Waluigi: Uma História de Obscuridade e Esperança

Nossos queridos leitores (assim como o Leonardo) têm dúvidas a respeito do coitado do Waluigi, a contraparte maligna de Luigi e parceiro de Wario. O feioso nunca fez nenhuma estreia em um jogo digno de plataforma - algo que a Nintendo deve reparar -, mas é presença constante em muitos spin-offs desde sua estreia em Mario Tennis pra Nintendo 64.

Visto que a sua história é totalmente incerta e que Waluigi é considerado um personagem extremamente não desenvolvido, não se sabe nenhum detalhe especial sobre Waluigi. Ele simplesmente apareceu na série Mario como se existisse há muito tempo, sem explicação alguma sobre seu plano de fundo. Segundo um troféu de Super Smash Bros. Melee, Waluigi tem a mesma idade de Luigi, então ainda deve estar dentro da casa dos vinte. Ele é arqui-inimigo do pobre Luigi, mas a Nintendo ainda não revelou nenhum motivo racional pra isso. Alguns dizem que Waluigi é o irmão de Wario, devido às suas aparências similares, mas fontes conflitantes apoiam e rejeitam essa noção. Nem o próprio Charles Martinet sabe sobre a relação entre Wario e Waluigi, mas crê que eles sejam só "dois caras legais e malignos que se encontraram".

Pesquisando a fundo, descobrimos que assim como Wario, Waluigi é dono de uma empresa! Segundo o guia de Mario Kart Wii produzida pela Prima, ele é o administrador geral por uma companhia de óleo de motor. O endereço de Waluigi foi definido, e será postado no Reino do Cogumelo como um artigo isolado na seção Top Secret. Por algum motivo, Waluigi parece ter conexão com a série de jogos Wrecking Crew, se repararmos em alguns aspectos:
  • Waluigi e Foreman Spike, o vilão da série, possuem narizes parecidos e o mesmo sorrisão do mal.
  • Em Mario Superstar Baseball pra GameCube, o movimento Waluigi's Liar Ball era baseado em sua comida favorita: a beringela (ora, ora, parece que Waluigi não tem tantos segredos assim!). Em Wrecking Crew, pode-se encontrar inimigos em formato de beringela (Eggplant Men).
  • O Louva-a-Deus Dourado (Gold Mantis), um dos karts de Waluigi em Mario Kart DS, é uma retroescavadeira, igual à utilizada por Foreman Spike.
  • A canção de Waluigi em Dance Dance Revolution: Mario Mix era um remix da música do bônus game de Wrecking Crew!
  • De alguma forma, Luigi usa roupas roxas em Wrecking Crew, que é a cor padrão de Waluigi. Hmmm...

O Tenista Roxo
Em Mario Tennis, Waluigi aparece pela primeira vez ao lado de Wario, e os dois estão bravos porque não foram convidados para o campeonato. Luigi, muito engraçadão, faz chacota com Waluigi, que, nervoso, começa a brigar com o encanador verde. O feioso é impedido por Bowser, que cai dos céus nocauteando a dupla "W" (Bowser só queria jogar tênis). Em Mario Power Tennis, Wario e Waluigi são perseguidos por policiais robóticos por vandalismo... pois estavam pichando as paredes, bravos pela derrota para Mario e Luigi na primeira rodada do campeonato. Ao fugir da polícia, eles caem de mala e cuia numa sala secreta de Bowser, onde os três formaram uma aliança pra provar sua superioridade. Confira o vídeo:


Waluigi Caindo na Porrada
Waluigi fez aparições nem tão importantes na série Mario Party, Mario Football, Mario Hoops 3-on-3, Mario Kart e em Mario & Sonic, mas em Super Smash Bros. Brawl foi a mais legal... ele aparece como um Sticker, Trophy e Assist Trophy. Ele aparece com uma raquete de tênis na mão, que é uma referência à sua estreia nos jogos em Mario Tennis, chuta o oponente ao chão e termina chutando a vítima com um poder incrível, possivelmente resultando num nocaute instantâneo. Ele também pode usar a raquete ao invés do chute, dando os mesmos resultados.

Luigi Balboa VS. Waluigi Doutrinador
Em Game & Watch Gallery 4, Waluigi tem um papel importante na versão moderna do jogo Boxing, que traz Luigi a um ringue de luta: ele é o oponente final de Luigi. Aqui, Waluigi também aparece no modo Hard do jogo Rainshower.

Os Prejuízos do Golfe
Waluigi provou ser um bom jogador de golfe em Mario Golf: Toadstool Tour. Aqui, ele se junta a Wario para se irritar com Mario e Luigi, que estão jogando golfe, e desafiam Yoshi e um Koopa a um jogo de golfe, determinados a provar seu talento. No entanto, Yoshi e o Koopa Troopa acabam dormindo de tédio; é quando eles têm a brilhante ideia de convidar o brutal Donkey Kong e seu parceiro, Diddy, para uma bela partida. Mas as coisas dão bastante errado... Confira o motivo:


Let's Play the Baseball Game
Waluigi apareceu como um capitão em Mario Superstar Baseball (GameCube) e em sua sequência, Mario Super Sluggers (Wii). Mas a aparição que vale mencionar foi a que ele fez em Mario Super Sluggers, onde ele se une novamente ao Wario e bola um esquema pra prejudicar os Irmãos Mario. Enquanto Mario está acertando Bob-Ombs disparados de uma máquina de arremesso, celebrando o evento, Wario e Waluigi se infiltram e enfiam um Bullet Bill na máquina. O mortal Bullet Bill é disparado contra Mario! Mas, para a surpresa de todos... o inesperável acontece. Confira.


O Dia em Que Waluigi Tentou Dominar o Mundo
Mas, se Waluigi teve um papel realmente importante, com certeza foi em Dance Dance Revolution: Mario Mix, o jogo de pump-it-up pra Nintendo GameCube. Pra ver Waluigi como o vilão principal de todo o enredo, até eu dançaria! Aqui, Waluigi roubou as Chaves Musicais (Music Keys) da Torre das Trufas. Em uma tentativa de dominação mundial (calma leitor, eu não errei na digitação: Waluigi já tentou dominar o mundo!), Waluigi tentou usar as Chaves Musicais pra se transformar num dançarino perfeito e "hipnotizar o mundo inteiro" com seus passos de arrasar. No entanto... Waluigi deu três das Chaves Musicais para outros chefões do jogo, ficando apenas com um. Ele também atacou Mario (ou Luigi) e Toad com uma leva de Bob-Ombs após os heróis viajarem para a Torre das Trufas para confrontá-lo (uau!). Eventualmente, após uma dança de arrasar (desta vez é literalmente... é um confronto bem explosivo!), Mario (ou Luigi) derrotaram Waluigi e recuperaram a primeira Chave Musical. Na versão beta, Waluigi rouba todas as chaves no final e dá continuidade a um confronto de dança ainda mais majestoso. No entanto, Waluigi é derrotado, e seu esquema é arruinado. Mas valeu a tentativa, Waluigi... Valeu mesmo! Estamos todos orgulhosos!

Personalidade e Etimologia
Eu sua primeira aparição em Mario Tennis, o magrelão foi personificado como um personagem sombrio e sinistro. Os únicos sons que emitia eram grunhidos psicóticos acompanhados por uma risada maligna. Sempre que Waluigi fizesse um ponto, seus olhos piscariam de roxo... e isso era bem medonho. Entretanto, suas aparições mais recentes retratam Waluigi como uma forma de alívio cômico, muitas vezes fazendo piadinhas e apelando para violência engraçada.

Poderes e Habilidades
Waluigi é talentoso em uma variedade de esportes, seja tênis, arco e flecha ou futebol. Graças a todo esse talento esportivo, Waluigi desenvolveu várias habilidades ao longo de suas aparições; essas capacidades especiais variam de simples pulos, socos e chutes até os mais absurdos, como girar feito um tornado, criar vinhas espinhosas (vide imagem acima) e nadar em pleno ar. As pernas se Waluigi são particularmente fortes, baseando-se no modo como derrota Bowser em Mario Party 3 com um chute e o modo como usa as pernas pra arregaçar com os lutadores de Super Smash Bros. Brawl; essa é uma habilidade que nem mesmo Mario desenvolveu. As habilidades bizarras de Waluigi: em Mario Power Tennis, Waluigi pode distorcer seu corpo no formato de seu logo, dançar que nem maluco e criar um tornado que pode estontear o oponente. Ele também pode nadar em pleno ar, uma habilidade presente em Mario Hoops 3-on-3, e em Super Mario Strikers, o magrelo pode invocar e controlar vinhas de planta espinhosas, as quais usa para a Super Habilidade "Wall-Luigi!". Ele também as usa como um chicote em seu Mega Strike.

Curiosidades Waluígicas
• Waluigi é o único humano da série Mario principal (normalmente jogável em spin-offs) a não ter uma versão Baby.
• Apesar de Waluigi ser parceiro de Wario em muitos jogos, o magrelo ainda tem que fazer uma aparição em algum título da série Wario.
• Em New Super Mario Bros. Wii, algumas das formações de moedas lembram o símbolo de Waluigi: o "Γ", que é bem notável no mundo 9-8.
• Waluigi, assim como Mario, Luigi, Wario e Toadsworth, é dublado por Charles Martinet.


E esse foi o dossiê Waluigi, que traz revelações bombásticas sobre a carreira e traços do vilão osbcuro. Adoramos sua participação em Dance Dance Revolution: Mario Mix e queremos vê-lo numa plataforma, seja 2D ou 3D. Se... ou melhor, quando a Nintendo lançar Luigi's Mansion 2, seria uma ótima oportunidade de fazer com que Waluigi seja o vilão principal de todo o enredo; afinal, ele é a contraparte de Luigi, certo? Vamos mandar nossas cartas à Nintendo.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

14 Comentários

  1. WaLuigi é mesmo misterioso!

    http://infinitegamesdenderotto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. eu procurei no google imagens. baby waluigi existe!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não, ele foi desenhado por fãs. Fãs desenhistas têm qualquer liberdade criativa, pois não estão conectados de forma alguma à empresa de origem e aos fatos oficiais em torno do personagem.

    ResponderExcluir
  4. Espero que Waluigi participe em algum jogo do Wario ou qualquer jogo de plataforma do Mario.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de perceber uma coisa...
    O Waluigi não controla vinhas de planta espinhosas em Mario Strikers?
    Em Luigi's Mansion na são essas vinhas que bloqueia algumas das portas?
    eria essa uma referência a Waluigi?

    ResponderExcluir
  6. Sem querer ofender a nintendo tá muito atrassada.Waluigi é um dos personagens mais amados da série mario,podiam fazer um jogo dele ou um super mario 64 wii onde ele fosse um personagem jogável,ou um super smash bros 4 tendo ele como personagem secreto ou o warioware onde ele aparecesse.
    E resumo a nintendo tá presisando atingir o ponto forte da turma do mario:waluigi.

    ResponderExcluir
  7. waluigi é estranho pra chuchu... lembra até um dos meus inimigos, porém ele não tem nada a ver. (só a estranhesa)

    ResponderExcluir
  8. para mim , waluigi era irmão do wario ,mas agora eu vejo que não é verdade

    ResponderExcluir
  9. eu gostaria muito que waluigi aparecesse , em luigi's mansion 2

    ResponderExcluir
  10. existe baby wario? enfim eu jogava pra caramba mario tennis 64 e achava waluigi um cara que usa oculos e eles brilhão no sol mais um dia percebi que eram seus olhos e tenho uma pergunta:porque as pernas de waluigi são tortas e tambem muito fortes?

    ResponderExcluir
  11. seria legal,fazer um rpg que nem a série Mario and Luigi de Gba/Ds
    so que com Wario e Waluigi,assim a nintendo poderia explorar mais a historia do Waluigi.

    ResponderExcluir
  12. o waluigi nao foi feito pela nintendo,foi apenas uma obra de uns fans

    ResponderExcluir
  13. @Diogo Na verdade,Waluigi foi feito pela Camelot,pois a primeira aparição de Waluigi foi em um jogo da Camelot,por isso,no entanto,Waluigi não é mais um personagem da Camelot,e sim da Nintendo.É possível que o Wrecking Crew seja a primeira aparição de Waluigi,sendo ele o luigi ou o Foreman Spike.Também pode ser que o jogo nem seja do Mario,e sim de Wario,pois o jogo possuí elementos muito estranhos no jogo para ser um jogo do Mario.

    ResponderExcluir
  14. O Waluigi é totalmente diferente do Wario. Um é gordo e baixo, e o outro é magro é tem 2 metros de altura

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem