Unagis, Mr. Eels e Gringills: Enguias da série Mario

Em um requisito enviado por Nikki em nossa Central de Dúvidas, vamos afogar as dúvidas e falar sobre as famosas (e medonhas) enguias marítimas da série Mario. Algumas destas enguias, como as de Super Mario 64 e New Super Mario Bros., são de uma raça chamada Unagi. Exclusivas para as fases de água, algumas Unagis vivem em cavernas subaquáticas, ao nadar, Unagis usam um padrão previsível, atacando qualquer coisa ao seu redor. Existem subespécies gigantescas de Unagis chamadas Mega Unagis, que seguem os Irmãos Mario em New Super Mario Bros. De tão massivamente grande, não se pode derrotar um Mega Unagi, mas há como passar através dele sem ganhar danos com a ajuda de um Mega Cogumelo. Existe uma Unagi principal, que dá nome à fase em que aparece em Super Mario 64 e Super Mario 64 DS: Unagi the Eel (a Enguia Unagi). Ela vive na Baía de Jolly Roger e você precisa provocá-la para ganhar Power Stars, por mais medonho que isso pareça.

Muitas Unagis reaparecem em Mario Kart Wii, onde podem ser vistas navegando pelo túnel subaquático de Koopa Cape, saindo parcialmente de vários canos. E outra, talvez uma Mega Unagi, pode ser vista em Chain Chomp Wheel.

Wario Land II também trouxe enguias como criaturas inimigas. De aparência alaranjada com padrões brancos em suas costas, as enguias da fase Get in the Tea Cup possuem um poderoso par de mandíbulas com extensões dentárias, que permite que sejam predadores implacáveis. O pior é que você tem que passar pelo hábitat dessas belezuras para alcançar o SS Tea Cup, o navio dos piratas intrépidos do Açúcar Negro.

Em Yoshi's Story, você dá de cara com um inimigo chamado Mr. Eel (Sr. Enguia) que se parece bastante com Unagi, a enguia principal de Super Mario 64. Ao contrário das demais enguias descritas acima, Mr. Eel não é uma grande ameaça. Mr. Eels aparecem em números limitados, o que é muito útil para o Baby Yoshi, que pode esperar de um lugar seguro e comer a enguia para reganhar status de saúde em seu Smile Meter.

E ainda não acabou. Em Super Mario Galaxy, existem inimigos chamados Gringills, que são infinitamente mais medonhos que as enguias regulares que vimos até agora no Marioverso. Com olhos e dentes enormes, elas aparecem em Beach Bowl Galaxy, Drip Drop Galaxy, Sea Slide Galaxy, Bigmouth Galaxy e Deep Dark Galaxy. Um Casco de Koopa bem arremessado embaixo d'água pode derrotá-las. O ataque das Gringills? Simplesmente engolir o encanador! O ataque é similar ao do Bubba, o peixe laranja de óculos que te engole em Super Mario 64.

Tem alguma opinião sobre as Unagis, Gringills ou Mr. Eels? Lembra-se da primeira vez em que se apavorou com estas criaturas? Nos deixe saber nos comentários abaixo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

6 Comentários

  1. Quando joguei Super Mario 64 pela primeira vez, eu era bastante novo.
    Lembro que morria de medo desses trecos.

    ResponderExcluir
  2. eu fiquei com raiva quando joguei super mario 64 pela primeira vez,quando tinhamos que trazer a enguia pra fora e pegar a estrela na cauda dela,eu corria atras dela e ela me dava um olé,imagina isso,tomar olé de uma enguia

    ResponderExcluir
  3. A enguia do Super Mario Galaxy me lembra uma criatura do Spore

    ResponderExcluir
  4. Quando jogo Super Mario Galaxy em uma fase aquática, (Beach Bowl Galaxy por exemplo) sempre que eu encontrava o Gringills eu me mijava de medo, fazia de tudo pra fugir da mira dele. o_o

    ResponderExcluir
  5. nunca jogei sm64 mas tomei um susto na primeira estrela de beach bow galaxy , mas quando ganhei os cascos me vingei

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem