Miyamoto revela como surgiu a ideia do "Mario pequeno" durante o desenvolvimento de Super Mario Bros.

Em uma entrevista realizada recentemente pela Nintendo do Japão para celebrar o lançamento dos consoles Famicom Mini e NES Classic Edition, o designer Shigeru Miyamoto fez uma interessante revelação sobre como surgiu a ideia de criar o "Mario pequeno" durante o desenvolvimento do mais influente game de plataforma de todos os tempos: Super Mario Bros.

Segundo Miyamoto, inicialmente a intenção era ter apenas o Mario em tamanho grande atravessando longos estágios de rolagem lateral, afinal ele queria que este game representasse o "grande final" para os cartuchos de Famicom; em 1986, um ano depois do lançamento de Super Mario Bros., o Famicom recebeu o acessório Famicom Disk System, que tornava o console capaz de ler games em disquete, uma mídia com maior capacidade de armazenamento.

Miyamoto conta que quando olhou para a representação de todos os estágios de Super Mario Bros. em um mural durante encontro com o designer Takashi Tezuka e o programador Toshihiko Nakago, sugeriu que eles deveriam ser estendidos para que jogadores pudessem enxergar uma porção maior do cenário, consequentemente fazendo Mario parecer muito menor. Foi então que Toshihiko Nakago veio com a seguinte ideia: "Espere um segundo... Não seria interessante se nós tivéssemos um Mario pequeno também?" A ideia foi bem aceita pela equipe de desenvolvedores do game, e mais tarde decidiu-se ainda que, ao ser atingido por algum inimigo, Small Mario (Mario pequeno) perderia uma vida, ao passo que o Big Mario (Mario grande) apenas seria transformado em sua versão menor.

Miyamoto salienta que a decisão de começar o game na forma do Mario pequeno e depois vê-lo assumir a forma do Mario grande ao entrar em contato com um Cogumelo foi tomada de imediato simplesmente para tornar o game mais divertido para os jogadores. Além disso, foi exatamente a mudança de tamanho do protagonista que acabou levando os desenvolvedores à conclusão de que deveriam mudar seu nome para "Super Mario". E foi assim que, de um simples encontro entre estes três geniais desenvolvedores, nascia um dos momentos mais icônicos do mundo dos games. Como diria o famoso filósofo chinês Lao-Tsé: "Uma grande jornada começa com um pequeno passo"; embora neste caso talvez melhor seria dizer que "Um grande final começa com um pequeno Mario".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem