Mamma Mia! As supermães da série Mario

Dizem que ser mãe é como padecer no paraíso, e talvez seja verdade, principalmente no caso da série Mario. Com filhos aventureiros, encrenqueiros, e alguns que sequer sabem realmente o que são (Birdo, por exemplo), as mães que vocês verão nesta matéria especial do Reino do Cogumelo precisam sempre mostrar sua compreensão diante dos problemas enfrentados por suas crias. Mesmo que não estejam mais entre nós (como a mãe de Rosalina), ou quando não se comportam exatamente da maneira mais elegante possível (como a mãe de Bowser), podemos sentir que no fundo há muito amor entre essas mães e seus pequenos e/ou monstruosos filhotes. Então, conheçam algumas das mães mais emblemáticas, carismáticas e especiais do mundo, e até mesmo das galáxias do Marioverso. Traga sua mãe para ler com você, temos certeza de que ela vai gostar!

Mãe de Cheepy

Não se sabe o que tem de maior grau na mãe de Cheepy, o "Baby Birdo": seu carisma, seu precioso instinto maternal ou a sua miopia. Não só ilustra o primeiro episódio de um desenho animado do Mario produzido pela DIC Entertainment ("The Bird! The Bird!", The Super Mario Bros. Super Show!, 1989) como também prova que não há limites para o amor de uma mãe. Diferente da nobre pinguim que em Super Mario 64 distinguiria facilmente seu bebê entre dois modelos tridimensionais completamente iguais, a Birdo-mãe confunde seu filhote com ninguém menos que o recentemente adotado Toad. Ah, o coração de mãe... sempre cabe mais um!

Lydia

Extremamente vaidosa, a fantasma Lydia adora passar o tempo em frente ao espelho escovando o que parece considerar seu bem mais precioso: sua volumosa cabeleira loira. Esposa do também fantasma Neville, ela foi capturada por E. Gadd juntamente com seus filhos, os gêmeos Henry e Orville, e o travesso bebê Chauncey. Não se pode dizer que Lydia é uma mãe muito prestimosa, ou mesmo protetora, já que através de seu Diário de Cuidados de Crianças ela revela como é possível fazer os gêmeos saírem de seu esconderijo, facilitando a tarefa de Luigi de capturá-los. Ao menos pode-se supôr que Lydia jamais repreendeu ou foi severa demais com seus filhos por alguma coisa que tenham feito. Tanta dedicação com a aparência parece ter servido de inspiração para o fantasma pintor Vincent Van Gore criar uma escultura de Lydia. Além disso, o fato de ela ter um diário registrando os cuidados que tem na criação de seus filhos mostra alguma preocupação com seu bem-estar; e, com algumas economias reservadas para sua pós-morte, Lydia aparentava pensar no futuro de seus filhos. Apesar de seu culto exagerado à beleza exterior, Lydia sem sombras de dúvidas dedicava à sua prole um amor literalmente além da vida.

Mãe de Bowser

Como você imagina a mãe de nosso amável antagonista e sequestrador de princesas Bowser? Um misto de lagarto e tartaruga com um cabelo que, de tão exótico, beira a deselegância; que usa óculos escuros mesmo quando a Lua já está sobre sua cabeça; e, obviamente, é amada incondicionalmente por seu filho — mesmo decepcionando-o frequentemente, seja por falar muito e muito alto ou ser arrogante demais? Somado a isso, a mãe de Bowser (por enquanto, sem nome oficial nem aparições em jogos), é aquele exemplo de mãe coruja que todos nós imaginamos! Sua única aparição foi no desenho animado The Super Mario Bros. Super Show!, no episódio Do You Princess Toadstool Take This Koopa...?, em que o rei dos Koopas forja um casamento com a Princesa Toadstool. Após várias reviravoltas, a mãe de Bowser percebe que o filho não está usando roupas adequadas para a ocasião. Isso dá uma brecha para que Mario e sua turma apareçam e impeçam que a Princesa diga "sim" ao lagarto tirano. Não se tem muito conhecimento sobre a mãe de Bowser, o que é um infortúnio para nós, amantes da franquia! Claro que tudo pode acontecer no futuro, e esperamos que a mãe de Bowser tenha a oportunidade de figurar em algum jogo do encanador.

Mãe de Mario/Luigi

Mama Mario parece ser a típica mãe italiana. Muito enérgica e cuidadosa, ela também é bastante amorosa com seus filhos Mario e Luigi. Afinal, ela e o Papa Mario estavam aguardando ansiosamente a visita da cegonha em sua casa Cogumelo no topo de uma montanha como viemos a saber em Yoshi's Island. Quando eles por fim foram entregues em suas trouxinhas, Mama Mario ergueu Baby Mario às alturas, enquanto Papa Mario também o fazia com Baby Luigi em mãos. Sabemos que ela é uma excelente cozinheira, e que os irmãos Mario são saudosos em relação aos ovos mexidos que só ela sabe fazer. Além disso, ela sente muito orgulho de seus dois filhos serem encanadores, e os dois fazem de tudo para jamais decepcioná-la. Quando os irmãos Mario ainda eram bebês e foram sequestrados por Kamek, foi Mama Mario quem acendeu uma luz de aviso em sua casa, para que todos soubessem que o local estava passando por um momento muito triste. Depois que seu filhos se tornaram adultos e foram morar em uma casa no bairro do Brooklyn, em Nova Iorque, Mama Mario ainda os visitou de vez em quando, e ainda que se mostre um pouco severa demais pela preocupação exagerada com seus descendentes bigodudos e com o lugar onde vivem, ela também não hesita em demonstrar seu grande amor pelos encanadores extraordinários, que o retornam de forma mútua.

Mãe de Rosalina

Ainda criança, Rosalina deixou seu planeta natal para ajudar uma pequena Luma a encontrar sua mãe, vagando pelo cosmo a bordo de uma nave espacial. Certamente o que motivou Rosalina a seguir nessa incerta viagem foram as doces lembranças que carrega de sua própria mãe, que morreu quando ela ainda era criança. A mãe de Rosalina era uma mulher muito especial, e sua aparência é bem semelhante à da filha, com longos cabelos loiros, vestido azul como o céu e um par de brincos redondos similares aos de Peach. Dedicada e amorosa, ela e a filha costumavam fazer piqueniques sob a árvore da colina, mesmo lugar onde o corpo da mãe de Rosalina repousa atualmente. Carinhosa e protetora, durante um sonho de Rosalina, ela tentou acalmar o coração repleto de insegurança de sua filha, dizendo que estaria olhando por ela como o Sol de manhã e como a Lua de noite. "E quando chover e eu não puder ver o Sol ou a Lua, mamãe?" - perguntou Rosalina. " Então eu serei uma estrela, escondida nas nuvens, esperando que suas lágrimas sequem." Tudo que Rosalina mais deseja é voltar ao seu planeta, estar ao lado de seu pai e de seu irmão, e poder visitar sua mãe sempre que quiser. No entanto, seu coração encontrou conforto junto às Lumas em seu novo lar, e ela se tornou mãe adotiva destas graciosas estrelas, mas no fundo sabe que sua própria mãe estará sempre ao seu lado. É como disse a Luma: ela sempre será uma parte de você, Rosalina. Assim são as mães.


Mãe de Peach:
Apesar de nunca ter aparecido, a mãe da adorável alteza dos cogumelos, Peach, foi referenciada pela mesma no anime Super Mario Bros.: Peach-hime Kyushutsu Dai Sakusen!. A senhora Toadstool era a dona original do valiosíssimo artefato conhecido como Visionary Jewel from the Country of Treasure antes de repassá-lo à sua filha. Falecida antes dos eventos do filme, a mãe de Peach estará sempre impregnada na memória dos cogumelos.

Mãe de King K. Rool:
Prova viva de que os brutos amam, a mãe do cruel rei K. Rool de Donkey Kong Country foi mencionada em dois episódios da série animada: em "The Big Switch-A-Roo", salientam-se as habilidades culinárias da senhora Rool com sua remanescente receita de muffins, enquanto em "The Kongo Bongo Festival of Lights" o rei Kremling parte à visita de sua mãe e irmãos durante as festividades.

Mãe de Wario:
Durante os "erros de gravação" de Mario Power Tennis, Wario atende ao telefonema nada conveniente de sua mãe, a quem se refere como "ma". É dito que Wario não tem um registro de sua própria idade já que ela jamais fizera uma festa de aniversário ao coitado. Negligente, a mãe do valentão não serve de exemplo para ninguém; sabemos que, ao menos isto, Wario herdou de sua mãe!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem