Saiba tudo sobre as Lumas!


Pergunta enviada por Shared T.E.H ''Cauan Newton''Pois bem, Cauan, seu pedido é uma ordem!

Lumas são criaturas em formato de estrelas apresentadas em Super Mario Galaxy (Wii, 2007). Ao contrário da maioria dos corpos celestes, elas ainda têm forma de lágrimas ou gotas, e existem em várias cores. Se parecem muito com Power Stars mas são mais circulares e têm a capacidade de falar. Lumas possuem a habilidade de se transformar, de pequenos planetoides até galáxias inteiras. Elas parecem reconhecer Rosalina como sua "mama". De acordo com ela, algumas ainda podem se transformar até mesmo em Power Stars. A maioria delas faz do Comet Observatory sua casa.


Apenas uma Luma cor de creme é vista; ela é conhecida como a Baby Luma — apesar do fato de que a Luma que se transformou no cometa no qual Rosalina e companhia viajam também parece ser da mesma cor nas ilustrações do livro de histórias de Rosalina. É essa a Luma dada ao Mario no começo do jogo. Ela garante ao encanador o poder de dar Spins — ou, as piruetas ativadas pelo chacoalhar do controle Wii Remote.

Lumas amarelas se transformam em Sling Stars e são as variedades mais comuns; algumas destas também têm o poder de se transformar em Launch Stars. Lumas vermelhas guardam as Red Stars. Lumas verdes são guardiãs das Trial Galaxies e se transformam em Launch Stars verdes. Lumas azuis se transformam em Pull Stars. Lumas cor-de-rosa se transformam em Launch Stars cor-de-rosa e, enfim, o último tipo de Luma fora as "Lumas notáveis" (logo abaixo) é a roxa, que tem o poder de mover Prankster Comets.

Na conclusão de Super Mario Galaxy, todas as Lumas, incluindo a companheira Baby Luma, se lançam no buraco negro criado pelo sol moribundo de Bowser no objetivo de neutralizá-lo. Contudo, Baby Luma renasce e, vivendo num pequeno planeta, logo recebe a notícia de que os outras Lumas já estão para renascer também.

Espécies notáveis

 

Hungry Lumas

Hungry Lumas ("Lumas famintas") são Lumas cor-de-rosa, rechonchudas e as únicas que têm uma boca visível. Elas carregam duas varinhas, as quais têm duas Star Bits no topo. Elas aparecem em Super Mario Galaxy, onde Mario precisa alimentá-las com um certo número de Star Bits até que, em um ponto, elas transformarão num novo planeta ou galáxia.

Em cada galáxia, Hungry Lumas, precisam de 100 Star Bits, enquanto as Hungry Lumas do Comet Observatory precisam de 400 a 1600 Star Bits, já que elas criam galáxias inteiras quando alimentadas. Na maior parte das vezes, as Hungry Lumas vão deixar uma Launch Star para o encanador quando se transformarem, permitindo que ele acesse uma nova área. Contudo, na Sea Slide Galaxy, uma Hungry Luma específica não deixa nenhuma Launch Star para o Mario, tornando necessário o uso de um canhão para acessar o novo planeta.

Polari

Polari é uma antiga Luma marrom-escuro que aparece durante os eventos de Super Mario Galaxy. Dizem que é a Luma mais velha de todas e é o mais confiável dos conselheiros de Rosalina. Tendo um conhecimento vasto do Comet Observatory, Polari serve de guia para o Mario, mostrando a ele o mapa de todas as galáxias visíveis desse lugar.

Polari compartilha algumas semelhanças com Toadsworth, o comissário de Peach. Ele é altamente protetor em relação às pessoas a quem ele aconselha e é claramente demonstrado que Polari tem um conhecimento grande, para provar a Mario que ele será muito útil em sua aventura.

Lumalee


Lumalee, ou Luma Shop, é uma "loja" navegante de Super Mario Galaxy que vende itens convenientes ao Mario. É comandada por uma Hungry Luma azul, que segura os itens à venda em suas varinhas. A loja só vende cogumelos vida extra e Life Mushrooms, cada um por 30 Star Bits. Após Mario alimentar a Luma com os 30 Star Bits, ela se transformará no item que Mario escolheu. Já que a Luma se transforma no item que ele escolhe, só é possível comprar uma vez por aparição da Lumalee

Lubba


Uma das mais expressivas de sua espécie, Lubba é o capitão do Starship Mario, um planeta e espaçonave com o formato da cabeça do encanador bigodudo que trafega pelos confins do espaço sideral. É uma Luma roxa e rotunda que ajuda o Mario em Super Mario Galaxy 2 (Wii, 2010) como o líder das Lumas. Ele também pode ser alimentado por Star Bits, é alérgico a abelhas, não é muito chegado em Gearmos e considera Whittles, os espíritos de madeira, como bons amigos.

Co-Star Luma


A Co-Star Luma é uma Luma cor-de-laranja que aparece como personagem jogável de Super Mario Galaxy 2 no modo cooperativo para dois jogadores Co-Star Mode. Ela segue o Mario em suas aventuras pelo universo, podenso executar movimentos como o Spin, além de ter a capacidade de coletar e atirar Star Bits. A Co-Star Luma também consegue imobilizar certos inimigos e barreiras, ativar interruptores ou coletar objetos que estejam distantes do Mario.

Curiosidades estelares

  • Em Mario Kart Wii, uma Luma amarela envolve Rosalina por todo tempo. Contudo, não altera em nada sua jogabilidade.
  • Em Paper Mario tínhamos uma espécie semelhante, as Star Kids. Assim como as Lumas, as Star Kids eram estrelas jovens, criadas num lugar especial para algum dia se tornarem estrelas de verdade. Eles também possuíam habilidades mágicas, assim como as Lumas, e um comportamento infantil semelhante.
  • O nome "Luma" vem do latim "lumen", que quer dizer "luz". É uma referência à sua semelhança com as Power Stars e ao seu futuro como estrelas de verdade.
  • Apesar da Luma que aparece ao lado de Rosalina em Mario Kart Wii ser uma Luma amarela, Polari foi quem esteve sempre ao seu lado em Super Mario Galaxy.
  • O nome de Polari vem do nome da estrela Polaris, também conhecida como estrela do norte.
  • Polari nunca é mencionado por nome dentro do jogo; o único lugar onde ele é chamado assim é no manual de instruções de Super Mario Galaxy.
  • É possível sim que a cor de Polari seja uma referência às anãs marrons, estrelas que estão morrendo mas que não são grandes o suficiente para se tornar uma supernova.
Tinga

Veja mais nos marcadores "Apresentação" e "Contato"

4 Comentários

  1. V-A-L-E-U-Z-Ã-O Reino do Cogumelo Õ/
    Sempre gostei de Super Mario Galaxy, então me deu interesse em saber sobre esses personagens '' novos '' :D

    ResponderExcluir
  2. vai ter uma estrela gorda e roxa tambem em super mario galaxy 2 da pra ver na futura boxart

    ResponderExcluir
  3. Pô... em relação às lumas verdes: no jogo é dito que elas se transformam em power stars verdes (em super mario galaxy 1, quando você pega sua primeira estrela verde, Polari ou alguma luma qualquer [não me lemmbro] fala pra você perguntar para a luma verde sobre as power stars verdes "pois elas se transformarão em uma algum dia").

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei na dúvida se a Polari (lá vem spoiler) também pulou dentro do buraco negro junto às outras Lumas no Mario Galaxy 1..

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem