As 20 coisas mais influenciais na indústria dos games

Isso segundo o ScrewAttack.

20. Configuração "WASD"
Foi uma descoberta feita por jogadores que deu mais controle aos seus jogos, também influenciando o desenvolvimento de controles de jogos e configurações internas.

19. Jogos não destrutivos/Jogos baseados em criação
Estamos falando de Tetris e afins. Jogos assim provaram que não é preciso violência ou um objetivo específico pra se ter uma boa diversão.

18. Série Final Fantasy
Os jogos da série Final Fantasy, que foi lançado primordialmente pra NES em 1987, popularizaram muitas características e conceitos que são vastamente usados em RPGs.

17. Dance Dance Revolution
Ele popularizou os jogos de ritmo (Guitar Hero e Rock Band, entre outros anteriores), deu exercício aos jogadores, e se tornou um cofrinho de dinheiro para o mercado de arcades.

16. Goldeneye 007 (Nintendo 64)
Goldeneye popularizou os atiradores em primeira pessoa nos consoles implementando características de jogabilidade únicas, além do modo multiplayer de divisão de quatro telas que foi um sucesso instantâneo.

15. Starcraft
Aberto o caminho para o gênero de estratégia em tempo real, ajudou a tirar a Coréia do Sul de uma depressão econômica. Starcraft é o esporte nacional dos jogadores deste país - jogadores profissionais sucedidos de Starcraft e Warcraft III são considerados celebridades.

14. Bawls
Esta foi a primeira bebida energética direcionada aos jogadores de video game, criando um mercado para produtos cafeinados direcionados a eles. Bebidas com mais cafeína do que Coca ou Pepsi permitia que jogassem por mais tempo, e é considerado essencial de se ter uma em muitos eventos onde a atividade primária envolve longos períodos de jogos.

13. Atari 2600
O console popularizou o movimento dos jogos construídos dentro do sistema de cartuchos removíveis, criou um mercado competitivo de consoles e devastou a indústria dos games na América do Norte com um suplimento imenso de jogos de baixa qualidade com pouca exigência pra que fossem feitos.

12. Microsoft Windows
Além das influências em tecnologia de informação em geral, Windows 95 permitiu aos desenvolvedores fazer jogos com o Visual Studio e o DirectX API, e tornou mais fácil a instalação dos jogos de alta performance e altamente superiores.

11. PlayStation (PS1)
Deu aos desenvolvedores uma plataforma de sucesso para lançar seus games, e os permitiu ser mais criativos com seus designs. Reduziu os custos da produção massiva e passou as economias aos consumidores. Isso resultou em jogos de qualidade maior por um preço menor.

10. Aluguel de Video Games
Bons tempos... permitiu que os jogadores pudessem experimentar mais jogos por um custo mais baixo, e fez os games mais acessíveis para aqueles que não podiam comprar.

9. LAN Parties
Uma LAN party é um evento temporário para juntar pessoas com os seus computadores, ao qual os ligam numa rede local (LAN), geralmente com o objectivo de se jogar jogos de computador multiplayer. As companhias podem promover seus produtos enquanto os jogadores curtem multiplayers com jogadores o bastante pra lotar o servidor.

8. Shareware/Demos
Isso trouxe o conceito "teste antes de comprar" à indústria dos video games, e permitiu às companhias que mostrassem seus produtos antes do jogo ser finalizado.

7. Arcades/Centros de jogo
Arcades e centros de jogos (shopping) promovem o aspecto social dos jogos. Jogue enquanto estiver com seus amigos e vai ter uma ótima diversão - sei disso por experiência própria.

6. Esportes eletrônicos
Ofereceram a experiência da "jogabilidade de alto nível". Enquanto a competição pela diversão ainda existe entre os clãs de muitos jogos, os times profissionais competindo uns contra os outros ainda é algo espetacular de se assistir. É como assistir ESPN, exceto por estar vendo pessoas jogando video games.

5. NES
Milhões de nós não estaríamos jogando hoje se não fosse pelo NES. Ele introduziu uma camada de controle de qualidade para jogos e trouxe uma base forte de clientes aos futuros jogos que viriam.

4. Doom
Popularizou o conceitor de "atiradores em primeira pessoa" e acrescentou qualidade visual aos video games, mais os efeitos do código fonte lançado à comunidade, causando impacto.

3. Game Mods
É um termo usado para um jogo do qual foi feito a partir de outro, ou para designar a alteração de alguns elementos de um jogo. Eles podem ser feitos (ou suportados) por terceiros ou pelos próprios criadores do jogo original. É um modo efetivo de estender a vida comercial de seus produtos, e jogadores ganham mais conteúdo gratuitamente. As companhias hoje em dia tentam fazer seus jogos mais "modificáveis" o possível.

2. Aceleração de hardware 3D
A aceleração de hardware transfere cálculos de gráficos da CPU para um processador e memória dedicados a isso. Isso deu aos jogos melhores gráficos, mais frames por segundo e uma experiência mais imersiva. Todo jogo feito na década passada usa aceleração de hardware.

1. Internet
Ela mudou o modo como as companhias de jogos fazem negócios com os jogadores, mudou o jeito que os jogadores obtêm informações da indústria, mas o mais importante, mudou o modo como jogamos uns com os outros.

Há quem diga que Bawls não devia estar na lista, e sim, o controle analógico, discos óticos, o botão start... e o Mario. O que você acha?
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem