![]() |
| Imagem: Reprodução/Nintendo |
Lançado em outubro de 2023 exclusivamente para o Nintendo Switch, o game Super Mario Bros. Wonder conseguiu atender e possivelmente superar todas as expectativas que os fãs do encanador bigodudo tinham em cima de sua nova aventura de plataforma 2D. Trazendo mundos visualmente ricos de detalhes, uma jogabilidade super refinada, e novidades empolgantes como efeitos especiais nos estágios que aconteciam após se coletar uma flor fenomenal, este jogo realmente causou uma impressão impactante em todos que tiveram a oportunidade de jogá-lo.
Falando em impacto, uma das cutscenes mais emocionantes do jogo é a de introdução, quando o imponente castelo do Bowser surge para causar mais uma vez o caos — desta vez, no pacífico Reino Flor. Mas o que poucos sabem é que esta cena tão marcante do jogo foi inspirada em um evento da vida real vivido por um dos desenvolvedores — mais especificamente, Jumpei Akasaka, creditado como responsável pelo design cinematográfico (Cinematic Design) do jogo. Ele explicou como foi a abordagem desta animação em um post feito para o site oficial da Nintendo do Japão, e sua explicação é bem interessante; confira o que ele disse sobre o assunto logo abaixo.
A cena em que o castelo do Bowser voa para longe exigiu uma engenhosidade bem particular. No storyboard, o castelo voador de Bowser deveria sobrevoar as cabeças de Mario e seus amigos. No entanto, quando foi transformado em animação 3D, as características da câmera fizeram com que não houvesse senso de perspectiva, de modo que o poder e o medo de Bowser como o "inimigo supremo" não foram totalmente transmitidos.Certo dia, enquanto pensava em qual seria a melhor maneira de criar uma cena usando uma câmera plana, por acaso olhei para o céu a caminho de casa e vi um avião voando. Naquele momento, pensei: "Parece pequeno à distância, mas deve ser enorme na vida real...", e ao mesmo tempo tive uma ideia: "É isso!" Pensei: "Se eu fizer o castelo do Bowser pequeno no início e depois aumentá-lo para preencher a tela conforme ele passa, isso terá um impacto poderoso", e imediatamente propus isso à equipe, sugestão que foi bem recebida.Para tornar isso realidade, consultamos as pessoas envolvidas em questões técnicas, como "Qual o tamanho máximo que podemos fazer para o castelo do Bowser?" e "alterar o tamanho causará algum problema com o movimento ou com o sistema?" Como resultado, conseguimos criar um modelo capaz de acomodar mudanças extremas de escala. Também sentimos que era necessário causar impacto não apenas em tamanho, mas também na aparência, então, dissemos à empresa parceira que contratamos para criar a animação que "queremos mostrar a parte inferior do castelo do Bowser para criar a sensação de realismo de que um objeto enorme está se aproximando de cima". Isso não foi comunicado apenas verbalmente, mas também criamos animações temporárias usando software 3DCG para garantir que as intenções do diretor fossem transmitidas com mais clareza.
Certamente o resultado final dessa cutscene conseguiu transmitir toda a sensação de poder e medo que os desenvolvedores de Super Mario Bros. Wonder queriam passar para os jogadores. Agora, será possível apreciar essa grande cena do começo do jogo também na versão Super Mario Bros. Wonder - Nintendo Switch 2 Edition + Meetup in Bellabel Park, que será lançada em 26 de março de 2026 para Nintendo Switch 2, com diversas novidades, incluindo divertidas atrações multijogador, e a inclusão de personagens como Rosalina e os Koopinchas.
E você, leitor(a), o que achou da explicação do desenvolvedor de Super Mario Bros. Wonder sobre a criação de uma das cenas mais impactantes do jogo? Você também acha que eles conseguiram alcançar o resultado desejado? Comente!
