Ukikis e Grinders: Macacadas no Marioverso

Uma dúvida enviada por Filipe Simões Marques compreendia os Ukikis e sua relação com os Grinders, que são espécies similares - talvez relacionadas - de macacos na série Mario. Que a macacada comece.

Ukikis
Os Ukikis, também conhecidos como Ukkikis ou simplesmente como Monkeys ("Macacos"), apareceram pela primeira vez em Super Mario 64. Habitantes da fase Tall, Tall Mountain, um dos Ukikis pode ser visto fazendo gracinhas para o encanador; no entanto, se Mario o pegar, o safado roubará seu chapéu e passará a usá-lo. Visto que a ausência do chapéu em Super Mario 64 faz com que a resistência do Mario seja diminuída, você deve, sim, resgatar seu chapéu das mãos do ladrãozinho: uma tarefa um tanto quanto difícil, já que ele foge de você a cada vez mais... O segundo Ukiki é encontrado numa outra missão lá no topo da montanha, e quando pego, ele começará a pular sobre uma gaiola que originalmente guarda uma Power Star, tornando-a acessível à posse do Mario.

No remake Super Mario 64 DS, o chapéu do Mario é ainda mais mágico: quando um dos novos heróis (Wario, Yoshi ou Luigi) vestirem o chapéu vermelho, se transformarão numa versão clonada do Super Mario. Ou seja, quando o Ukiki roubar seu chapéu e você não for o Mario, seu personagem se transformará à sua função inicial - desfazendo-se de algumas mecânicas do Mario que poderiam ser preservadas para o momento.

Ukikis reaparecem em alguns títulos da série Mario Party; em Mario Party 4, por exemplo, as macacadas são ainda mais aguçadas: Ukikis lançam cascas de bananas no tabuleiro, que acabam por determinar o trajeto que o personagem fará após escorregar. Em Mario Party Advance, existe uma Ukiki fêmea chamada Akiki, que é retratada como sobrinha de um Ukiki individual chamado simplesmente de... Ukiki. Nos jogos esportivos do Mario, os macaquinhos também dão as caras como plano de fundo ou plateia.

Grinders
Já os Grinders são um tipo de macaco que antagoniza o Yoshi em Super Mario World 2: Yoshi's Island. Aqui, eles são um verdadeiro empecilho: cospem sementes de melancia, derrubam bombas, agarram o Baby Mario... Eles provocam os heróis somente por fazer, sem nenhum motivo aparente. Mas não devemos generalizar: alguns deles são inofensivos e servem como reabastecimento de ovos - porém, estes são muito rápidos. E fique esperto: os Grinders ficam invencíveis enquanto estão nadando. Ah, como a Flor de Fogo faz falta em certos jogos... Eles retornam em Tetris Attack, onde, depois de derrotados, passam a lutar ao lado do Yoshi.

A Mesma Raça?
Em Super Mario 64 DS, existe uma determinada Power Star que só é dada pelos Ukikis para o Yoshi. Isso implicaria uma relação pré-estabelecida entre os macacos e os Yoshis; coisa que só aconteceu em Super Mario World 2: Yoshi's Island. Quem sabe isso não signifique que as raças Grinder e Ukiki são a mesma? Ou isso, ou macacos tropicais sempre simpatizam com dinossaurinhos bochechudos.

Curiosidades e Macaquices
• Grinder também é o nome de um obstáculo de Super Mario World e de um ataque usado por Birdies e Bluebirdies em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars.
• Como os Grinders vieram primeiro, eles podem ter inspirado os Ukikis em Super Mario 64.
The Chimp, de Super Mario Galaxy 2, pode ser um tipo de Ukiki.
• Ukikis lembram os Kikis, macacos da série The Legend of Zelda.
• Ukikis podem ser amigos ou inimigos; não são definidos como uma raça de objetivos estáveis. É melhor tomar cuidado em todas as ocasiões...
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

7 Comentários

  1. Dava muita raiva qdo akele macaco pegava o chapeu do Mario.

    ResponderExcluir
  2. Cara eu odeio esse Grinders,eles ficam em 2º criatura que eu odeio do mundo do mario,A 1º são os bandints,o ser infernal

    ResponderExcluir
  3. e se tu odeia o mundo do mario entao sai da nintendo **** vai para sega vai vao para sony vai vai

    ResponderExcluir
  4. @Mateus,Fica Quieto ai tá que eu não comentai prá você,e que eu sabia não é necessario ser fãs da nintendo pra se fãs do Mario,Eu Jogo mais sony que Nintendo,pronto falei.

    ResponderExcluir
  5. o cara sou fa do mario e da nintendo ta descupa te jugei mal descupa ta

    ResponderExcluir
  6. e pq eu so jogo video games da nintendo so nintendo XD

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem