos nos antigos jogos do Mario, mas vou repetir como me diverti ferrando outros jogadores, caindo de penhascos e ressurgindo discretamente ao lado deles.
Finalmente, minhas maiores preocupações sobre o jogo são:
A.) Será que a diversão das primeiras semanas de New Super Mario Bros. Wii vão durar ou a experiência de jogar com outras pessoas vai revelar-se simples e pouco durável?
B.) Será que o jogo fará jus aos seus U$50,00 dólares a mais ou nos perguntaremos por que isso não foi lançado sendo um Wiiware de preço apropriado?