Koji Kondo diz que o tema de Super Mario Bros. 3 foi o mais desafiador de sua carreira, e explica o porquê

Conhecido principalmente pela criação das memoráveis trilhas sonoras de games da série Super Mario Bros. e The Legend of Zelda, o compositor Koji Kondo é sem dúvida um dos mais reverenciados músicos da indústria dos videogames. Os temas compostos por ele embalaram algumas das aventuras virtuais mais aclamadas de todos os tempos, e fizeram isso de uma forma tão marcante que é difícil não se lembrar (ou mesmo começar a cantarolar) o tema principal de Super Mario Bros., Super Mario World, e The Legend of Zelda: A Link to the Past, por exemplo, à simples menção destes títulos. Mas qual terá sido o tema musical mais desafiador da carreira do mestre Koji Kondo? Em entrevista concedida recentemente ao site US Gamer, o renomado compositor revelou que o tema principal de Super Mario Bros. 3 foi o mais difícil de se trabalhar, principalmente pelas altíssimas expectativas geradas pelo tema principal do clássico Super Mario Bros.

A faixa mais desafiadora foi o tema principal de Super Mario Bros. 3. O tema original de Super Mario Bros. em si era quase um pouco poderoso demais. Aquela marcante impressão deixada na mente do jogador de como ele combinava com o que Mario estava fazendo na tela - essa foi uma grande montanha a se escalar quando começamos a trabalhar na música de Super Mario Bros. 3. Eu me lembro de criar muitas músicas diferentes em variados estilos, tentando conseguir alguma coisa que combinasse com o game e fosse diferente do tema do Super Mario original. Foi difícil. Levou um longo tempo para que eu pensasse em alguma coisa que eu imaginava que poderia funcionar, e na verdade fomos eu, o Sr. Miyamoto e o Sr. Tezuka - nós três - até os últimos estágios de desenvolvimento, escutando todas aquelas diferentes faixas de música que eu havia criado, antes que finalmente decidíssemos por aquela que acabamos utilizando.

Sempre que você trabalha a partir de músicas já existentes, e você está reformulando ela para o próximo título, é sempre uma tarefa difícil. E isso acontece com todos os títulos, desde o primeiro. É difícil para mim, e claro, mas talvez seja mais difícil para o pessoal da minha equipe, que está trabalhando em diferentes arranjos de músicas que eles sequer compuseram. Eles estão trabalhando em músicas que eu compus, e agora eles precisam voltar atrás e fazer alguns rearranjos para combinar com os games atuais. Então se é difícil para mim, eu penso que é ainda mais duro para eles.

Kondo falou também sobre a ausência de música na tela-título de Super Mario Bros. 3, explicando porque a Nintendo tomou essa decisão na época.

Para nós, não foi uma omissão; foi uma escolha. Não achamos que havia necessidade de música na tela-título. Eu acredito, se minha memória não falha, que deve haver alguns efeitos de som lá, mas não me lembro, não me vem à mente agora. Naquele ponto, nós pensamos que, até que o game realmente começasse, não era necessário haver música na tela-título. Então não tínhamos nada preparado para isso.

Música tema de Super Mario Bros. 3
Link Direto

Tela-título de Super Mario Bros. 3
Link Direto

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem