
De acordo com o manual de instruções de Super Mario Bros. 2, um dos Birdos vistos neste jogo é na verdade um macho que pensa que é uma garota e gosta de ser chamado de Birdetta.
Ele pensa ser uma garota e gosta de ser chamado de Birdetta. Ele gosta de usar um laço na cabeça e atira ovos de sua boca.
Isso não está incorreto em termos de tradução. Birdo é conhecido como Catherine no Japão, e também em alguns manuais de Wario's Woods. No Japão, Catherine é macho, e gosta de acreditar que é uma fêmea. Assim como Birdo, ele gosta de ser chamado de Cathy como o oposto de seu nome real. A misconcepção de que o personagem é fêmea no Japão se deve ao fato de que Catherine é um nome feminino, mas dificilmente alguém traduziu seu perfil japonês, que diz que ele é macho desde de sua aparição em Doki Doki Panic. Devido a sua natureza, "ele" e "ela" são aceitáveis quando nos referimos à (ao) Birdo.
O sexo de Birdo tem sido fonte de disputa para muitos fãs. A Nintendo of America escolheu censurar Birdo em aparições posteriores para evitar controvérsias potenciais entre o público americano, removendo qualquer declaração dizendo que ele é macho. Em Mario Strikers Charged pra Wii, entretanto, ele é novamente referido como macho em inglês, então essa política pode estar desaparecendo aos poucos. Também, no magnífico Mario & Luigi: Superstar Saga, Popple faz uma pausa antes de chamar Birdo de "dama", o que contribui para sua própria confusão sobre o assunto.

